Para MPF, entrevista com Adélio traz “risco à segurança, impacto eleitoral e estimula glamourização”

No mandado de segurança deferido pelo TRF-3 contra entrevistas de Adélio Bispo de Oliveira, o MPF criticou a falta de fundamentação da decisão judicial.

Segundo os procuradores, o juiz federal Dalton Conrado ignorou a Lei de Execução Penal, que trata apenas de “entrevista pessoal e reservada com o advogado” e não prevê como direito do preso conceder entrevistas à imprensa.

Além disso, a lei estabelece que o preso tem direito de “contato com o mundo exterior por meio de correspondência escrita, da leitura e de outros meios de informação que não comprometam a moral e os bons costumes”, e confere ao preso “proteção contra qualquer forma de sensacionalismo”.

Os procuradores Silvio Pettengill Neto, Silvio Pereira Amorim e Damaris Rossi Baggio Alencar alegaram ainda que “a realização de entrevistas acarretaria risco à segurança da unidade penitenciária e impactos no cenário político-eleitoral, além de estimular glamourização do criminoso”.

Para o desembargador federal Nino Toldo, relator do mandado de segurança, estão presentes os motivos para concessão de decisão liminar, suspendendo as entrevistas do preso.

“Em princípio, a concessão de entrevistas e a realização de matérias jornalísticas com internos de estabelecimentos prisionais federais não se coadunam à própria razão de ser desses estabelecimentos.”

Assim como o MPF, Toldo ponderou que a entrevista de Adélio poderia “ensejar não apenas prejuízo ao curso das investigações e à própria defesa do investigado, mas também indevida interferência no processo eleitoral em curso, quer pelos partidários do candidato Jair Bolsonaro, quer pelos seus adversários na eleição”.

Você percebeu que a corrida presidencial virou um duelo entre o petismo e o antipetismo? Saiba mais AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Almanakut disse:

    E em 2019, DOPS e DOI-CODI não serão nem blocos de carnaval?

Ler comentários
  1. Rogerio disse:

    Mais uma DERROTA para os comunistas e criminosos Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 Primeiro Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  2. Romao disse:

    Nos Estados Unidos a única entrevista de um preso é em sala fechada com um padre ou um pastor minutos antes de sentar na cadeira elétrica. Lei de execução, direito de preso, para com isso, cara!!

  3. Rogerio disse:

    Mais uma DERROTA para Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 1o Turno #17 1o Turno #17 1o Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  4. Rodrigo disse:

    Mourão está ligado, haja vista sua participação no BTGPactual.

  5. Rogerio disse:

    Mais uma DERROTA para os comunistas e criminosos Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 Primeiro Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  6. Pietro disse:

    Como é que o SBT e a Veja vão fazer com os R$ 600 milhões que o PT adiantou? Vão devolver em cash, em USD, BRL ou em Bitcoins? Bando de vagabundos! DEUS, JESUS e NOSSA SENHORA estão no comando!

  7. Heloisa disse:

    Sera que esse tal Dalton Conrado, ao permitir as entrevistas do homicida Adélio, queria abrir caminho para entrevistas do corrupto, lavador de dinheiro e condenado Lula?

  8. Rogerio disse:

    usando gíria de caserna, Mourão precisa ser mais SAFO e aprender o BIZU para ficar na MOITA !

  9. O disse:

    PERFEITA A DECISAO e os motivos pela negativa...Só SBT e Veja teria alguma vantagem economica, e mais ninguém...

  10. Barbosa disse:

    Na lei de Execução penal isso está bem claro! Seção III Artigo 41 Item IX - Entrevista só para o advogado! Outra, isso é glamourização do preso! Isso é um ABSURDO!

    1. Fora que se ele foi indiciado e preso pela Lei de Segurança Nacional, que prevê crimes de atentados, promover abalos políticos, como se permitiria um cara desses dá entrevistas?

  11. Flavia disse:

    Seria a gota d'água...nunca um candidato foi tão atacado. O povo vê todo esse movimento sim e não aprova, pelo contrário, se solidariza com Bolsonaro.

  12. Guilherme disse:

    Claro que seria uma aberração a entrevista mas, cá entre nós, independente do que o bandido dissesse, só reforçaria a posição de vítima política e daria voto para Bolsonaro.

    1. Quem dá ouvidos a assassino é delegado, advogado , promotor e juiz.

  13. Romao disse:

    Não vai demorar e o Gilmar Bocão vai meter a colher imunda...

  14. Guilherme disse:

    O desembargador fez questão de falar dos "apoiadores de Bolsonaro". Ele quis esconder o criminoso do público. A entrevista seria ótima para Bolsonaro...

