Para soltar executivos, Gilmar flexibiliza regra do STF

A praxe no STF é negar habeas corpus quando eles não terminaram de tramitar no STJ, caso dos pedidos dos três executivos que Gilmar Mendes mandou soltar, registra O Globo.

Gilmar alegou que excepcionalmente essa regra pode ser flexibilizada e disse ter vislumbrado “constrangimento ilegal manifesto” nas prisões de Daurio Speranzini Junior, Miguel Iskin e Gustavo Estellita, decretadas pelo juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Antes de recorrer ao Supremo, a defesa dos três teve pedidos negados pelo TRF-2, com sede no Rio, e pelo vice-presidente do STJ, Humberto Martins.

No caso de Speranzini, executivo da GE, os investigadores haviam alegado que foi apreendido na sua residência um dossiê referente a Israel Masiero, ex-funcionário da Philips que denunciou um esquema de cartelização no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Isso indicaria que Speranzini poderia pôr em risco a investigação. Um outro documento, de 2016, mostraria a contemporaneidade dos fatos, justificando a prisão neste momento, de acordo com o jornal.

Gilmar, porém, aceitou o argumento da defesa de que ele está preso por supostos crimes cometidos há vários anos, em 2009 e 2010, não havendo necessidade de prendê-lo preventivamente agora.

“Registro que o paciente (Speranzini) não mais dirige a Philips, sendo atual CEO (executivo) da GE, empresa que não é investigada no âmbito da operação. Ora, se a Philips é a investigada, e o paciente não é mais seu CEO, não ficou demonstrado, no decreto de prisão, como o paciente conseguiria dar continuidade, até os dias atuais, às supostas irregularidades praticadas no âmbito da empresa da qual já se retirou”, decidiu o ministro.

Iskin e Estellita já tinham sido presos em abril de 2017 durante a Operação Fatura Exposta e soltos por Gilmar. O ministro concordou com a alegação da defesa de que o novo decreto de prisão, de julho deste ano, não trouxe argumentos novos.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Denilton disse:

    Pagou o purgante soltou....... tapa na cara de quem paga imposto, por mim linchamento em praça publica. Pendura a cabeça no poste e escreve. Este safado nao honrou suas calças.

Ler comentários
  1. 3pinos disse:

    se não pegaram o trofrolli com sua generosa mesada como vão pegar o beiçola ......... inimputável é a marca do cargo ..... pode fazer o q quizer ......

  2. JANA disse:

    "flexibiliza' é eufemismo, deturpa mesmo , como Lewandosk fez no impeachment. DEPOIS quer processar porque o povo o chama de LAXANTE mor do BRASIL....

  3. Guina disse:

    Primeira, segunda e terceira instâncias não sabem de nada. Quem sabe das coisas é o Gilmar.

  4. TAVARES CMRJ1961 disse:

    Esse cara é o supra-sumo da venalidade . . . o tombo, pela lógica, vai ser grande. Impossível uma pessoa assumir a marginalidade e passar o resto da vida impune . . . vi acontecer DEUS ESTÁ VIVO.

  5. Chico disse:

    disse ter vislumbrado “constrangimento ilegal manifesto”- Realmente ele VISLUBROU outra maneira de receber $$$$$$ sem constrangimento......manifesmente legais atraves de patrocinios e doações.!!!!.

  6. Alberto disse:

    Porque não conferir a Gilmar Mendes o título de DONO do judiciário brasileiro, por conseguinte DONO do país, comandante em chefe das FFAA,s que estão ACOVARDADAS.

  7. Ele... Sempre ele !!! disse:

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷Até quando vamos ter que suportar que marginais se protejam ???

  8. Esgotou minha paciência! disse:

    É um absurdo mas ninguém tem o poder de questionar este gangster de toga... o Brasil é refém deste pulha! Cada vez mais fica evidente a importância do voto BOLSONARO!!!!!!

  9. CADÊ O MAV JOYCE SOUZA/EDUARDO GARCIA? disse:

    Esse MAV sempre aparece para defender o marginal Gilmar Mendes rs

  10. Drummond disse:

    No horário político, o Brasil estará ouvindo Bolsonaro na net. Mesmo q seja noticia antiga. UMA RESPOSTA A GILMAR MENDES E AOS TOGAS CONIVENTES COMO ELE NA ORCRIM... Uma resposta a mídia em geral.

  11. Nelson disse:

    Faz sentido. Um traficante reincidente, preso ao esconder drogas na casa 4 da Rua A, ao se mudar para a casa 3 da Rua B não há porque achar que ele faria o mesmo, já que estaria em local diferente. dã

  12. heleno de almeida pinto disse:

    Sugiro ao O Antagonista verificar se os advogados desses pilantras soltos não estão vinculados, de uma forma ou de outra, com a Banca da mulher de Gilmar.

  13. IMPEACHMENT DO MARGINAL GILMAR MENDES disse:

    Assine a Petição pelo Impeachment do Marginal Gilmar Mendes. A caminho de Três milhões de assinaturas: https://www.change.org/p/exigimos-o-impeachment-de-gilmar-mendes

  14. IMPEACHMENT DO MARGINAL GILMAR MENDES disse:

    Assine a Petição pelo Impeachment do Marginal Gilmar Mendes. A caminho de Três milhões de assinaturas: https://www.change.org/p/exigimos-o-impeachment-de-gilmar-mendes

  15. IMPEACHMENT DO MARGINAL GILMAR MENDES disse:

    Assine a Petição pelo Impeachment do Marginal Gilmar Mendes. A caminho de Três milhões de assinaturas: https://www.change.org/p/exigimos-o-impeachment-de-gilmar-mendes

  16. Drummond disse:

    O pedagio deve ser altíssimo no STF. Quando Bolsonaro e Mourāo entrarem no planalto, a conversa vai ser outra "AQUI". AGUARDEM! Caso as urnas nos traiam, teremos GUERRA CIVIL contra ORCRIM.

