PGR aceita discutir papel da Petrobras no processo do triplex de Lula

A Procuradoria Geral da República opinou em favor de um pedido da defesa de Lula para discutir o papel da Petrobras no processo do triplex.

Na prática, uma vez aceita a recomendação, a ação, em curso no STJ, poderá se prolongar.

A questão gira em torno da condição da Petrobras no caso. Na ação, a estatal se apresenta como vítima do esquema de corrupção e participa como assistente de acusação.

A defesa, porém, questiona o fato de, nos Estados Unidos, ela ser ter se declarado culpada por prejudicar acionistas ao não ter conseguido evitar os desvios.

Foi essa confissão de culpa que levou a estatal a fechar um acordo com os americanos, se comprometendo a pagar US$ 853 milhões – 80% disso (cerca de R$ 2,5 bilhões) foi enviado ao Brasil para um fundo criado pela Lava Jato.

Em parecer enviado ao STJ, onde a defesa recorre contra a condenação, a PGR se mostra favorável à discussão da condição da Petrobras no processo.

Se for aceita, a recomendação abre uma frente de defesa para Lula na discussão do caso e posterga o julgamento, que ainda não tem data marcada.

No documento, o órgão cita recente decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes que, ao suspender o fundo da Lava Jato, também suspendeu o andamento de todas as ações na Justiça que tratem do assunto.

A PGR também quer aguardar uma decisão do próprio STF sobre o habeas corpus em que a defesa de Lula pede a anulação da condenação, ou pelo menos, a oportunidade de fazer a sustentação oral no julgamento do recurso no STJ.

A PGR recomenda que o relator no STJ, Felix Fischer, ao menos intime a defesa, para avisá-la sobre a data do julgamento do recurso, a ser realizado na Quinta Turma do tribunal.

STF, OAB, STJ... os personagens dos julgamentos que podem libertar Lula. Saiba mais

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. mafalda disse:

    Ah Dodge, é muiiita vontade de anular 1 processo. Esqueceu-se completamente que a aplicação das responsabilidades objetiva ou subjetiva varia de acordo com o ramo do direito, da legislação aplic

Ler comentários
  1. Ricardo disse:

    PQP! Nós EUA, os INVESTIDORES foram lesados. Aqui, a Petrobrás foi conduzida pela ORCRIM a "premiar" os criminosos. Ou precisa desenhar?

  2. Timão disse:

    Deltan Dalagnol, que venha logo moralisar nossa PGR.

    1. Timão, o GAMBÁ-ZOOOOOOOOOOOOODROMO .....................................................................PQP

  3. Edson disse:

    São várias frentes pra tentar libertar o Lula. Só não terão sucesso se o povo permitir.

  4. Luis disse:

    Roubaram bilhões nestes anos todos. E certamente estes bilhões escondidos em, desde paraísos fiscais, apartamentos e malas devem estar irrigando os agentes que poderiam combater a impunidade.

  5. AC2018 disse:

    Experimente errar uma virgula em seu IR. Você será considerado criminoso. Como esses bandidos roubar TANTO, e continuam milionarios? Vergonha! Vergonha! Vergonha!

  6. mara disse:

    Os tribunais superiores estão a mercê desse ladrão. Como é fácil mandar na justiça qdo se tem dinheiro (roubado) p pagar advogados. Que país é esse?

    1. Mas, a nação vai pra cima deles com bota. Bolsonaro, intervenção nesse p u t e i r o? Urgente!!!

    2. Q país e esse? País q o judiciário blinda corruptos, o crime compensa aq pq eles são coniventes com ORCRIM. Simples assim.

  7. Drummond disse:

    O dedo marrom ta MELADO de m*, do Julgado e condenado maior ladrão da História do país, do mundo, q superou a mafia italiana pq transpassou divisas pelo mundo todo...

    1. 11 sinistros pingando marrom... A fralda vai feder...

  8. Mario disse:

    A defesa quer que a Petrobrás faça uma confissão de culpa perante as autoridades brasileiras mas não dá o exemplo ?

  9. marcelo disse:

    E a Dra. Raquel Dogde vai cair em mais uma esparre.la ?

