Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

PF pede levantamento de denúncias de fraude em urnas eletrônicas

A solicitação às superintendências regionais aconteceu antes mesmo de ser solicitada pela Comissão Especial que discute o voto impresso
PF pede levantamento de denúncias de fraude em urnas eletrônicas
Foto: Daniel Estevão/MJSP

A direção da Polícia Federal enviou nesta quinta-feira (17) a suas superintendências estaduais uma ordem para que forneçam à Diretoria de Combate ao Crime Organizado informações sobre todas denúncias de fraudes eleitorais desde 1996, quando foi implementada a urna eletrônica. A informação é de O Globo.

O pedido foi disparado duas horas depois de uma entrevista do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, à CNN. O ministro criticou a proposta que prevê o voto impresso no Brasil e disse que Jair Bolsonaro tinha o “dever cívico” de provar suas acusações de que houve fraude em 2018.

O documento da PF justifica o pedido pela “recente criação da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição 135-A, de 2019, da deputada Bia Kicis (PSL-DF), a chamada ‘PEC do Voto Impresso.”

Segundo o ofício, há uma necessidade recorrente de consolidar, no âmbito deste Serviço de Repressão a Crimes Eleitorais, todos os dados referentes à denúncias de fraudes eleitorais desde a implantação da urna eletrônica em 1996.

A PF informou ao jornal que  não recebeu nenhuma solicitação oficial de informações da comissão, mas soube que havia o pedido e decidiu se antecipar.

Um requerimento para que as informações fossem pedidas à PF, porém, só foi aprovado na Comissão Especial à tarde, horas depois.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO