Pesquisa exclusiva mostra a falta de educação política dos brasileiros

O Instituto Paraná fez uma pesquisa nacional exclusiva para O Antagonista.

A pergunta foi sobre até que ponto o fato de um candidato a presidente ser do PSDB, PT ou MDB impactaria a intenção de voto nele.

No caso do PSDB, 62,5% responderam que não faria diferença se o candidato fosse tucano ou apoiado por tucanos; 28,4% responderam que a intenção de voto diminuiria; 6,7% que aumentaria.

Quanto ao PT, 43,1% responderam que não faria diferença se o candidato fosse petistas ou apoiado por petistas, 38,1% responderam que a intenção de voto diminuiria; 17,6% que aumentaria.

Em relação ao MDB, 57,5% responderam que não faria diferença se o candidato fosse emedebista ou apoiado por emedebistas; 33,5% responderam que a intenção de voto diminuiria; 6,3% que aumentaria.

Conclusão: o PT sofreu um desgaste bem maior do que PSDB e MDB, mas os brasileiros continuam a importar-se muito pouco com os partidos e as lambanças protagonizadas pelas agremiações. É nesse vácuo criado pela falta de educação política que a malandragem aposta para continuar à frente do país.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. a inguinorância é que atravanca o pogrécio. São estes bolsa-família que elegem os candidatos em troca de uma camiseta ou de uma cerveja. CHEGA DE VOTO OBRIGATÓRIO, a maior fraude eleitoral.

Ler mais 62 comentários
  1. a inguinorância é que atravanca o pogrécio. São estes bolsa-família que elegem os candidatos em troca de uma camiseta ou de uma cerveja. CHEGA DE VOTO OBRIGATÓRIO, a maior fraude eleitoral.

  2. PARABÉNS PELA IMPORTANTE MATÉRIA.
    FALTA EDUCAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS DA PALAVRA AOS BRASILEIROS.
    MAL EDUCADOS E DESPREPARADOS PODEM SER CANDIDATOS E VOTAR.
    ESTA É A GRANDE E MAIOR FRAUDE ELEITORAL.
    O VOTO OBRIGATÓRIO OBRIGA AQUELES DESPREPARADOS A VOTAREM E ESTES VOTAM NOS MAIS POPULARES E POPULISTAS, COMO LULA, UM SEMIANALFABETO E DESPREPARADO PARA O CARGO MAIOR DA NAÇÃO. E ELE SE ELEGEU 2 VEZES E AINDA A ANTA DA DILMA E MESMO NA CDEIA TERIA UM Nº EXPRESSIVO DE VOTOS.
    NOSSAS ELEIÇÕES SÃO UMA FRAUDE POIS SÓ BANDIDOS E CORRUPTOS SE ELEGEM.
    HONESTOS NÃO COMPRAM VOTOS E PORTANTO NÃO SE CANDIDATAM POIS SABEM QUE NÃO SE ELEGERÃO NESTE SISTEMA CORRUPTO.
    PARABÉNS NOVAMENTE POR ABRIR ESTE TEMA PARA DEBATE E CONSCIENTIZAÇÃO DA NAÇÃO.
    ISTO É IMPRENSA E JORNALISMO.

  3. aqui na praça sete de setembro no centro de BH a rádio jovem Pan fazia uma enquete com o povo, ao tempo do lançamento do primeiro filme da série parque dos dinossauros. Perguntando: o senhor/senhora está sabendo que a prefeitura está planejando liberar nas ruas da cidade os dinossauros que vivem no zoológico por falta de condições de alimentá-los??? o que o senhor acha???
    poucos sorriam e se esquivavam. A maioria, principalmente as senhoras ficava horrorizada com a notícia. Que isso é um absurdo que vai ser um caos no transito já tumultuado. Uma sujeira só. Que não pode e etc e tal…e faziam isso com frequência, inclusive sorteando um ingresso para um show do Elvis Presley em dupla com Michael Jackson. Quer dizer; o povo é doido de jogar pedra.

  4. Não se preocupar com as lambanças de um partido não é falta de educação política, é amoralidade.
    .
    Educação política é inteirar-se da linha de atuação de tal partido, se é de esquerda ou direita, intervencionista ou liberal e por aí vai. E claro, saber o que significa esquerda e direita e etc e tal.
    .
    É importante saber o que preconiza um partido pois a cara de um mandato só é a de um homem em caso de ditadura. Em uma democracia, a cara é a do partido, queira o eleitor ou não.
    .
    Você pode gostar do Dória, mas o governo dele vai ser social democrata se ele estiver no psdb. Caso quisesse ser liberal, perderia o apoio interno e a capacidade de aprovar e implementar mudanças.
    .
    É mais importante saber escolher o partido em que votar que simplesmente escolher o nome de um de seus componentes.