  17. +Marcelo F disse:

    Não gosto de usar essa palavra, mas este cidadão é um câncer no Brasil.

  18. Mario Temeroso disse:

    Quer dizer o bandido vem assaltando e roubando ha vários anos, não tem necessidade de prender agora ? Essa eu realmente não entendi.

  19. Bobina disse:

    Coisa mais infundada prender gente que praticou crimes a mais de um ano , né Gilmar? O melhor é nunca prender ninguém e assim não dá trabalho pra vocês do ST... Gilmar é um espanto!

  20. Beiçola ataca novamente disse:

    Esse ser é repugnante!

  21. Joyce Souza disse:

    Marcelo "Dois Auxílios" Bretas e setores do MP e da PF - bem como O Antagonista, é claro - ficam irritadíssimos quando constrangimentos ilegais manifestos são coibidos e a lei prevalece...

  22. Bruno disse:

    Esse Gilmar Mendes merece apodrecer na cadeia. Bandidoooo. Está acabando com o Brasil. Bolsonaro vai resolver mais este probrona. Afinal se um STF está acima das Leis, um presidente pode tudo.

  23. é gonzaguinha disse:

    Qual o valor que a GE está pagando?

  24. Sarcástico disse:

    Gilmar tem uma birra com o Bredas do Rio, já notaram que ele não solta os do Moro?

  25. humberto picolini disse:

    gilmar e alguns outros tem tabela de preços. Se pagar fica solto. É simples assim. duro de engolir mas é a verdade.

  26. Observador777 disse:

    Esse Gilmar não tem mais nenhuma vergonha mesmo... É NOTÓRIO o que ele está fazendo... soltando amigos, conhecidos e relacionados... nem mesmo se declara impedido... EI!!!!! ATÉ QUANDO!???

  27. Morgana disse:

    Receita infalível para quem está com prisão de ventre: tome 1 gilmarmendes por dia e resolva seus problemas intestinais.

  28. Luiz disse:

    Fico a imaginar como serão as próximas 83 temporadas da série “o mecanismo”. Quando a gente pensa que já viu de tudo... descobre que não viu nada

  29. Guilherme Maia disse:

    Esse ministro não respeita mais nada. Seus pares deveriam tomar uma atitude para manter a pouca respeitabilidade e independência que ainda resta ao supremo.

  30. Alemão disse:

    Este ministro fede! Fede à omissão! Fede à conivência! Fede à parcialidade em favor dos ricos! Fede à sabotagem! Corrupção deveria ser punida com pena de morte!

  31. Pedro Pedreira disse:

    Esse VAGABUNDO desse Gilmar Mendes, interpreta a lei conforme o Réu, é uma CRETINO sem caráter que em um País de Homens honrados e corajosos já teria tomado um tiro entre os olhos! Bastava um Morrer!

  32. grilo falante disse:

    O paciente sendo rico e poderoso, o Gilmar flexibiliza sempre.

  33. Edu Carvalho disse:

    O Brasil atual é um país sem leis e regras definidas. A insegurança jurídica prevalece.

  34. Danilo disse:

    Sem vergonha , covarde e traidor do Brasil. Bolsonaro vai fazer ele miar direitinho.

  35. arthur disse:

    O unico que pode se revoltar é o juiz Bretas---Se ele aceita sem chiar,então nada pode ser feito---

    1. Não tem muito o que fazer só se ele conseguir outro processo.

  36. Luix disse:

    Gilmar Mendes está com o cku-na-mão se ficarem presos, sem habeas corpus, os cúmplices Barata Ribeiro, Iskin e demais pagadores de propinas para esse juiz, através da lavanderia de propinas IDP.

  37. Fernando Costa da Silva disse:

    Esse farsante vai pagar caro pelos deboches ao povo, to ansioso pra ver o dia em que sairá na marra.

  38. ASSINE PETIÇÃO IMPEACHMENT GILMAR MENDES disse:

    Assine a Petição pelo Impeachment do Marginal Gilmar Mendes. A caminho de Três milhões de assinaturas: https://www.change.org/p/exigimos-o-impeachment-de-gilmar-mendes

  39. Marcello disse:

    Gilmar Mendes está ficando riquíssimo com seu balcão de negócios dentro e fora do STF.

  40. Cyberwatch disse:

    Joyce Souza disse: 8 de agosto de 2018 às 13:06 - Pera aí, você está defendendo o Gilmar!? Vc só pode ser funça do $TF ou do IDP. Ninguém em sã consciência defenderia esse criminoso abjeto.

  41. Lauro Ferreira Melo disse:

    Gilmar Mendes faz o que quer e quando quer. Ele e mais o Toffoli, Lewandoswki e Marco Aurélio, denigrem o STF e a justiça como um todo. E nada acontece

  42. Waldomiro Freitas disse:

    O canalha "gilmar mendes" é um CÂNCER para o Brasil e o combate a corrupção e criminosos.

  43. Duro de Matar disse:

    Que tal flexibilizar o mandato do Gilmar e acabar com ele ?

  44. Brasileirinho disse:

    O crime das elites aqui no Brasil das diretas já, compensa uai!

  45. SOLTAR BANDIDOS especialidade do Beiçola disse:

    É especialidade do Gilmar. O maior advogado dos BANDIDOS.