    1. Quem dá ouvidos a assassino é delegado, advogado , promotor e juiz.

  15. ana disse:

    Com certeza! Entrevista o monstro criminoso Adélio é um ACINTE, é uma AFRONTA à sociedade. è um CONLUIO com A BANDIDAGEM.

  16. Sergio disse:

    Um absurdo, esse juiz é um canalha, com certeza levou uma boa grana para deixar o terrorista ser entrevistado para que ele acuse o próprio Bolsonaro de o ter contratado, isso não é segredo.

  17. Ruy disse:

    Antídoto para fraudes e covardes mentiras da mídia vendida e de candidatos-lixo: BOLSONARO -PRIMEIRO TURNO!!! O único capaz de mudar o Brasil com ética e coragem. Temos que apoia-lo, sim!

  18. Aderval disse:

    Puxa! Estava com muita saudade de uma decisão judicial bem formada, bem justa com o que pensamos aqui fóra, preso é preso, não pode ter mordomia nem "glamourização". Gostei muito

  19. Pedro disse:

    Esse juiz é o fim da picada, totalmente sem critério, sem o mínimo bom senso e o que é pior, sem conhecimento. O mínimo que se pode dizer de sua decisão é que é TENDENCIOSA

  20. Mirian disse:

    Perfeito...o TRF3 decidiu pela coisa certa neste momento crucial das eleições...

  21. Heloisa disse:

    Amém! Só faltava termos que aguentar uma entrevista do matador a soldo, proposta por advogados amoitados e obscuros. Que se esclareça já o terrível atentado e seus possíveis mandantes!

  22. AGNALDO disse:

    Deve ser amiguinho do desembargador de POA - Estamos caminhando para uma tragedia e o General Lessa já avisou que o FFAA se manifestar não vai ser com beijinho vai ser a bala

  23. Marcos disse:

    ta certissimo! o que esse cara tem a falar? só no brasil mesmo pra um lixo humano desses ter voz pra dar entrevista depois de uma tentativa de assassinato contra um futuro presidente.

    1. Quem dá ouvidos a assassino é delegado, advogado , promotor e juiz.

    2. Mais uma DERROTA para os comunistas e criminosos Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 Primeiro Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  24. Rachel disse:

    Dirceu solto é também uma afronta à justiça e uma ameaça à democracia. Alguém duvida?

  25. Maria disse:

    AINDA existe inteligência e imparcialidade na magistratura brasileira. Pouca, mas há...

  26. Tereza disse:

    A ser assim acabe-se com o horário de propaganda eleitoral....😂😂😂

    1. Só acho que o candidato deveria arcar com o custo de campanha.

    2. Bolsonaro e sua campanha política é a MAIOR PROVA de que essa ABERRAÇÂO LESA PÁTRIA que é o horário de propaganda eleitoral não serve para NADA ... só para difamar o oponente ... nossa grana

  27. Inácio disse:

    Bom senso, cabeça equilibrada, não conturbar o equilíbrio da disputa eleitoral: é isso que o Brasil precisa. Chega. Quase mataram o Jair fisicamente, agora querem matar moralmente?

  28. Beto. disse:

    Demorou até que alguém no seu juízo perfeito protestar contra este absurdo. Onde já se viu enaltecer um criminoso, e pior ainda: a defesa dele está tentando caracterizá-lo como doente mental gra

  29. Lanterna disse:

    Quem ainda não entendeu a estratégia: se Adélio pode dar entrevista, o presidiário e macho alfa da seita lulopetismo também pode.

    1. O presidiário está fazendo propaganda para ele e poste e nada acontece.

  30. Elis disse:

    Resta saber se a Veja e o SBT vão obedecer essa decisão.

  31. Antonio disse:

    Corretíssimo! Nada de glamourização de criminosos.

  32. Marcelo disse:

    A verdade é que algumas premissas para um togado (notório saber jurídico, reputação ilibada) a muito deixaram de serem condicionantes. Onde político se mete, dá caca.

  33. IgorFranca disse:

    Uma Injustiça com quem pagou 600 milhões para difamar Bolsonaro , kkk

    1. Vergonha revista Veja, então foste tu??? Vergonha Silvio, até tu Brutos? topa tudo por dinheiro?

  34. Maria disse:

    Parabéns ao Juiz Nino Toldo! A população brasileira angustiada, às vésperas de uma eleição polarizada, não tem condições de assistir este circo de horrores!!!

    1. Brilhante sua analogia. Se o PT ou suas caras metades voltarem, seremos a nova Berlim.

  35. Gildo disse:

    80% da imprensa brasileira é esquerdóide e xexelenta. Boa parte do judiciário, idem!!

    1. Mais uma DERROTA para os comunistas e criminosos Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 Primeiro Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  36. Paulo disse:

    Lucidez total do nobre Desembargador! Merece ir para o STJ em 2019.

