Para Cármen, fim da prisão em segunda instância seria retrocesso contra a corrupção

Na reportagem de capa sobre Cármen Lúcia, a IstoÉ também reproduz declarações da presidente do Supremo sobre a pressão feita pelo PT para tentar pautar a revisão da execução provisória da pena.

Segundo Cármen, “o fim da prisão em segunda instância faria retroceder em 50 anos o combate à corrupção”.

“As inúmeras possibilidades de recurso fariam os crimes prescreverem. Não haveria mais motivo para que alguém fizesse colaboração premiada.”

Ela diz também que, mesmo os amigos (como Sepúlveda Pertence), recebem tratamento protocolar.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. JL Dominguez disse:

    A prisão em segunda instância é uma conquista da sociedade. Ministra Cármen Lúcia, resista! O povo brasileiro está ao seu lado!

    1. Concordo com você. A prisão em 2ª instância é uma conquista da sociedade contra a impunidade mediante a interposição de recursos "ad aeternum". Ministra, vamos em frente, tem todo o nosso apoio.

Ler comentários
  1. Gustavo disse:

    FICA TRANQUILA M I N I S T R A ! Nós amamos quem combate a corrupção ! Precisa desenhar ? Até o momento o BRASIL TRABALHADOR TE AMA !! ps. o comentário é apartidário. Se roubou C A N A !!!

  2. NERO disse:

    É ISSO AÍ. EDUCAÇÃO NÃO PODE FALTAR MAS CEDER A PRESSÕES "NEVER".

  3. Marçal Fernandes disse:

    Se for alterada para terceira instancia teremos a prova jurídica de uma cleptocracia instalada.

  4. Brasileiro da Silva disse:

    DEUS ABENÇOE A SRA., MINISTRA CARMEN LUCIA! NOSSO PAÍS E AS FUTURAS GERAÇÕES HAVERÃO DE SER GRATAS PELA LUTA QUE AGORA NÓS, BRASILEIROS, TRAVAMOS CONTRA O CRIME EM NOME DO BEM MAIOR: A JUSTIÇA IGUAL PARA TODOS.

  5. matus-além disse:

    fuerza Karminha !!... Está restaurando sua biografia depois das patacoadas engendradas, principalmente a soltura bandido mineirin !!....

  6. Justiça lamentável disse:

    Sinceramente, não entendo como Gilmar Mendes pode soltar condenados em segunda instância, e ninguém consegue fazer nada contra ele, embora há uma decisão do colegiado de prender após sentença em segunda instância. Além disto, que justiça é essa, se o colegiado pode mudar de ideia. Bem que se diz "cada juiz, uma sentença", porém no Supremo, uma decisão do colegiado deveria ser firme. O que nos resta, se não podemos confiar no mais alto tribunal da nação?

    1. Meu Deus, será que Gilmar Mendes é o todo poderoso, intocável, não há ninguém nem nada que se possa fazer contra ele? A Constituição não serve pra nada, não vale o que está escrito, basta dar sua própria interpretação que tudo muda!!

  7. Jagunço disse:

    A esperança dos brasileiros de bem: Ministra Carmen Lúcia e Lava jato.

  8. Erigilson Goncalves disse:

    Parabéns Sra. Ministra Carmen Lúcia. O Brasil agradece o seu interesse em por fim à corrupção. Apelações as mais variadas, pressões de todos os tipos e, nada movel a dignidade da ilustre Presidente do S.T.F. Parabéns.

  9. Spock disse:

    Está ficando cada vez mais difícil para alguns ministros Lulopetistas do STF terem a cara de pau de colocar na mesa a votação de algo referente à prisão em segunda instância. Alguns já desistiram, mas ainda restam alguns desnorteados que tentam achar um jeito de livrar o Lula. Estamos de olho...

