Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

PF faz operação contra garimpo ilegal em terra indígena no Pará

Crimes teriam ocorrido no sul do estado; agentes cumprem 62 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva nesta quarta-feira
PF faz operação contra garimpo ilegal em terra indígena no Pará
Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Terra Desolata, contra a extração ilegal de ouro na terra indígena Kayapó, no sul do Pará.

Os agentes foram às ruas para cumprir 62 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva no Pará, Amazonas, Goiás, Roraima, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e no Distrito Federal.

As diligências foram ordenadas pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal no Pará, que também determinou o bloqueio de R$ 469 milhões dos investigados, o sequestro de 5 aeronaves, a suspensão da atividade econômica de 12 empresas; o sequestro de bens imóveis de 47 pessoas e empresas, além do sequestro de outros 14 bens móveis.

Segundo a PF, as investigações começaram no ano passado e indicam que o grupo criminoso atua em 3 níveis. O primeiro trata dos garimpeiros comuns, que extraem o ouro, sem Permissão de Lavra Garimpeir (PLG). Depois, eles vendem o ouro para intermediários, que estão no segundo nível. O terceiro é composta por grandes empresas, para as quais os intermediários repassam o ouro.

De acordo com as apurações, ela injetam os produtos no mercado nacional ou destinam o mesmo para a exportação. As autoridades também investigam se pessoas trabalhavam em condições análogas à escravidão.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....