    1. Mais uma DERROTA para os comunistas e criminosos Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 Primeiro Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  37. Selma disse:

    Ainda temos juízes valorosos neste país!

    1. Mais uma DERROTA para os comunistas e criminosos Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 Primeiro Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  38. Renata disse:

    Era só o que faltava na vida da gente, uma entrevista com esse bandido! Parabéns aos juízes corajosos que negaram esse absurdo.

  39. Cássia disse:

    Até que enfim alguém com prudência. Claro que essa entrevista já estava planejada pela mídia p a vítima não ter tempo de responder. Bandido ia virar estrela ,a vítima.Só no BR mesmo!

    1. Mais uma DERROTA para os comunistas e criminosos Alckmin/FHC/PSDB, Lula/PT e Ciro/PDT e principalmente para o establishment !! #17 Primeiro Turno ...e o criminoso Alckmin para a cadeia !!

  40. Niina disse:

    Parabéns! Pela lei da execução penal, preso não tem direito a dar entrevistas. Infelizmente, muitos juízes concedem a permissão. Ia ser uma vergonha, um bandido do PSOL vitimizado!

    1. Juiz a mando do PT e dos Comunistas, ainda bem que o Desembargador é PATRIOTA!!!!

  41. Nando disse:

    Se é pra procura dor que dêem uma checada nos hospitais do SUS.

  42. Martins disse:

    Saudades das dependências 5 estrelas do DOPS ou DOI-CODI. Resolviam isso em 24 horas.

  43. Ozanir disse:

    Parabéns ao Desembargador Federal. Agora qualquer preso parece ter estrelinha.

  44. Letícia disse:

    Quer dizer que a coisa precisou sair de MG para ficar decente?! Agora dá pra entender porque Adélio poderia atacar Bolsonaro em qualquer lugar, mas o fez em MG. Tava tudo armado...

  45. PAULO disse:

    É o crime afrontando o estado democrático de direito..... Contra a ORCRIM voto 17.... Bolsonaro no primeiro turno.

  46. Adriana disse:

    MPF só presta para combater corrupção. No mais está quase totalmente aparelhado e doutrinado. Se não for má fé em todos os casos, é burrice crônica!

  47. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  48. Illa disse:

    Nosso pais virou uma vergonha!Daqui a pouco os presos vão pedir pra fazer turismo!!!A PF não pode falar nada pra não atrapalhar as eleições.Agora o detento pode...É um circo!!!

    1. Ronaldo adorei seu comentário e concordo integralmente.

    2. Mas os presos já fazem turismo, Dirceu não está viajando o Brasil? A justiça virou uma piada de mal gosto.

  49. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  50. KaduPR disse:

    Só para constar: Silvio Pettengill Neto foi advogado da Petrobras e testemunha de Lula em Curitiba.

  51. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  52. Candida disse:

    Esse juiz federal Dalton igor parece deveria ser mantido sob vigilância como o de Minas que noticiam ser amigo do Pimentel

  53. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  54. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  55. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  56. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  57. Luisa disse:

    Obrigado desembargador e MP. Vozes sensatas! Vocês me devolveram, um pouquinho, o orgulho de ser paulista.

  58. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  59. Illa disse:

    Bem feito!!Não vou em show dessas porcarias,não assisto televisão...fico de olho neles mesmos!Morrem de medo de vai,igual politicos!!Vaiem,vaiem MMUUUIIITTOOOO!!!!

  60. LucasPTralha disse:

    LUCAS SILVA VEADÃO PETRALHA!!!Não adianta tentar me bloquer seu energúmeno. Eu volto VEADÃO BURRO. Se esforce mais seu inútil de MERDA. BICHA LIXO!

  61. eder disse:

    Como Jurista, penso em quais cafofos estão formando pessoas com níveis tão baixo? ADVs, Juizes, Promotores, Pofessores do Direito, dentre outros grandes ofícios do ramo. Vendem da mãe até a alma

  62. Marcio disse:

    que juiz é esse que assina uma liberação dessas,para um criminoso dar entrevista.tudo cheira venda de recurso jurídico.

  63. Silvana disse:

    O delegado tem colher Depoimento de Adelio e não permitir que ele de entrevistas.mas isso não é obvio? Cadê as autoridades que regulamentam isso? Nao respeitam as leis, modificam a interpretação

  64. João disse:

    No JUDICIÁRIO Brasileiro dos dias de hoje se na LEI está escrito PRETO , o Juiz interpreta BRANCO , se está FRIO ele entende QUENTE se está PAU ele lê PEDRA e fica tudo por isto mesmo !!!

  65. NELSON disse:

    Tudo dominado.Com poucas exceções o JUDICIARIO é uma vergonha.

