PGR diz que Gilmar libertou empresário com decisão “obscura”

Raquel Dodge recorreu da decisão de Gilmar Mendes que libertou o empresário Arthur Pinheiro Machado, considerado chefe de um esquema de lavagem denunciado pela Operação Rizoma.

Machado foi preso em 9 de abril por ordem da 7ª Vara Federal, do Rio de Janeiro que, posteriormente, em 17 de maio, determinou o segundo mandado de prisão em razão do surgimento de fatos novos.

No período, tanto o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) quanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitaram pedidos de liberdade apresentados pela defesa do empresário.

Mas, no dia 24 de maio, Gilmar proferiu duas decisões em habeas corpus: em uma ele negou a liberdade e, na outra, atendeu ao pedido de Arthur Machado. Posteriormente, em 7 de junho, ao apreciar um novo HC, o ministro determinou a soltura do investigado.

Para Dodge, “as provas reunidas até o momento evidenciam a necessidade da prisão preventiva”. Segundo a PGR, há provas de que Arthur Machado liderava uma organização criminosa com atuação comprovada de 2011 até dezembro 2017.

“O esquema criminoso era viabilizado por uma rede de doleiros encarregados da lavagem de dinheiro no exterior, o que permitia, posteriormente, a aquisição de moeda nacional em espécie destinada ao pagamento de propina a agentes públicos. Os relatos e provas deixam claro que as operações se repetiram, pelo menos, até dezembro de 2017.”

No recurso, Dodge afirma que a decisão liminar concedida pelo ministro possui “obscuridade, contradição e omissão”.

Raquel Dodge menciona o fato de Gilmar Mendes ter afirmado na decisão de 7 de junho que o segundo decreto de prisão seria um “inconformismo com a ordem de habeas corpus anteriormente deferida por este Tribunal”.

No entanto, a ordem, à qual se referiu o ministro, é datada do dia 24 de maio, uma semana depois da segunda determinação de prisão. “Obviamente, não há como considerá-la fruto de inconformismo”, resume a PGR, frisando que o segundo mandado de prisão baseou-se em fatos novos que chegaram ao conhecimento da Justiça Federal no momento em que foi proposta a denúncia.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 69 comentários
  1. Parece que o cerco final às atitudes de Gilmar passa pelo elevador que leva ao andar do seu vizinho de Lisboa. Será que se procurarem vão achar alguma coisa neste elevador?

  2. Os salamaleques dessa gente sempre me enojam…
    Dessa gente e da Groboníus… Todo mundo cheio de dedinho pra não dizer q bandido é bandido e corrupto é corrupto… Festejai, bandidos! Tá tudo dominado…

  3. Vamos rezar 1/3 no 1/5 dos infernos para Nosso caro Capo:
    1 Quem sabe ele ganha 1 tridente vermelho abençoado!
    2 O Papa Francisco poderia mandar 2m de corda ao presidiário. Como ele não sabe rezar, poderia usar para nos deixar livres de sua mentira
    3 Quem dava 1/3 pro marginal era a OdebreSHIT
    4 É mentiroso e pai da mentira
    5 O presídiario é 1 dissimulado! Vive de farsas pra enganar as gentes!
    6 Na deep web “Brasil 247” não existia outro assunto ontem
    7 hmmmm, 1 terço? acho que o nome disso é extrema-unção, geralmente quando se está nas últimas, desenganado é que se usa desse meio.
    8 sempre ganhava 1/3 e não 1 terço, o.k.?
    9 O rosário de que esse picareta e venera ama é Maria do Rosário.
    10 lula mandou comprar o terço “abençoado” naquela lojinha BREGA de souvenir que fica além do Vaticano.

  4. Brasileiros do bem, vamos mobilizar fazendo faixas em nossas cidades e nos estádios de futebol: fora Gilmar Mendes! Manifestarmos somente em redes sociais não adianta! Vamos cobrar,via e-mail, dos senadores sérios, o impeachment de Gilmar Mendes. No site do senado tem os e-mails. Acorda Brasil!

  5. Isso possibilita mapear quem tem rabo preso com quem. Tem esse ministro do Stf, com traficantes, com doleiros, com políticos, etc, etc. É só ir mapeando. A casa cai com todos.

  6. Fernando Costa da Silva disse: 13 de junho de 2018 às 21:52
    Não tem outra explicação, é pura pirraça mesmo, o Beiçola tem inveja de quem é mais competente que ele.

    É MUITA INGENUIDADE ACHAR QUE O GILMAR MENDES AGE ASSIM POR CAUSA DE CIÚMES/INVEJA DO MORO E DO BRETAS.

