Petrolão é pior que parece

O Tribunal de Contas da União descobriu desvios até 70% maiores em obras da Petrobras do que os constatados em auditorias antigas, segundo o Estadão.

Com base em provas da Lava Jato, como documentos obtidos em quebras de sigilo de empreiteiras, o tribunal refez o cálculo de superfaturamento em três contratos da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e um do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), nos quais as perdas ao erário somam R$ 3,7 bilhões.

Notas fiscais emitidas por fornecedores de materiais mostraram o custo real de equipamentos específicos da indústria de petróleo, que antes não constavam dos sistemas oficiais de pesquisa de preços consultados pelo TCU.

Na comparação dos valores praticados no mercado com os previstos nos contratos, revelou-se um rombo maior.

Agora, “a corte está refazendo as contas de pelo menos mais nove contratos de Abreu e Lima, da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e também da Usina de Angra 3, gerida pela Eletronuclear”.

26 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Fornecer para a Petrobrás custa muito mais caro do que para qualquer outra empresa no Brasil. São dezenas de exigências excessivas, tanto de documentação que acompanha o produto, como de implantação de processos, certificações caríssimas, exigências de benefícios trabalhistas muito acima do que o mercado pratica. Então não adianta cotar uma bomba, que é um desses produtos tagueados citados, na china, de prateleira, por exemplo, e falar que é o preço praticado.

  2. atenção:

    Desqualificação de MORO:

    Na capa da revista CartaCapital (lida por universitários e professores — kuá, kuá, kuá), o Sr. Sérgio Moro está como uma espécie de “MENDIGO” do Brasil 🇧🇷 Colônia…

    Tentam desqualificar o juiz inteligente e sábio. Corajoso, inclusive.

    A capa dessa Carta Capital (revista truculenta & perigosa) tenta também desqualificar o 7 de setembro.

    Sobre o cavalo 🐴 está Michel Temer.

  3. Temer não vai ter tempo de ser pior do que os do PT. Que diferença nas indicações ao STF? Isso está na CONSTITUIÇÃO, não é decisão de governo. E as COMPRAS de congressistas feitas por Temer para se manter no poder? O que as diferem das demais? Nosso problema está em atacar PESSOAS ao invés do SISTEMA vigente, feito para favorecer políticos.

  4. Demite toda esta classe desse TCU, pois ganham pra que? se estão dormindo em berço esplendito, o país não precisa de funça público custando os olhos da caram, para não produzirem nada.

  5. Ao lado dos advogados, os três caciques trocavam frases de efeito pelo Skype.
    O acordão estava de pé.
    O primeiro, peemedebista, foi logo chutando o balde: “Tem que destruir isso, viu?”
    “Queridos, se tiver algo, destruam!”. afirmou o lulopetista, rouco e sem nenhuma vergonha na cara, como sempre.
    “Isso! Tudo tem que virar pó! “, concluiu o tucano, metendo o bico do nariz e os pés pelas mãos.
    De repente uma voz diferente foi ouvida na conversa. Entrou um boi na linha:
    “Amigos? Podem repetir? Eu não gravei direito. Ficou meio picotado…”
    “Caramba, Joesley, quem te chamou pra conversa?”, gritou o tucano, injuriado.
    “Ótimo, ótimo. O grampeador tá de volta! Dedo-duro!”. O Jaburu mal se aguentava. Queria ver sangue.
    “Calma, queridos! O açougueiro é um canalha, mas é meu amigo! Apaga a minha parte, Jojô?”

  6. TODOS OS CONTRATOS QUE ENTRE O GOVERNO E A INICIATIVA PRIVADA SÃO FRAUDULENTOS! SÓ IDIOTA/INOCENTE/QUEM TÁ GANHANDO($$$$) QUE NÃO CONCORDA. TODOS OS DIÁLOGOS QUE ENVOLVESSEM $$$$$$$ ENTRE SERVIDORES PÚBLICOS DE QUALQUER ESFERA E PARTICULARES DEVERIAM SER GRAVADOS COM ÁUDIO E VÍDEO E SEREM DISPONIBILIZADOS PARA A CONFERENCIA DE QUEM QUISESSE. ASSIM Q DEVERIA SE DAR A PUBLICIDADE NO INTERESSE PÚBLICO.

  7. Se houvesse roubalheira apenas na Petrobras, pelo menos haveria alguma esperança.
    Mas há roubalheira em todos os entes, órgãos e entidades públicas.
    Ou seja, não há pernas e braços suficientes para controlar tantas irregularidades.
    Esse país é uma verdadeira fraude!

    1. Não, fio! O Brasil está sendo limpo de cabo a rab0! A Lava Jato é um marco histórico! Não se preocupe, não…

  8. Esses ASSALTANTES que governam e governaram o país, deveriam ser presos sem direito a nada. Eles não só assaltam, como matam milhares de pessoas.
    Não menos bandido, o judiciário conivente, deveria ser julgado por uma corte internacional a pedido da população. Só assim teríamos justiça.