PDT quer que Bolsonaro prove culpa de índios em incêndios

O PDT pediu ao Supremo que exija de Jair Bolsonaro explicações sobre a declaração de ontem na ONU de que as queimadas na Amazônia são causadas por indígenas e caboclos.

O partido pretende processar o presidente por difamação e, por isso, protocolou na Corte uma interpelação para que ele prove que as comunidades locais são culpadas pelos incêndios.

“As alegações apresentam um teor gravíssimo e inconsequente, pois além eximir o Governo Federal de culpa, visto que a responsabilidade pela fiscalização é deste, incita a proliferação de xenofobia contra a população indígena e cabocla, que foi injustamente culpada pelo ocorrido”, diz a ação.

O PDT também quer explicações pela fala de Bolsonaro que atribuiu as queimadas no Pantanal a condições climáticas naturais.

Cabe a Dias Toffoli, sorteado relator da ação, notificar a Presidência da República e a Advocacia-Geral da União para prestar os esclarecimentos.

Leia mais: Diogo Mainardi: o interesse de Bolsonaro, Gilmar e Toffoli pelo jornalismo independente
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 57 comentários
TOPO