  10. Ivanor disse:

    Alguém saberia dizer até quando serão apresentados recursos de LULA a lesma; Transitado em Julgado? Pretendo viver até 2050, e gostaria de ver, pelo menos, até 2047 o assunto encerrado.

    1. Resposta: Relembre Temer, Dirceu, Barata, DilmANTA, Mantega, tantas outros. Pq? Pq se um for, leva 1000 junto... Rsss

  11. nozmok disse:

    o ridículo que acha que somos dementes: ""culpada por não conseguir evitar os desvios" não quer dizer que não possa acusar quem desviou num processo no Brasil, é a suprema demência imperando!

  12. GILMAR disse:

    O judiciário brasileiro parece está de quatro pra um sujeito que é considerado o maior corrupto da historia desse país, é que um dia chamou esse JUDICIÁRIO de totalmente acovardados, que vergon

    1. Será que esses elementos que compõem o judiciário, quanto botam a cabeça no travesseiro, conseguem ter um sono tranquilo? Duvido.

    2. Esta parecendo q ele falou acovardado para nao falar comprado mesmo kkkkkk

  13. Kedma disse:

    Nada como ter dinheiro, para pagar uma banca milionária como a do Lula. Essa é a nossa Justiça. Lula deveria estar com todos os bens bloqueados.

    1. O s advogados no Brasil se locupletam com dinheiro da corrupção, do tráfico de drogas... Uma beleza !

  14. Paulosisa disse:

    Esse é o Brasil, o país dos corruptos e ladroes de colarinho branco, graúdos e alguns de capa preta. Bandidos soltos e o povo de bem preso em suas casas com grades nas janelas...

  15. #RaimundoNonato disse:

    O processo todo será cancelado. O do sítio igualmente. E o Estado, ou seja, vocês, irão indenizar o Lula pela sua prisão.

  16. A. disse:

    Tudo para postergar o fim do processo, permitindo que o golpe do stf contra o Brasil vingue, com a ajuda de todos os envolvidos!

    1. Esperar o que de uma criatura escolhida a dedo por Michel Temer, com o aval de toda a ORCRIM? Querem honestidade?

  17. Indignado disse:

    O objetivo é postergar o julgamento para depois do STF decidir sobre a 2ª instância e assim, sair livre leve e solto.

  18. Batatinha disse:

    Notícia da falência da gráfica que imprime o ENEM por falta da grana super faturada passa ao largo no O Antagonista. Esse site já foi melhor.

    1. ELE MERECE! Foi o melhor presidente que o Brasil já teve, roubou tudo que podia e deixou sua quadrilha roubar o resto. Foi único que tinha um sitio e um triplex que não eram dele.

    2. Bem observado. A gente até esquece. Essa é a meta.... Não divulgado pq são previlegios comprado na mídia. Isso é óbvio.

    3. Palavras sensiveis, incomodam né. Mas porque não publicaram o processo da justiça federal do Rio de Janeiro. São 43 milhões que sumiram

  19. José disse:

    Essa Rachel é da turma do Gilmar e do Temer, precisa falar mais???

  20. ana disse:

    Parece samba do crioulo doido. Comparar a situação da Petrobrás em relação aos acionistas (lesados), com a situação da Petrobrás em relação ao beneficiário, hoje presidiário, é uma insens

  21. pumlítiCÚS disse:

    Tá na Hora de CREMAR a #BO#CE#TA# de Mainha Lindu. A Carniça Larga e Fedorenta do Sertão do Agreste. Continua EXALANDO o CHEIRO LAZARENTO de Virgulino GIRINO SEM ENSINO MORTO ......................

  22. Suelly disse:

    Devido a roubalheira dos govs do pt lula e dilma a Petrobras deixou e praticar lucros e dividendos aos acionistas. Não há como negar este fato: Prejuízos foram apurados.

  23. Laércio disse:

    A Petrobras, nas pessoas de seus diretores e gerentes corruptos, também é ré. O triplex do Guarujá foi propina da estatal para lula sim. Será um inversão de valores, se o stf a considerar vítim

  24. Alex disse:

    VAMOS JULGAR LULA CONFORME A LEI AMERICANA???? ...................................................................aí sim.