    1. O problema é que a questão não envolve somente ter de cara pau, para isto eles podem usar jimo cupim. Envolve muitos participantes do direito advogados, juízes e até as estruturas montadas para registrar e despachar todas as ações do processo, intimações etc. etc.. Quanto mais recursos protocolados mais incha a máquina judiciária. Sem falar na desconfiança de que tudo gira em torno de propina neste país.

  10. Guerreiro disse:

    Dá-lhes Dra. Carmén Lúcia e mostre para o Brasil, como VOCÊS MULHERES são importantes para a moralização da Nação, ante tanto banditismo por parte do homens.

  11. Maurício R. Pinheiro disse:

    Sejamos francos; o que leva a esse escândalo de impunidade não é a execução em segunda ou terceira instância mas sim a formação porca de nossos universitários. A maioria dos cursos sofre fortíssima orientação ideológica e isso atrapalha. Muitos dos argumentos nessas apelações são estúpidos e inaceitáveis. Duas saídas para esse impasse, mudar a constituição (e não mudar no tapetão como tem se tornado o abito no STF) E tornar mais céleres os processos na justiça em todas as instâncias. Despolitizar e desaparelhar o judiciário também é imperativo. Ideologia e justiça não se misturam. Associação sindical de juízes é um absurdo! Isso só existe aqui, nesse jabuticabal.

  12. Augusto A disse:

    Vejam só! A Carminha botando para quebrar. Quem diria.

  13. Manoel disse:

    Exta sra presidente do stf, o fato de terem achado uma maneira de Lula escapar do mensalão foi um erro cometido no passado , Tivesse naquela época feito o certo não teríamos perdido tanto na limpeza do meio político.Nao devemos agora sentir a dó de Lula ser preso e nem fazer esforço para que não o seja para não incorrer no mesmo problema Portanto excelentíssima apenas fique firme. No que é correto e pronto. O correto estára feito.

  14. SPA CURITIBA disse:

    Fico imaginando a Carminha ; diariamente tem de conviver com a banda podre da Casa , sorrir , cumprimentar , ...E olha que os velhacos são acintosos , verdadeiras raposas.

  15. CARMEN disse:

    PARABÉNS Ministra pelo seu trabalho. A senhora ajuda o nosso país.

  16. Salvador Luís Matos de Alencar disse:

    Meu Deus, será que Gilmar Mendes é o todo poderoso, intocável, não há ninguém nem nada que se possa fazer contra ele? A Constituição não serve pra nada, não vale o que está escrito, basta dar sua própria interpretação que tudo muda!!

  17. tv.digital disse:

    Se algum ministro perder a vergonha e tentar pautar, poderia ela impedir ?

  18. roberto disse:

    Senhora Ministra, certas pessoas que não gostam do cumprimento da lei não merecem a consideração das nossas opiniões enquanto respeitadores da mesma.

  19. Ana disse:

    Muito difícil o cargo da ministra! Parabéns Carmen Lúcia!!!

    1. O PROBLEMA SÃO OS MINISTROS QUE DEVEM OBRIGAÇÕES A POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS, QUEREM MUDAR DE IDÉIA PARA PROTEGE-LOS. ASSIM FICA DIFÍCIL..

  20. Marta disse:

    Parabéns Excelentíssima Ministra Carmem Lúcia. A senhora, e os ministros Fachin e Barroso nos orgulham e nos mostram que ainda há esperança de termos uma justiça digna em nosso país.

    1. Senhora Presidente, não tenha dúvida que meia dúzia pode não gostar da Senhora, mas tenha certeza que 210 milhões de brasileiros de bem gostam da Senhora, principalmente com a postura e atitudes que vem tomando ultimamente! PARABÉNS, não esmoreça! O povo de bem está com a Senhora!

  21. demostenes disse:

    Que seja verdadeira suas palavras, e que os anjos digam AMÉM.

  22. Francisco José Prudente de Aquino Amato disse:

    Força Sra Presidente do STF, não ceda a pressão dos PeTralhas !!!