  7. ============================
    A sorte de quem financia o curso
    do Ministro Gilmar Mendes
    ============================
    Quer um Habeas Corpus do Gilmar Mendes?
    Financie os eventos do IDP
    Veja mais aqui;
    https://www.facebook.com/luizflaviogomesoficial/videos/633963796971187/

  8. ============================
    A sorte de quem financia o curso
    do Ministro Gilmar Mendes
    ============================
    Quer um Habeas Corpus do Gilmar Mendes?
    Financie os eventos do IDP
    Veja mais aqui;
    https://www.facebook.com/luizflaviogomesoficial/videos/633963796971187/

  9. O Supremo é a Casa da Falta de Vergonha Nacional. A cada dia uma nova sem-vergonhice! Muitos outros processos julgados por esse protetor de criminosos devem ser revisados para o bem da Justiça!
    O povo deve sitiar Brasília e cercar a Esplanada. Vamos levar para Curitiba os ocupantes dos Palácios da Praça da Vergonha Nacional. O Executivo e o Congresso foi eleito com o dinheiro da corrupção! A ilegitimidade é a marca registrada da 2.ª República Sindicalista!

  10. Obscuro é ele não estar preso. Se o Geddel, por 1/4 de Dalide, puxa cana, com digital na merd@ toda. O que dizer da dupla IDPiana?? Não é preciso ter um apartamento pleno de dinheiro para configuração de crime. O mero pedido de 200 mi já configura crime. E s PGR não faz nada???

  11. Esta na cara que Gilmar Mendes e o chefe da faccao criminosa do Judiciario! Seguido dos outros mimistros que fazem parte de outras faccoes. A PGR, OAB , juizes de outras instancias sao as maiores faccoes do Judiciario brasileiro!

  12. O beiçola Gilmar Mendes abuletou-se no STF por culpa daquele outro cabra safado FHC.
    Só mesmo um cabra arrochado com o juiz Sergio Moro para acabar com esses bixiguentos.
    O Beiçola quis buta buneco e acabou entrando numa boca-quente, pois derna que os Antagonista caíram de pau e descobriram que ele está acoloiado com a cambada de gabiru beiçola ficou distreinado.
    Deu chabu.

  13. Gilmar afirmou que o segundo decreto de prisão seria um “inconformismo com a ordem de habeas corpus anteriormente deferida por este Tribunal”.
    No entanto, a ordem, à qual se referiu o ministro, é datada do dia 24 de maio, uma semana depois da segunda determinação de prisão.

    AGORA A PRGUNTA: RECORREU A QUEM? AO PLENÁRIO? A QUEM ?

  14. Esse VA.GABUNDO acha que é “Deus’ mas não passa de um VA.GABUNDO, um VERME a serviço da ORCRIM mas ele assim como o LULLA e o PT ele NÃO PASSARÁ e será CASSADO em BREVE…Dois Senadores já pediram seu Impedimento, primeiro foi o LASIER MARTINS e HOJE foi a vez do Senador RANDOLFE RODRIGUES…ele vai ser impedido, esse demônio Não PASSARÁ.

  15. O Brasil é ambíguo, consequentemente suas leis são ambíguas propositadamente.
    Cada um olha como quiser que o outro não conestará.
    É a história do copo meio cheio ou meio vazio.
    Com isto vem a perda de credibilidade, insegurança jurídica, falta de direção, etc.
    Tenham piedade deste país.

  16. Observador777 disse: 13 de junho de 2018 às 19:30
    O Beiço pode acabar sendo o estopim, a faísca, que vai desencadear a queda de todo o STF e, consequentemente, desta republiqueta podre.

  17. Uma tremenda viadagem esse recurso pra lá, responde pra cá, pede isso, aquilo, aquilo outro, o tempo vai passando e nada acontece. Já tá mais que provado, Beiçola faz o que os amigos abonados precisam. Quanto seguir as leis, é apenas um detalhe. Se nada podem fazer contra o Boca, aceita que dói menos.

  18. Vamos raciocinar, tentar pelo menos: O Gilmar ao liberar um HC, o mesmo tem que ser acompanhado por uma série de motivos técnicos que demonstrem esse procedimento. Como até hoje nunca houve uma contestação dessas exposições de motivos, é por que esses HC’s são providos de sentido sob o ponto de vista técnico jurídico, então não há como contestá-los. Meu raciocínio está correto? Devo informar que não sou advogado.