  5. Os políticos são verdadeiros ilusionistas.
    Ao mesmo tempo que discursam, batem a carteira do bolso do cidadão.
    São hábeis nas palavras para levar no papo a esperança do povo.
    Cansamos desse truque sujo.
    Então só resta ignorar essa classe odiosa formada por partidos e políticos.

  6. Dizem que o brasileiro só fecha a porta depois de roubado , que deixa tudo para o ultimo dia e ainda reclama da fila e que é o último a saber que está sendo traído .
    Quando é mal tratado ou simplesmente não é tratado quando procura atendimento médico .
    Quando é vítima da violência , por um bandido que já foi preso e solto repetidamente .
    Quando vai viajar é multado e fiscalizado , mais seu pneu estourado no buraco é problema seu .
    Quando invade a faixa de pedreste é punido , mas sua propriedade pode ser invadida e saqeada e se revidar , resistir , vai preso , juri popular e morrer na cadeia .
    Nem sofrendo o brasileiro admite que é o culpado , está sofrendo porque votou errado .

  7. Os venezuelanos deviam ser como os brasileiros… Agora não devem ser mais.
    .
    Infelizmente, O BRASILEIRO PRECISA PASSAR POR UMA EXPERIÊNCIA SOCIALISTA para APRENDER, como, suponho, aprenderam os venezuelanos.

  8. É isso aí!! Fala-se muito que nas próximas eleições as coisas vão mudar!!! Não vão, não!!! O que vai mudar é colocar esses caras na cadeia e tirá- los de circulação!!! Só assim, pois esses bandidos continuam a trocar dentadura, lugar na fila do SUS, cesta básico e outros penduricalhos para angariar votos!!!
    Só a cadeia resolve!!!

  9. o povo esta sendo enganado a bastante tempo, isso foi feito de forma orquestrada, muito sutil para emburrecimento da nação. Ao mais antigos quem não se lembra das: Educação Moral e Cívica e OSPB, Economia Doméstica, Educação para o Lar, Latim, Técnicas Comerciais. Ai hoje os alunos estão sendo catequizados com a tal de ideologia de gênero, ideologias e mais ideologias.

  10. Atenção! Você que é brasileiro, não se aflija!

    Com pomadas KuLargol e KuLargon o seu prestimoso orifício patriótico de brasuca “esperto sabichão” estará sempre azeitado e anestesiado, pronto para receber e acolher o que vier pela retaguarda.

    KuLargol e KuLargon oferecem inigualável qualidade de azeitamento, lubrificação e anestesia, propiciando menos atrito e fricção no seu Retro-Circunlóquio-Furicular-Patriótico.

    KuLargol e KuLargon – tubos 500g – US$ 15.00 (dura em média 2 semanas).
    Disponíveis em sabores Pi-K-Vermelha-Federal e Pi-K-Rubra-Nacional.
    Indicada para o intenso trauma de brasileiros em fase de “adestramento iniciático”, assim como para brasileiros “espertos” entendidos já “iniciados” e bem “adestrados”.

    Use e abuse sem moderação, pois este será seu único conforto.

  11. O que é pior a falta de educação política , que faz do eleitor um tolo , suscetível a manipulação e enganação ?
    Ou a falta de integração de interesse político , que faz o eleitor votar no melhor colocado nas pesquisas para não perder o voto , votar nulo e branco , sem saber que matematicamente está votando e no pior ?
    O pior é que infelizmente para as próximas gerações o eleitor brasileiro em sua grande maioria sofre das duas anomalias :
    Sofre de ignorância e irresponsabilidade cívica .

  12. Parece-me que O Antagonista é adepto da tese Janotista de que todos são iguais aos petistas que detinha o poder central na última década e promoveu o maior esquema de corrupção que se tem notícia na história, é isso? Menos batista ou como diz o demiurgo, menas…!!!!!

  13. Quem tem alguma educação, especialmente política, NÃO é e NEM será REI. Mais facilmente será, sim, perseguido pela cleptocracia que anda lado a lado com a barárie

  14. So nisso q o brazuca he mal-educado?Nos states a pessoa identifica o turista brasileiro de longe-jogando lixo no chao,gritando com os filhos na rua,esbarrando nas pessoas,nao disem obrigado nunca…
    Brasileiro he a rale mundial,o povo mais mal-educado do mundo,e se acham…brazuca tem “educacao” para comentar novela,bunda de muie,carnaval,falar mal dos outros.E a inveja,eta povinho invejoso e olho-grande.Gracas a Deus q eu nao sou mais brasileiro,renunciei a cidadania dessa latrina campea mundial de corrupcao.

