Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Palmares só fará homenagens póstumas em lista de personalidades negras

Palmares só fará homenagens póstumas em lista de personalidades negras
Foto: Reprodução/Facebook

A partir de agora, a Fundação Palmares só fará homenagens póstumas em sua lista de personalidades negras. A nova regra está em portaria publicada nesta quarta (11) no Diário Oficial.

Pelo texto, “[a] indicação, inclusão e exclusão das personalidades deverão ser precedidas de procedimento administrativo, contendo o nome, a biografia e a motivação do ato”.

Também está escrito que “em caso de impugnação do nome contido na lista de personalidades notáveis negras, caberá à Comissão Técnica, (sic) a análise do pedido, podendo acatar ou indeferir, no prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por igual período”.

A nova portaria entra em vigor em 1º de dezembro.

Atualmente, a lista tem várias personalidades vivas, como Gilberto Gil, Martinho da Vila, Milton Nascimento, o senador Paulo Paim (PT-RS) e Sandra de Sá.

Em outubro, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, decidiu excluir vários nomes da lista de personalidades negras, como Marina Silva, Benedita da Silva, Preta Gil e Jean Wyllys. Ele chamou algumas dessas personalidades de “pretos por conveniência”.

Também em outubro, o professor José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, disse a O Antagonista que Sérgio Camargo promove um “cancelamento político”. Assista:

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO