Petista critica decisão que determinou voto aberto no Senado

O senador reeleito Humberto Costa, do PT de Pernambuco, atual líder da minoria, disse a O Antagonista não concordar com a decisão de Marco Aurélio Mello, que determinou que a votação para a presidência da Casa, em 2 de fevereiro, seja aberta.

“Eu acho uma coisa equivocada, uma interferência desnecessária por parte do Supremo.”

Segundo o senador, a determinação do ministro “vai criar uma contradição complicada”, porque na Câmara, a princípio, o voto na eleição para presidente será secreto.

“Não tem quem entenda isso.”

Perguntamos se o senador não acha que, por uma questão de transparência, a população não tem o direito de saber como votará cada um deles.

“Veja, assim também a gente iria dizer que o voto da população tem que ser aberto, por transparência. Não é uma por uma questão de transparência, é para garantir a independência e a autonomia de quem vai votar.”

Leia também:

Petista quer presidente do Senado que ‘não se curve’ ao STF

Temos uma chance única de começar a limpeza do Judiciário. LEIA AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 122 comentários
  1. Ô petista Bocó! Todo poder Emana do povo! O sufrágio universal tem que ser secreto, pois o voto do povo é soberano. Agora o dos parlamentares que são eleitos pelo povo, aí não! Vocês devem sat

  2. Humberto Costa, que sempre esteve por trás de TODAS as iniciativas de cerceamento da liberdade de expressão na Internet. Me admira muito de que isso passou despercebido pelos “Antagonistas”.

  3. Essa desculpa de independencia de escolha é apenas mais uma – ou a unica – desculpa de Senadores que insistem em trabalhar para si e nao para o pais/povo e isso implica seguir ditames morais vigentes

  4. Sr. Senador Humberto, o quê teme vossa excia? A transparência deveria ser seu nome do meio. Nós,o Povo, temos o direito de saber justamente o que vocês querem esconder. Tenha respeito, sr.v.excia.

  5. Não exatamente! A população não deve satisfaçoes para eles, meros servidores. O contrário é BEM diferente, a população tem todo o direito de saber se esses pilantas não estão agindo em caus

  6. PT a favor da candidatura do Renan Cangaceiro, o único capaz de peitar o STF. Devemos apoiar a candidatura do Álvaro Dias, o mais sensato dentre as opções. Cobrem os parlamentares que elegeram.

    1. Larga de ser otário, um senador da República que se submete à pressão do Executivo deve ser escorraçado do Congresso.

  7. DEMOCRACIA pra Petista…..Ter acesso pleno e irrestrito ao dinheiro publico….roubar tudo ….e escolher os Membros do Supremo circo Federal….qualquer situaÇao contraria a essa……GOLPE……

  8. nós colocamos vcs aí p/ nos representar e temos o direito de saber se realmente vão fazer isso. Não queremos anonimato para que n~ sejam feitos conchavos, que não nos interessa e n~ queremos.

  9. Quanto mais politizada a população, menos os petralhas terão chances. É chegada a hora do povo acordar e extirpar de vez os petralhas da política! Chega, ninguém aguenta mais vocês.

  10. voto secreto é p quem tem o q esconder, ou tem medo, vergonha q vejam em quem votou. O eleito tem q prestar contas ao eleitor, já nas eleições o eleitor não tem q prestar contas de seu voto, imb

  11. Este argumento mequetrefe não se sustenta. Senadores são, ou deveriam ser, representantes de seus eleitores. Portanto, têm obrigação de prestar contas de tudo que fazem. Inclusive quem elegem.

  12. É muitodiferente o voto do povo sempre deverá ser secreto numa democracia. E nesta mesma democracia o povo tem o direito de saber em que o seus eleitos estão voltando, simples assim.

  13. Esse babaca está de sacanagem. Os políticos estão ali pra prestar contas do que fazem ao povo. Não tem nada a ver com o sufrágio para escolha dos representantes. PT e a mania de agir às escuras

    1. Cretina mesmo, coisa de esquerdopata. Eles são eleitos pelo povo e devem transparência ao povo. Se não tem culhão pra peitar Renan Calheiros, nem no Senado devia estar.

    2. este é o nível dos petralhas q debocham e desprezam a inteligência alheia, ou a mede pela sua, q se assemelha a de uma ameba.

    1. o pt nunca foi esquerda é apenas uma facção criminosa sem ideologia a não ser roubar e se apropriar do poder custe o q custar.

  14. Retardado completo. O voto da população é secreto, mas o voto daqueles que estão votando por nós tem que ser aberto. Vejam que a choradeira se concentra nos fanáticos de esquerda. Por que sera?

  15. Eu também não concordo. Não concordo que este bandid/o, corrupt/o, canalh/a, assassin/no, membro da Maior Quadrilha do Universo esteja solto. Deveria estar no mínimo preso, ou exterminado.

  16. Todos os Senadores do PT irão votar no Renan Calheiros. Renan é o inimigo número 1 do Sérgio Moro, de forma que todos os senadores corruptos irão votar nele. Por isso querem segredo.