Pesquisa exclusiva: a Lava Jato vai conseguir limpar o Brasil?

O Instituto Paraná fez uma pesquisa nacional online, a pedido de O Antagonista, entre 4 e 5 de setembro.

A única pergunta foi:

“A Operação Lava Jato vai conseguir limpar a corrupção no Brasil?”

54% dos brasileiros responderam NÃO

40,7% responderam SIM

5,3% não opinaram ou não souberam responder.

Conclusão possível: a maioria está desanimada com a dimensão dos roubos e a relativa vagarosidade para enfiar os culpados na cadeia de uma vez.

 

 

57 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Acredito que só depois do BNDES começarão a diminuir a corrupção no Brasil. Ainda tem muito o que colocar as claras. Depois disso, cuidando sempre para que as pessoas não morram antes da hora, aí sim devagar teremos uma corrupção pequena. Mas talvez precisaremos de uns 50 anos para tudo se normalizar.

  2. a justiça é um ninho de ratos também – infelizmente sei disso de experiência dramática – corrupção corre solta no judiciário. Mas a Lava Jato está conseguindo sim muita coisa – nunca antes na história do Brasil vimos de frente a cara destes bandidos que nos governam – nos 3 Poderes, só para saquear o povo e a Nação. Acho que vai se instalando uma consciência necessária para a manifestação popular e dando tb espaço para os poucos decentes que podem operar nos 3 Poderes para irem limpando as casas – vamos ter eleições e claro, o povo vai votar num monte de bandidos, mas é assim, o processo civilizatório é longo

  3. É lamentável se afirmar de que o M P. E o S T F . tem grande culpa por deixar os corruptos tomarem conta do Brasil da forma que está tomando, e isso se deu devido a falta de punição dos mesmos, desde a primeira investida deles no chamado mensalão , pois passaram muito tempo negando os seus envolvimento, e quando conseguiam centenciar alguns destes corruptos, em pouco tempo eles iam pra rua outra vez , O que marcou muito nesta ação do Lula ,e viralisou na boca dos demais é a frase (;EU NÃO SEI DE NADA.) Hoje com centenas de corruptos soltos muito a vontade,é muito raro que você encontre um que assuma o seu delito. Então resumindo se a justiça não tomar coragem e endurecer com esta corja, eles vão fazer do brasil TERRA DE NINGUÉM .

  4. As imagens publicadas entre ontem hoje em toda mídia foram um choque de realidade na população, não se falava em outra coisa durante o dia todo, e continua-se falando até hora desta postagem, foi um choque cruel para quem vai a uma UPA e não consegue medicamentos e nem mesmo uma consulta, uma bofetada na cara de quem não tem segurança em sua cidade, um deboche para quem precisa educar os filhos, e estes políticos querem aprovar a todo custo o financiamento público de campanha, não estão satisfeitos com que já afanaram, querem mais.

  5. Há que se entender que a Lava jato representa o grande salto de qualidade contra a imoral política praticada no Brasil. Há que se perceber, que os exemplos de firmeza e objetividade jurídica, emanados pela Lava Jato, ao contrário das protelações infinitas na justiça brasileira. já começam a frutificar através jovens de juristas em outros estados. Devemos que ter consciência de que as quadrilhas instaladas em todas as instâncias do poder, para que sejam dizimadas, demandará algumas décadas, e que portanto, nos cidadãos que nos acostumamos a engolir tanta canalhice, devemos agora exercitar paciência, confiança e manutenção de apoio. A imensa rede de corrupção demandará algumas anos para ser combatida, más certamente será desde que abandonemos nossa habitual indolência e descaso com os interesses coletivos.

    1. Parabéns Ivan Cornélio pela clareza de raciocínio, e pelo bom senso dessa sua postagem. Gostei do que disse, em especial ” devemos agora exercitar paciência, confiança e manutenção de apoio. A imensa rede de corrupção demandará algumas anos para ser combatida, más certamente será desde que abandonemos nossa habitual indolência e descaso com os interesses coletivos” . Possa a maioria nesse País, pensar assim, para que de fato, a Lava Jato permaneça “limpando” o Brasil, e obter todos os êxitos desejados. Abraço.