    1. Não é bem assim, há muito exagero nesse comentário, vi coisas na França, Italia e Portugal que nunca imaginaria que fosse ver.Na Itália até chamei a atenção de um comerciante italiano, dizendo a ele que esperava mais civilidade de um europeu.Aqui na Copa teve os Americanos bêbados que quebraram o banheiro do posto, teve o Alemão que roubou a Peça de Arte do Aeroporto de Guarulhos que foi flagrado pelas câmaras etc…Como diz a garotada , “menas”.

  15. Começarem a falar, e alertar os brasileiros. falar sobre a verdade do FGTS, CLT etc…ajudem..esqueçam o lula que já foi preso….Vamos pensar no Brasil e prender o resto….

  16. O PSDB não pode sofrer o mesmo desgaste de quem era Desgoverno desde 2003 e de quem foi base de apoio das maluquices, incompetência e corrupção desses 13,5 anos de desgovernos. PsDB, Dem, PPS eram oposição, não tem culpa no cartório e eram atropelados nas votações no Congresso.Não podemos misturar alhos com bugalhos.

  17. Se existem partidos-quadrilha é porque o povão assim o quer. Não é uma questão de educação, é de identificação. A imensa maioria só valoriza direitos “seus” que cancelam direito dos demais. A maioria apoia o “rouba mas faz”. Quase todos defendem “tirar do rico para dar ao pobre”. Defende isenção de impostos e direitos para si próprio, mesmo que isso prejudique os demais. Veja as invasões de terras e propriedades, o uso de drogas, as ciclofaixas, as interdições de ruas e avenidas para “lazer da população”. O brasileiro é autor e curador de sua própria desgraça.

  18. Acho que a educação política deve começar pelos próprios políticos. A grosso modo, poderíamos dizer que Lulas, Dilmas, Aécios, Temeres, Jucás, Padilhas, Dirceus, Ciros, etc. não são os partidos que integram. Ou seja, nos partidos que eles integram tem gente decente, honesta e com bons propósitos. O que acontece é uma anomalia partidária no Brasil. Aqui os partidos têm donos. Aí eles bordam e pintam. Então, aqueles que eu chamei de decentes, honestos e com bons propósitos são, também, covardes, porque não se rebelam nos partidos e só dizem amém aos “donos” dos partidos.

  19. Os partidos não são partidos. São agremiações que visam interesses próprios, ponto.
    0
    TODOS SEM EXCEÇÃO!
    0
    Para onde correr?
    0
    E se surgir o “candidato certo”, ficha-limpa, com as propostas mais corajosas (leia-se impopulares), só que, apoiado e trazendo de arrabalde aquela “turminha” de sempre?
    0
    Dos partidos de sempre? Que teimam em existir quando já deveriam ter sido extintos e seus integrantes presos e afastados definitivamente da política e da sociedade?
    0
    O quê fazer?
    0
    Do presidencialismo de cooptação da “Nova República”, inaugurado nos anos 1980 e aprimorado à perfeição pela corrupto-clepto-cracia do Estado que serve ao Partido, do início do séc.XXI, o quê sobra?
    0
    Abster-se de votar pois não se vê perspectiva? Esse quadro é desanimador. Não sobra nada?

  20. Povo ignorante, por isso o Brasil não prospera, para maior parte o Brasil ainda é somente futebol e carnaval. Escolher os políticos que decidiram o futuro de cada um de nós é uma das ultimas coisas a se pensar. E depois, este bando de hipócritas que representam a metade da população reclama da vida. VÃO SE FU.DER.

  21. Não é de hoje que se votam em pessoas no Brasil, e é um dos fatores que faz que a corrupção tenha se alastrado pela administração pública.Para mudar isso só com a reforma político-eleitoral, a mãe de todas as reformas, sem ela todas as outras serão reformas capengas.O principio geral dessa reforma, acho eu, é a valorização de partidos e seus programas, para começar com fidelidade partidária para valer ( o mandato é do partido, saiu por qualquer razão perde o mandato sem mais delongas), barateamento das campanhas eleitorais e dinheiro público vinculado a voto no partido, voto distrital e no médio prazo, parlamentarismo(nos igualando as democracias mais desenvolvidas como Reino Unido, França e Alemanha)e voto em lista fechada, entre outras medidas de menor alcance mas igualmente importantes.

  22. É ASSIM QUE VAMOS, DE LULA E DILMA EM DIREÇÃO AO BOLSOMICO E MARINA DA SELVA…. SOFRÊNCIA SEM FIM. MAS ESTE ANO TEM COPA DO MUNDO – VAAIII BRASIUUUU!

  23. Atenção! Você que é brasileiro, não se aflija!
    Com pomadas KuLargol e KuLargon o seu prestimoso orifício patriótico de brasuca “esperto sabichão” estará sempre azeitado e anestesiado, pronto para receber e acolher o que vier pela retaguarda. Somente KuLargol e KuLargon oferecem inigualável qualidade de azeitamento, lubrificação e anestesia, propiciando conforto para o seu Retro-Circunlóquio-Furicular-Patriótico.

