Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Pezão é condenado pela Lava Jato a mais de 98 anos de prisão

Ex-governador do Rio é acusado de ter dado continuidade ao esquema de corrupção de seu antecessor, Sérgio Cabral; ele pode recorrer e deverá responder em liberdade
Pezão é condenado pela Lava Jato a mais de 98 anos de prisão
Foto: Carlos Magno/ GERJ

Luiz Fernando Pezão foi condenado nesta sexta (4) a 98 anos e 11 meses de prisão pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal. Foi a primeira sentença penal condenatória contra o ex-governador do Rio no âmbito da Lava Jato.

Bretas considerou Pezão culpado dos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro —ele é acusado de ter dado continuidade ao esquema de seu antecessor no governo, Sérgio Cabral.

A ação penal, registra a Folha, teve como origem a colaboração premiada do economista Carlos Miranda, que apontou Pezão como beneficiário de uma mesada de R$ 150 mil durante a gestão Cabral.

O ex-governador poderá recorrer e deve responder em liberdade até que a ação transite em julgado. Ele chegou a ser preso preventivamente em novembro de 2018, mas cerca de um ano depois teve a prisão revogada pelo STJ.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO