Paralisação contra os pobres

O Estadão, em editorial, diz que a paralisação dos caminhoneiros, no fim de maio, prejudicou principalmente os mais pobres.

“O bloqueio de estradas no fim de maio dificultou a entrega de produtos essenciais, incluídos alimentos, reduzindo a oferta no varejo e esfarelando o orçamento familiar. Sem surpresa, o custo de comida e bebidas puxou a alta dos indicadores oficiais de inflação durante a paralisação dos caminhões e nas semanas seguintes. Em junho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,26%, na maior variação para o mês desde a taxa de 2,26% em 1995. Esta apuração mostra o impacto na despesa típica das famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. O prejuízo imposto às famílias mais modestas, com renda de 1 a 5 salários mínimos, é mostrado pela evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), com elevação de 1,43%, a mais ampla para o mês também desde 1995 (2,18%)”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 45 comentários
  1. Se analisar mais a fundo vai-se chegar à conclusão de que os próprios caminhoneiros perderam pois devem estar na faixa de 1 a 5 salários mínimos. Isso já era cantado em prosa e verso antes do término da greve.

  2. No Brasil maioria de eleitores é pobre e negocia o voto. Forma uma categoria que faz a diferença numa eleição,são analfabetos políticos. A ORCRIM enquanto puder vai manter essa situação.Os pobres continuarão sofrendo, infelizmente.

  3. Esta paralização serviu para prejudicar ainda mais o Brasil, esquecem os politicos, este não valem o prato que comem, se tivessem voltando na quinta feira da mesma semana com acordo tinha feito, não tinha feito este estrago, prejudicou e muito todos setores sejam fisicas ou juridicas.

    1. O senhor esta bem desenformado tentemos negociar com o governo varias vezes um ano antes da paralizasao sem sucesso.Outra coisa meu senhor ate hoje nao foram atendidas as reinvidicacoes!

  4. E teve muita gente, uma parte, ignorante, e outa parte, de má-fé para boicotar o governo, que apoiou a greve dos caminhoneiros. Os petistas espalhavam e os ignorantes repetiam como papagaios que remédios havia tempo que estavam faltando, tentando culpar o governo, que não era culpa dos caminhoneiros

  5. GOZADO QUE NINGUÉM RECLAMA DAS PARALISAÇÕES DURANTE O CIRCO DA COPA………SÓ AQUI NO BRASIL QUE PARECE QUE TEMPO NÃO É DINHEIRO……..OS CUSTOS SÃO CONTÍNUOS PARA AS EMPRESAS, ABERTAS OU NÃO !

  6. O governo MDB, PT, PSDB, PP, DEM, PC DO B…:”- Vamos te cobrar 100% de impostos na gasolina do Brasil,
    estamos vendendo sem nenhum imposto pros amigos EU/China/EUA e vizinhos latinos.
    – Pague 20 reais na carne aí por favor…
    Automóveis, Soja, Vestuário, Ferros e Petróleo…
    ‘VOTE EM NÓS AÍ…'”.

  7. Sinto-me feliz por ter sido um, dentre os quinze por cento que ficaram contra essa malfadada greve; estava na cara que os mais pobres seriam os mais prejudicados; Em busca de popularidade, muitos políticos surfaram na onda grevista sem se importar com a população.

  8. Vai ver tinha caminhoneiro conduzindo a Petrobrás e determinando o preço do diesel e da gasolina…
    É por esta é por outras que o tal “mercado” e seus estafetas de plantão estão cada vez mais “down no high society”…
    Acordem!!!

  9. Os caminhoneiros imbecis fizeram essa paralisação criminosa para tentar implantar uma terrível Ditadura Militar. Felizmente, as Forças Armadas ficaram do lado da Democracia e não aderiram à essa tentativa de golpe.

  10. A culpa da situação atual no país é a Greve dos Caminhoneiros>, uma m&erd@ de greve que durou 10 dias, (ou 08 tirando sabado e domingo), abalou profundamente a situação economica, reduzindo drasticamente a produção industrial, agricola e venda de veículos O governo descobriu um judas para malhar!!!