    KuLargol e KuLargon – tubos 500g – US$ 15.00 (dura em média 2 semanas).
    Disponíveis em sabores Pi-K-Vermelha-Federal e Pi-K-Rubra-Nacional.
    Indicada para o intenso trauma de brasileiros em fase de “adestramento iniciático”, assim como para brasileiros “espertos” entendidos já “iniciados” e bem “adestrados”.

    Use e abuse sem moderação, pois este será seu único conforto.

  24. aposta e GANHA nesse universo de sem-noção politica, estamos ferrados mesmo!
    sempre digo, politico ruim se descarta, e esse povinho exxperto o que fazer??
    ….vou dirigir até o Uruguay mamacita!

  25. Meu sonho (impossível, segundo artigo da Folha SP ontem, vide link abaixo), era que nós brasileiros pudéssemos melhorar a qualidade do nosso Congresso. Considero isso ainda mais importante que a “qualidade” do presidente. Veja o OBAMA, com toda sua inteligência e lábia, pouco fez, pois foi travado pelo Congresso. Leia na matéria como o nosso Congresso POUQUÍSSIMO se renova: http://www.eb.mil.br/web/resenha/display/-/asset_publisher/9B8IpAnDp1we/content/renovacao-no-congresso-nacional-esqueca-artigo-

    1. Praticamente, tudo o que Obama fez foi com base em “executive order”, sem passar pelo Congresso, Por isso, tb Trump pode anular facilmente, por esta via, (executive order)as medidas adotadas por Obama . Trump vem derrocando o legado NEFASTO de Obama. Gracas a Deus!

  26. Ou seja, o brasileiro merece os governos que elegeu. Se em vez de reclamar ou sentir pena de si próprio, avaliasse o escolhido como se fosse comprar o carro dele, provavelmente iria melhorar um pouco.

  27. O Antagonista é uma piada

    O fato do brasileiro NÃO generalizar o todo do “partido” pela parte de “políticos corruptos” revela consciência, e não falta de educação!

    Pelos Antas, o certo seria o brasileiro votar em coringas, tipo Bolsonaro com nove partidos nas costas.. e uma falta de memória e ação contra a corrupção por onde passou

    Menos, antas!

    1. Tentar forçar menos essa narrativa de que existe algo de bom no pt, psdb, e pmdb… tentando nivelar Jair Bolsonaro por baixo, com essas pestes…

      Fala de Joaquim Barbosa, Yousseff, e Beira Mar, sobre Jair Bolsonaro: https://www.youtube.com/watch?v=Uym7OuYXJ1M

      Bolsonaro esculacha o PP: https://www.youtube.com/watch?v=JqE2NCrrihE

  28. As pessoas sequer sabem de qual partido eh seu candidato, fiz essa pergunta a uma pessoa nas eleições de prefeito a qual partido ele pertencia,ela simplesmente disse não sei.

  29. O Brasil tem mais partido político que outras coisa, ainda assim ninguém se sente representando por nenhum deles, nenhum. Se sair peguntando na rua para as pessaos “diga um partido que goste… ” não vão te responder, todos estão na lama no fim das contas. Então o que resta é achar -talvez- os candidados menos piores, ai o partido acaba não tendo importância alguma. Não tem como criticar a população, é difícil achar um partido decente. E ah, esta pesquisa mostra que quando estes partidos grandes passarem a colocar a máquina pública para trabalhar (sobretudo os tucanos aqui em Sp) pode mudar bastante o quadro eleitoral sim viu.

  30. A conclusão não obrigatoriamente corresponde à realidade.
    na verdade não existem partidos políticos no Brasil, excetuando o Partido Novo.
    O que existe são agremiações que beiram o banditismo, facções criminosas, gestadas apenas para assaltar os cofres públicos e receber propinas e lavar dinheiro.
    Por isso o eleitor tenta votar em candidatos e não nos partidos que naquele momento os acolhem.
    Ou seja, o eleitor é o menos culpado.

  31. Falta noticias sobre os fundos de pensao e das federaçoes de comercio tambem. Delaçao do paloci idem.

    AGORA EU TÔ PAGANDO, ENTAO EU POSSO RECLAMAR NÉ ANTAGONISTAS?

  32. Mas isso é óbvio.Quem se importa com partido? Que tipo de programa tem? Eu não quero ninguem de esquerda, seja ele do partido de esquerda que for e de direita ou centro, eu olho o candidato.Assim como mais de 60% do eleitorado.

  33. E na boa, são 3 partidos que não deveriam receber mais votos de ninguém! Mas neste tipo de “democracia” somos obrigados a votar em quem não queremos, ou seja, a continuidade do mesmo. É questão de tempo para o brasileiro esquecer tudo e estes voltarem com tudo para onde estão.