  25. Coockee disse:

    Ótimo....vamos pedir julgamento do molusco baseado nas leis americanas também....vai pegar perpétua ou pena de morte.

  26. Observer disse:

    Esra idiota da PGR fez o que em Rarvardi ! Se a BR não se declarasse culpada ao Department of Justice, estaria banida do mercado de ADRs e provavelmente com uma multa impagàvel.

  27. MirandaNeto disse:

    Tudo está sendo "costurado" para dar um diploma de "ONESTIDADE" ao maior ladrão da história do Brasil. PGR cheio de esquerdistas dando a deixa para o STF soltar o ladrão. É muita indecência

  28. pumlítiCÚS disse:

    Onde Há Virgulino da SUB-RAÇA NINHADA de RATOS Nordestina, a TERRA é ARRASADA .......................................................................................................................

  29. Claudio disse:

    A velha justicinha brasileira é uma gracinha. O povo roubado é que se lasque. Calhordas.

  30. Gilberto disse:

    Aos poucos os brasileiros vão descobrindo quem é quem no judiciário falido brasileiro. O Brasil é país eternamente sem futuro, o governo na sua totalidade é construído para atrasar o POVO.

  31. pumlítiCÚS disse:

    BREXIT MADE in PQP. a Saidinha do Dia do Condenado, o JEITINHO brasiLIXEIRO de PAU de POLEIRO de GALINHEIRO do PUTEIRO brasiLIXEIRO. O Palanque do Cachaça Virgulino da SUB-RAÇA Nordestina .........

  32. ant!pet!sta disse:

    Essa PGR também não sabe muito bem para onde caminha e o que pretende em relação ao caso Lula. Vai acabar favorecend0 0 presidiário. A procuradora chefe tem que sair tão logo acabe o seu mandato

  33. Miguel disse:

    E inacreditável a safadesa ou incapacidade do nosso judiciário. O pilantra está condenado em 2ª instância, custa 300.000,00/mês e as altas cortes dedicam quase todo o tempo a livrar a sua cara.

  34. Paulosisa disse:

    No Brasil nada tem lógica, a Petrobras alegou que não conseguiu evitar os desvios, em nenhum momento ela disse que auxiliou nos crimes... mas no Brasil tudo é deturpado para soltar vagabundo.

    1. A partir do momento em que se declara incapaz, não tem condições para exigir nada, entendeu?

  35. Cidadão disse:

    Fica claro que a Petrobras prejudicou Lula para beneficiar os acionistas ianques.

  36. José disse:

    É hoje a noite a estréia do filme do Brasil Paralelo sobre 1964! SaiaDaMatrix! Abram os olhos brasileiros expertinhos! Nos canais do Nando Moura entre outros também!

    1. Ah sim, pessoas que estavam lá e viram tudo com os próprios olhos. Se o Brasil abrir o olho, melhor não ficar na frente. Enquanto ficamos discutindo o sexo dos anjos, gasolina já está 21% mais ca

  37. pumlítiCÚS disse:

    Onde o pó-OVO é Lata de Lixo MADE in PQP. Virgulino da SUB-RAÇA Ninhada de RATOS Nordestina. Tem o Recurso PLIM-PLIM, Plim-Plim, PLIM-PLIM, Plim-Plim, PLIM-PLIM-ZADO ao INFINITO ...................

  38. pumlítiCÚS disse:

    PALANQUE do CACHAÇA Virgulino ANAL fa BETO SEM NOÇÃO da SUB-RAÇA NINHADA de RATOS Nordestina, é TRAMADO Pelos ABUTRES 11 TOBAS do STF .............................................................

  39. Eduardo disse:

    Dia 07, a gente protesta contra isso também.

  40. Nelson disse:

    Pelamordedeus!!!! Do jeito que a banda desafinada toca, é capaz do Lulla sair da prisão nos braços dos militantes e ainda exigir uma polpuda indenização de nós, brasileiros, pagadores de imposto

  41. Fofinha disse:

    no final vamos perder estes 2,5bi que poderia irrigar o combate ao crime por aqui, vamos perder.