  11. Claro! Mas pergunta se o mané consegue entender a relação de causa e efeito. A incapacidade do bananense para analisar consequências se expressa na piada do mané que esfaqueia mortalmente o outro e alega não ter sido o agente da morte, dizendo que quem matou foi deus, ele só fez o furinho…

  12. A paralisação dos caminhoneiros teve seu peso, sua relevância naquela ocasião.. mas foram 10 dias, tempo demais para uma economia combalida como a nossa.. a longa duração foi ‘tóxica’ e seus resultados já eram previstos e sabidos.. alta dos preços dos alimentos e de outros produtos e da inflação.

  13. Toda rebelião tem seu custo, e esta dos caminhoneiros mostrou que em Brasília (todos que comandam)estão comandando somente seus bolsos e protegendo suas famílias. Ponto para nós outros, todos nós outros.

  14. Estadão, diário oficial do presidente falcatrua, fiel ao princípio relaxa e goza da Marta Suplixo. Mesmo estuprada, a sociedade deve permanecer dócil, para não causar mais danos. Vigaristas da gema. E ainda tem a desfaçatez de importunar os brasileiros vendendo assinatura de seu folheto fedorento.

    1. Então, parabéns pelo aniversário, Dr. Bretas!
      Muita saúde, sucesso, bençãos divinas…
      🎂 🍰 🎈 🎉 🎊

  15. Nem adianta… não vão jogar o povo contra os caminhoneiros. A culpa é dos políticos que saqueiam os cofres públicos e enviam a conta para o povo pagar via aumento de preços e por tabela os impostos.

  16. matéria tendenciosa.
    subiu a gasolina, subiu a energia elétrica e ninguém fala nada.
    energia subiu 14%
    plano saude mais de 10%
    e por ai vai.
    agora são os

  17. É interessante como movimentos do povo, contra a opressão e o arrocho do governo contra quem trabalha, sempre redunda em “prejuízo para o pobre”! Mas os anos de desvio de dinheiro público, planos furados de governo, negociações do toma lá da cá com o patrimônio público… nada disso afeta. Rsrsrs

  18. Correto, tirando os bagunceiros e aproveitadores, certamente a maioria aderiu ao movimento porque os aumentos foram sucessivos, a desconfiança dos políticos é enorme e também pra colocar medo nos quadrilheiros do Planalto, é que esses jornalistas falam a verdade que lhes interessa.

  19. Um congresso que pesa bilhões e produz só asneira, o pobre caminhoneiro se phode , e é criticado por piorar a vida da pobreza, o Malluf con denado ´pe ain da rebendo salário de nababo, os valores é que estão invertidos.

  20. É triste ter de ler um jornalista escrever isso.
    .
    Era dever do Estado garantir o ir e ver dos caminhoneiros que se recusaram a parar, e foram muitos, o Estado, Temer, prevaricou, cometeu crime mesmo, a não usar a força.
    O direito de parar é inalienável, assim como é crime tabelar preços.
    10 DIAS

  21. Tenho que discordar… a paralisação foi contra o “establishment” AKA ORCRIM… o gosto que ficou no final foi: “O BRASIL PRECISA DE ORDEM… “!!!! Em resumo: É BOLSONARO ou intervenção militar… pode escolher!

  22. Tenha vergonha na cara Antagonista. Um país de ladrões, bandidos em todas as esquinas, todas as instituições públicas sendo saqueadas neste exato momento, o judiciário soltando os bandidos que quebraram a nação, jornalistas vendidos plantando notícias e vocês jogando a culpa nos caminhoneiros uma da

  23. Tá provado, o estagiário do O Antagonista não recebe salários:
    “De 1 a 40 salários mínimos”
    É impressão minha ou os antas tão investindo na Crusoé e tocando um foda-se no O Antagonista?

  24. Sempre pensei exatamente isso. A greve foi um baita tiro no pé. As familias de todos aqueles que pararam o pais estão pagando mais caro pela comida e estão passando e sofrendo as mesmas dificuldades que estamos sofrendo. Aquela famigerada greve foi idiota e mostrou apenas que esse não é o caminho.