  23. x da questão disse:

    Uma boa declaração e com sentido. Parabéns ministra estamos com a senhora.

  24. Hades disse:

    Quando ela assumiu dei a ela o nome de Carmem Lúcida . Na ocasião do episodio do Aécio, ele perdeu a lucidez, típica dos mineiros quando defendem um conterrâneo. Ainda bem que a lucidez voltou.

  25. Gilmar Lopes vieira disse:

    O PROBLEMA ESTÁ NOS MINISTROS QUE DEVEM OBRIGAÇÕES A POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS, AÍ AGORA QUEREM MUDAR DE IDÉIA PARA PROTEGE-LOS..VERGONHA.

  26. Roger Almeida disse:

    Cármen Lúcia a falar de corrupção! Essa foi boa! Vá mais é jogar bingo velha do que atirar pedra no teto dos outros! Seu teto é de vidro não é?

  27. Beto disse:

    Força Ministra, V. Exa. entrará para a História como uma das poucas forças do bem que este país teve a sorte (para variar) de ter.

    1. O PROBLEMA SÃO OS MINISTROS DO STF QUE SÃO AMIGOS DE EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS CORRUPTOS, ASSIM FICA DIFÍCIL...

  28. Jose Correia disse:

    Parabéns presisenta do STF, esta atitude sua mostra sua seriedade a frente da instituição ao contrario dos 3 togas podres da segunda turma.

  29. José Renato Almeida disse:

    A ministra Cármen Lúcia e os demais ministros que lutam por um Brasil melhor têm nas mãos a decisão de mudar o Brasil, mantendo a prisão após condenação em segunda instância que derruba a impunidade sistêmica que impedia os bandidos pagarem por crimes de colarinho-branco. A cúpula das organizações criminosas estão investindo pesado para que o Supremo volte a julgar sobre a mesma questão já decidida em 2016. Há muito dinheiro envolvido. Os corruptos sabem que a prisão após condenação em segunda instância é que está permitindo penalizar figurões com prisão, multas e devolução das apropriações ilícitas. Se houver retrocesso no atual entendimento a impunidade e a corrupção voltará ainda mais forte a empurrar os brasileiros à desesperança e ao crime. Que Deus nos livre desse triste fim.

  30. GA disse:

    CARMEN FALOU COM SABEDORIA E CORAGEM. A ALA DO STF QUE QUER A IMPUNIDADE É ALA TRAIDORA DA PÁTRIA, A VERGONHA DO SUPREMO, QUE SABE QUE O STF NÃO PUNE NINGUÉM E OS CRIMES PRESCREVEM NAS GAVETAS. CARMEN, DEFENDA A JUSTIÇA QUE A TOTALIDADE DE PESSOAS DE BEM LHE AGRADECERÃO ASSIM COMO AS FUTURAS GERAÇÕES. O GRANDE MESTRE JÁ ENSINAVA: "é pelas tuas palavras que serás julgado justo ou condenado" E. BURKE: "para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada"

  31. José C disse:

    Concordo, plenamente, com a ministra. Espero que ela tenha força para segurar essa barra. Se a justificativa para se colocar em escrutínio a decisão do STF sobre a prisão em segunda instância é que fere a constituição, então vamos desobedecê-la porque ela, a constituição, é aviltada quase todos os dias. Ah, sim, poderíamos pedir para mudar a constituição. Mas, como?, com a esmagadora maioria dos congressistas envolvidos em falcatruas não se aprovará nada neste sentido, nunca. Eles vão dar chute contra a própria baliza?

  32. Everton disse:

    Viva a Carminha! Está mitando! Aguenta firme que o povo do bem está do seu lado!

  33. Gilmar Lopes vieira disse:

    O PROBLEMA SÃO OS MINISTROS DO STF QUE SÃO AMIGOS DE EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS CORRUPTOS, AÍ FICA DIFÍCIL...