  19. A GRANDE DÚVIDA:
    Estes HC são motivados por receio de delação contra o magistrado que o concede, OU são remunerados com moeda estrangeira no estrangeiro?
    Se não for nenhum destes casos, então, que convença-se o consenso universal de que é por amor e zelo à lei, à descência, à honestidade, e visa eliminar a impunidade acintosa que assola o Brasil.

  20. 🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀
    A PREDILEÇÃO DESTE CARA POR DELINQUENTES
    ENDINHEIRADOS É ALTAMENTE SUSPEITA !!!
    O SENADO FEDERAL DEVE COLOCAR EM PAUTA,
    IMEDIADAMENTE, O JULGAMENTO DE IMPEACHMENT
    DESTE “SENHOR”, QUE É “UMA VERGONHA PARA O
    PODER JUDICIÁRIO” !!!

  21. SÓ FALTOU DIZER QUE GILMAR É PARCIAL E CORRUPTO. DEFENDE A IMPUNIDADE DOS RÉUS ABERTAMENTE POR INTERESSE OU MEDO DE SER ATINGIDO PELAS DELAÇÕES.
    GILMAR FAZ PARTE DA ORCRIM NO SUPREMO E ENVERGONHA A TOGA E A NAÇÃO.
    É O INIMIGO Nº 1 DO PAÍS, O MAIOR TRAIDOR DA JUSTIÇA E DA DEMOCRACIA.
    LEGALIZOU A DITADURA DA ORCRIM, LEGITIMANDO A CHAPA DILMA TEMER, MESMO APÓS AS PROVAS DA MAIOR FRAUDE ELEITORAL DA HISTÓRIA.
    VAI FUGIR PRA PORTUGAL E GOZAR OS MILHÕES QUE TEM POR LÁ.
    AQUI ELE NÃO PODE SAIR NA RUA POIS VAI APANHAR FEIO.

  22. A PREDILEÇÃO DESTE CARA POR DELINQUENTES
    ENDINHEIRADOS É ALTAMENTE SUSPEITA !!!
    O SENADO FEDERAL DEVE COLOCAR EM PAUTA,
    IMEDIADAMENTE, O JULGAMENTO DE IMPEACHMENT
    DESTE “SENHOR”, QUE É “UMA VERGONHA PARA O
    PODER JUDICIÁRIO” !!!

  23. Dilma doou estoque regulador da Conab de feijão para o Fidel Castro.

    https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2015/10/cuba-recebera-625-toneladas-de-feijao-brasileiro.html

  24. Para o STF e a PGR não serem acusados de conluio com o criminoso Gilmar Mendes, e só desfazer todas as suas aberrações judiciais. E denuncia-lo pela triangularidade criminosa entre ele, enquanto ministro do STF, o filho, enquanto consultor legislativo do Congresso Nacional e a esposa, enquanto sócia do escritório Bermudes que trabalha para livrar criminosos ricos da prisão.

    1. VEJAM QUANTA INCOERÊNCIA, ENQUANTO ESSES MINISTROS DESSE POBRE STF SE ESCONDEM EM SALAS DE AEROPORTOS. OS BANDIDOS E CORRUPTOS SOLTOS POR ELES CIRCULAM LIVREMENTE…

  25. Não há nenhuma obscuridade (Tratando-se de Agilmar deveria ser obscuridão) dona De Soto, o sujeito é corrupto mesmo, assumido e incorporado, e não se importa com nada, julga-se um ser superior, tal como aquele tal de novededo, filho da mãe que nasceu analfabeta e só soube lhe ensinar como afanar na venda !!!

  26. O que o beiçola faz ainda no STF ???
    O cara é desorganizado, egocêntrico, rude no raciocínio e surpreendentemente parece advogar pera bandido rico. O IDP parece mais um meio de justificar receitas que um juiz não poderia nem passar perto. O cara é um estuprador do Brasil, assim como o delinqiente Roger Abdelmassih foi para as pacientes … e que esse lixo de GM soltou.

    1. LACAIO, hoje naquele programa É DA COISA ASQUEROSA,entre outras demonstrações da paranóia avançada, descendo o malho no JUIZ SERGIO MORO, perguntando se ele se acha o dono do Brasil.Impossível ouvir sem ter ÂNSIAS DE VÔMITO
      INTERNAMETO COM A MÁXIMA URGÊNCIA.

  27. BEIÇOLA EM DESESPERO TOTAL….NEM FUNDAMENTOS ELE TEM….
    VALE O QUÊ ELE PENSA …
    BEIÇOLA EM DESESPERO…..DONA BEIÇOLA ENVOLVIDA COM O CRIME ORGANIZADO….