  66. LUIZ disse:

    O PT está com seus ídolos presos.Tenta sensibilizar a população com "entrevistas" dos encarcerados. Breve teremos Marcola e Fernandinho Beira Mar fazendo propaganda para o PT.

  67. Valdir disse:

    Pelo jeito, temos um monte de Dias Tóffolis espalhados pelo Brasil!

  68. Marcelo disse:

    O que está em jogo hoje é a destruição final do judiciário... já acabaram com o executivo, legislativo, empresariado, autarquias, ... infiltraram maciçamente as ideias comunistas, faltará só

  69. Nergino disse:

    Quem dá ouvidos a assassino é delegado, advogado , promotor e juiz.

  70. RENATO disse:

    E Lei no Brasil é lá levada a serio? Só levam a serio quando é contra os esquerdopatas que dominaram todas as intituiçoes federativas. De qq forma parabéns, provisoriamente pq vao derrubar como

  71. Letícia disse:

    Vejam quem foi o juiz protetor das facções: Juiz do MS mandou líderes de facções voltarem ao RS sem julgamento definitivo...

  72. GILMAR disse:

    Esses juizes estão com a síndrome gilmar mendes.

  73. Dirce disse:

    Excelente! Parabéns a esses juízes !!!!

  74. Erivaldo disse:

    Tem cada juiz que toma decisoes sem saber se a favor ou contra a lei,JUIZ DE MERDA!

  75. Marcos disse:

    Impressionante! Encontramos mais um juiz não cooptado pelo establishment? Isso não acontece todos os dias! E não é q ele baseia seus principios na mesma moralidade nossa, diferente dos q usam senh

  76. Presidente-XVII disse:

    Não se deve glamourizar bandido. Ponto final.

  77. Niina disse:

    Vamos aguardar a Daniela Mercury, Caetano Veloso, Chico Buarque, ONGs defensoras dos direitos dos assassinos fazerem manifesto pela liberdade de expressão do Adélio. #canalhasunidos

    1. Essa turma só defende o bolso deles!!!Estão morrendo de medo de perderem a boquinha!

  78. Marlene disse:

    Obrigada, Cláudio! Você, fazendo excelente dever de casa! Obrigada, pelo seu trabalho sempre tão consistente! Avante! O Antagonista tem sido minha fonte de consulta. Jornalismo sério e confiáve

  79. Presidente-XVII disse:

    Arrume outro lugar pra tentar trollar. A imprensa distorceu. Os vídeos já estão rodando na internet, desmentindo você e outros.

  80. André disse:

    Isso mesmo , serve para Lula , serve para ele , direitos iguais para os criminosos

  81. Presidente-XVII disse:

    Deixe de insistir nisso. Os vídeos da palestra dele, mais uma palestra distorcida, aliás, já estão rodando a internet. A campanha segue unida, apesar da imprensa tentar plantar discórdia.

  82. Candida disse:

    Decisão sensata, inteligente. Esse país ainda tem jeito, ainda não viramos Venezuela. Quem quer ver falar um assassino? Entrar em sua casa algo tão indigesto trazendo mal estar?

  83. José disse:

    Excelente artigo da American Greatness em resposta s The Economist. Bolsonaro não é ameaça à democracia e sim ao crime organizado, corrupção etc. por isso tentaram mata-lo

    1. Por que a mídia não dá mesmo espaço a outros artigos internacionais que rebatem o The Economist ?

  84. Sergio disse:

    Uma enorme maquina governamental em Brasilia, custosa ao povo, não consegue incriminar a maior parte dos bandidos de terno, mas se ocupa com o Ze da Faca, aquele com mentor e mandante.

  85. Jesus disse:

    e o pior, ela ta gorda pa Cassete!!!!!!!, parece uma porca!!!!!!

  86. K disse:

    Para quem diz q é bolsominion nordestino falando, escutem da boca de uma global : Nordeste esta obcecado por Bolsonaro => youtube.com/watch?v=jOzj4M2a7nY&rdm=3jtrwq4qd&noapp=1&client=mv-goog

  87. William disse:

    Parabéns ao desembargador! A cada dia vemos que AINDA existem pessoas decentes e sensatas em TODAS as esferas da sociedade brasileira. A entrevista do terrorista seria uma afronta a lei e a ordem!

  88. K disse:

    Nordeste obcecado por Bolsonaro O link foi cortado gente. Inteiro é este aqui=>. youtube.com/watch?v=jOzj4M2a7nY&rdm=3jtrwq4qd&noapp=1&client=mv-google

  89. Nergino disse:

    Ele tem que conversar é com o delegado da investigação ( que não seja aquele que dizem ser petista)

  90. José disse:

    Até que enfim um pouco de prudência neste Brasil! Seria o cúmulo do absurdo! Será que havia fins eleitoreiros implícitos nesta entrevista?