    2. Você tem razão nas suas inferências. Entretanto, uma operação tão trabalhosa como a LAVA JATO, que tem exigido tantas demandas e dedicação de jovens empenhados em fazer JUSTIÇA nesse País, tem que ter eficácia com a prisão e retirada de bens e direitos dos meliantes. Não dá mais para engolir os Joesley da República, nem os LULADRÕES que dilapidaram a NAÇÃO brasileira e envergonharam seu povo pelo mundo afora. Queremos JUSTIÇA até o fim. Que o STF, STJ, TJE tenham vergonha da demonstração de ineficácia que tem dado nesses anos todos, afora as decisões, no mínimo, de caráter duvidoso e que põe em risco a honorabilidade dos tribunais superiores. Os aúdios de Joesley , de certo modo, podem alavancar melhores resultados no julgamento de pedidos de habeas corpus e de indiciamentos e prisão de tantos bandidos que permeiam a política, nos 3 poderes. Todos os dias aparecem razões para pensarmos dessa forma.

    3. Entro na conversa para parabenizar o Ivan Cornélio, Maria Lucia e Sonia. Vocês disseram muito e estamos de acordo. Acrescento apenas que este episódio (triste de nossa história) é uma verdadeira guerra, onde envolve contra-informação (todo cuidado é pouco), pois os bandidos, principalmente os que têm foro privilegiado, irão combater, irão “minar” a LAVA JATO, sempre. A corrupção, hereditária, tem no poder judiciário os grandes responsáveis pelo estado de deterioração à que chegamos. Deixou passar leis protetivas aos legisladores corruptos. Agora tudo será mais difícil, mas não podemos esmorecer. Abandonemos, pois, a nossa habitual indolência (como diz o Ivan) e vamos à luta contra a corrupção e a favor da LAVA JATO. Isto é exercer a cidadania. No dia em que pudermos nos unir, abandonar a zona de conforto e demonstrar nossa força, viraremos o jogo a favor da ética e da decência.

  6. Há que se acreditar que a Lava Jato é grande passo para contra os canalhas evidenciando que os crimes Lesa-pátria, não mais compensarão no Brasil. Que proteção e a impunidade contra criminosos instalados no poder não serão mais toleradas. Que os futuros políticos e juristas terão uma visão mais ética e voltada para os interesses coletivos. Que a educação que vem do berço, passando pelas escolas vai melhorar o senso moral diminuindo aos poucos, a canalhice em nosso país! Essa é a esperança que deve prevalecer justificando o esforço e empenho de toda equipe envolvida na Lava Jato e outros combates a corrupção que começam a surgir nos diversos estados da federação!

  7. Desculpem, mas parece uma pergunta do tipo: “Será que a cauda consegue balançar o cachorro_?”.
    Quem deveria “limpar o Brasil” somos nós, cidadãos, participando do apoio à Lava Jato, exigindo outras iniciativas no Padrão Lava Jato, manifestando nas ruas por uma “Justiça Verdadeira e Rápida”, pressionando o STF, cobrando ao Congresso, . . . , e aprendendo a não cair na lábia de “encantadores de burro” tipo lula, aécio, temer, sérgio cabral, tarso genro . . . , e muitos mais.
    Moro, os policiais, os procuradores, os fiscais, e outros tantos que contribuem para esta excessão, este “ponto fora da curva” na história do Brasil, são humanos, se exaurem e envelhecem, têm uma carreira a prosseguir. Portanto, se a cidadania não agir para tornar a Lava Jato o padrão mínimo exigível, . . . se continuar a eleger criminosos, . . . nada vai mudar, . . . continuaremos escravos de um “estado mafioso voraz doente ineficiente injusto . . . “.

  8. A Lava Jato fez o que ninguém tinha feito ate agora no Brasil . Investigou, julgou e condenou intocáveis. E tem muitos mais na linha do patíbulo. O espírito da Lava jato infunde temor em muitos que desconheciam o medo. Onde esta Cabral, Cunha, e muitos outros. Lava Jato desmente o “nunca vai acontecer”. O que esta por vir depende de nos brasileiros. De nos e de ninguém mais ! Temos que nos reeducar, temos que lutar. Porque SEMPRE haverá, estupradores, ladroes, assassinos estelionatários e politicos corruptos.

  9. Acho que corrupção nunca termina totalmente. É inerente ao ser humano. No entanto, a Operação LavaJato é o início de uma faxina necessária para que um país democrático possa avançar. Passar a mão na cabeça dos crimes de colarinho branco é um total absurdo. Daqui para frente, o povo votará com mais consciência e os políticos da antiga desaparecerão pouco a pouco. Tudo isso, graças ao juiz Sérgio Moro, ao MPF e à PF. Esses dois últimos, especialmente, de Curitiba.

    1. Haver ainda 40% que acreditam nas instituições e apenas 54% que permanecem na crença de que “o Brasil não tem jeito”, ou “somos todos malandros” é uma verdadeira proeza diante de aparelhos ideológicos de produção cultural como a mídia e a academia que fazem uma verdadeira lavagem cerebral dos brasileiros neste sentido. O que prova que o problema não é o povo mas a omissão e despreparo de uma verdadeira elite que resgate o rumo moral do país. Consultem conteúdos e programas de www.avozdocidadao.com.br

  10. Depois de ver aquelas malas e caixas abarrotadas de dinheiro no apto do bandido Geddel eu também passei a desconfiar que a Lava Jato não passará o Brasil a limpo. Aquele dinheiro todo no apto do bandido Geddel me pareceu uns trocadinhos de algo maior que a gente nunca vai saber…

  11. Eu responderia SIM, como instrumento de fortalecimento da Lava Jato! Mas, é ingênuo imaginar que só essa operação basta! É preciso amadurecimento da sociedade, fortalecimento institucional, obediência às leis, amor pelo Brasil, etc., etc.! Do ponto de vista pedagógico e didático, a Lava Jato é uma revolução e não podemos prescindir dela!

    1. Perfeito. Sim, a Lava Jato é o marco inicial, a referência, a mudança de atitude que iniciou o processo de mudança que deverá acontecer, queiram ou não os defensores da leniência e da impunidade.
      É o farol que iluminou o caminho a ser seguido e do qual deverão ser removidos muitos obstáculos.

  12. A Lava Jato é um dos componentes do processo de “limpeza”. Mas ainda está engessada pela estrutura legal construída e mantida pelos mesmos agentes públicos e seus aliados que há muitos anos se revezam nos três poderes. O saneamento completo só poderá ser efetivado após profunda mudança institucional que, antes de tudo, impeça a participação desta gente na vida pública.

  13. O desânimo maior decorre da postura dos condutores da Lava Jato, vide Janot; engana-se quem pensa que o povo não percebe as irregularidades da Lava Jato, e a desmoralização dessa operação só cresce.

  14. Não vai nunca! Brasil tem 150 estatais, pelo menos! Pegaram uma ponta do esquema da Petrobras e um pedacinho da Eletronuclear!
    A CPI da Petrobras duas vezes não deu em nada! O principal partido de oposição, o PSDB, se vendeu por R$ 10 milhões para fazer vista grossa do roubo!
    Já tentaram fazer CPI do BNDES e a coisa nunca sai. Se sair, não vai dar em nada!
    A Petrobras continua estatal, BB, CAIXA, Correios, Eletrobrás, Furnas, TELEBRAS, Trem-Bala… tudo estatal. BNDES continuará a bancar a farra!
    Empreiteiras continuam nas mãos dos mesmos acionistas controladores. Pagaram um troco de pinga em acordos de leniencia e já estão liberadas para fazerem obras públicas e receberem financiamento público.
    O Sistema político conseguiu ficar pior! Ao invés de baratearmos as eleições, voto distrital puro, etc…, conseguiram multiplicar por 10x o financiamento público, podendo ainda chegar a 20x mais que no ano passado.
    O povo Babaca pode até trocar 100% dos políticos hoje eleitos, mas não vai adiantar de nada porque o sistema todo está corrompido.
    Isso pra não falar nos processos de escolha da PGR, STF, TSE, etc…
    Nada mudou com a Lava Jato, isso é fato! Só uma cadeia ou outra, mas daqui há pouco tempo todos os principais integrantes da quadrilha estarão soltos e praticando crimes nas mesmas estatais, usando as mesmas empreiteiras, os mesmos laranjas, as mesmas offshores na Ásia e usando os mesmos bancos públicos como fonte financiadora.

  15. Não, como único instrumento. As limpezas que precisam ser feitas no País tem dimensões titânicas e são multifatoriais.
    Sim, como ponto de partida na mudanças dos paradigmas que aqui atendem pelo nome de, mazelas.
    EDUCAÇÃO É A RESPOSTA!!!

  16. Não. Definitivamente não vai limpar o Brasil.
    Todos estes crimes não seriam possíveis sem a anuência do Judiciário, e a Lava-Jato é dependente deste para prosseguir, criando desta forma uma interdependência impossível de se resolver.
    Quando a Lava-Jato atingir em cheio o Judiciário (o que já está começando a acontecer), todos os juízes, desembargadores e ministros de todas as instancias emperrarão, anularão ou arquivarão todos os processos nos quais possivelmente estariam envolvidos.
    Não esqueçamos que isto aqui é uma republiqueta, muito longe de ser democrática, na qual as leis são dobradas para atender interesses pessoais dos mandatários da vez.

    1. A pior coisa do Brasil é o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL! Foi essa gente que fez VISTA GROSSA pra tudo! Todo Brasil via o que o PT fazia com as instituições, com as estatais e precisou vir um HOMEM DIGNO, HONRADO, HONESTO e CORAJOSO lá do Paraná para a coisa começar(grande SÉRGIO MORO)!
      Se eles tivessem trabalhado de maneira correta, firme, honesta e não tivessem se vendido, o Brasil não teria chegado a esse nível tão degradante!
      E ainda tem a SECRETARIA da RECEITA FEDERAL, que assistiu todos esses bandidos enriquecendo, vivendo vidas de milionários de Hollywood e não fizeram nada! Pra não falar do CARF, que participa da sacanagem diretamente!
      O Brasil só tem jeito se prenderem essa gente, explodirem esses órgãos e recomeçasse tudo do zero! Está tudo poluído, tudo contaminado!

  17. A “Lava Jato” se confunde com o juiz Sergio Moro.
    Sei que tem em outros estados e no Supremo.
    Mas se tivessem me perguntado, eu diria que como uma brasileira envergonhada da situação atual, torço todos os dias para que a Lava Jato limpe a maioria da corrupção desse país, pra ele voltar a ser País.

  18. Poucos Juizes serios , poucos procuradores , Supremo fraco , Corruptos tem tanto saindo pelo esgoto, Justiça Lenta ………essa corrupção vem de Longe , e o PT Ramificou igual erva daninha ….mais tenho esperança que se nao acabar, diminua bastante.

  19. A conclusão é perfeita. A lentidão das providências frente à dimensão da corrupção desvendada destrói a confiança em uma solução. Além disto as ações e declarações de componentes dos três poderes reforça a sensação de que está em andamento uma operação abafa.

  20. Pergunta mal feita. “Limpar” pode dar a entender duas questões de respostas óbvias e antagônicas: “limpar um pouco” é claro que vai, já o fez inclusive. “Limpar totalmente” é claro que não, pois uma certa margem de corrupção existe em todas as sociedades.

    1. O povo é bobo sim . . . e idiotizado, e carente de moral e valores, e mal educado, em alguns casos até, involuído. A maioria do povo brasileiro é bobo sim.

    2. Caio, acho que esse espaco nao é dos mais profícuos para petistas. Portanto, sou obrigada a te contestar:
      Pega, sim! ou, por um acaso o Aécio nao era tucano?

  21. O problema do Brasil é o proprio povo, enquanto o povo não se respeitar, os politicos vão ser sempre assim, o reflexo do proprio povo. Reclamam de politico corrupto, mas no instante seguinte cortam fila, cortam pelo acostamento, jogam lixo na rua, fumam em ponto de onibus e por ai vai … Pequenos crimes, mas ainda crimes.

  22. Também acho que não, afinal os políticos corruptos, criminosos do calarinho branco, aparelharam o STJ, STF, grandes bancas de advogados (Amigos e parentes de juízes onde ninguém se declara impedido de nada) e pelo visto sub-procuradores da PGR.

  23. A conclusão é clara. Os corruptos e ladrões não vão mudar de profissão. Vão continuar roubando. Temos que ter uma justiça de verdade, rápida e justa, e educar a população para que se acostume a ser honesta e não corrupta. Isso leva gerações. Por isso a Lava Jato sozinha não vai limpar o Brasil.

  24. A pergunta deixa um enorme espaço de interpretação do resultado: quem pensar cartesianamente, vai concluir que a limpeza total é impossível e responderá NÃO.
    Se a pergunta fosse “em que medida a Lava Jato limpa a corrupção no Brasil, muito, pouco ou nada?”, o resultado seria bem outro.

    1. A pergunta proposta por O Antagonista é pueril. Todos sabemos que não há soluções definitivas para o grave problema da corrupção no Brasil; e a Lava Jato não tem essa pretensão. A pergunta que você sugeriu é bem mais racional e daria uma visão mais exata do que pensam os brasileiros.

  25. Seria muita ingenuidade considerar a LavaJato ❤️ como a responsável por resolver a corrupção no país. Ela já fez mais do que qualquer um de nós jamais sonhou. Mesmo que não resolva o problema, ela estabelece parâmetros para o país enfrentar a corrupção em todas as esferas, basta exigirmos o que queremos e muita pressão.

  26. É um pouco mais profundo que isso. O povão sabe que se ficar só na Lava-Jato e não se der continuidade ao processo, inclusive mudando leis, os ratos vão se proliferar novamente.

  27. A sorte desse povinho covarde que é metade deste país é que os juízes, procuradores da Lava Jato, a PF tem Espinha.
    Porque fazer o trabalho duro, corajoso, competente deles pra ouvir de um monte de moleirão: Ah, num vai dá certo. Num vai dá in nada. Tuda mesma coisa…
    Tenham paciência. Este povinho que não merece a Lava Jato, merece mesmo o PT, PSDB, PMDB e cia.