Pimentel dá ‘pedalada fiscal’ de R$ 910 milhões

A 16 dias da eleição, Fernando Pimentel engrossou os cofres públicos de Minas com cerca de R$ 910 milhões graças à antecipação do pagamento de ICMS de novembro e dezembro pela Cemig, informa o UOL.

De acordo com o decreto do petista, a estatal energética será ressarcida da antecipação com um desconto no pagamento restante de 25% do imposto.

A Cemig alegou que o decreto não antecipa recursos de 2019 da companhia e que não haverá impactos financeiros para a empresa e os consumidores.

Ouvido pelo UOL, o advogado Sebastião Ventura chamou a iniciativa de Pimentel de “pedalada fiscal clássica”. Antonio Anastasia, rival do petista na disputa pelo governo mineiro, também criticou a medida.

“Não bastasse a irresponsabilidade pela qual governou Minas Gerais nos últimos anos, agora Pimentel manobra estatais para buscar antecipar receita que [nem] sequer se sabe se será gerada”, afirmou o tucano.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. O parágrafo 7 do Artigo 150 da Constituição Federal permite antecipar tributos antes do fato gerador, desde que se devolva a diferença se o fato gerador não se realizar. Não é pedalada. É lei.

Ler mais 44 comentários
  1. O parágrafo 7 do Artigo 150 da Constituição Federal permite antecipar tributos antes do fato gerador, desde que se devolva a diferença se o fato gerador não se realizar. Não é pedalada. É lei.

  2. E dizem que existe JUSTIÇA no paír. Criminosos comandam estados, prefeituras, entidades de governo e dilapitam o erário todo dia o tempo todo e parte deles ainda se reelegem. Fechem TSE logo

  3. Abra os olhos mineiros, pois vão ficar sem 13º salário. Se votamos errado quem paga o pato somos nós. Vote certo, não vote em comuno-esquerdista! Façam como a maioria, vote 17 no dia 07!

  4. Estatal é isso aí, serve para fazer política partidária, para políticos e administradores levarem dinheiro pra casa, e sempre falam, estatais são ESTRATÉGICAS é tudo para beneficiar o povo.

  5. Ele precisa de dinheiro para pagar os servidores que passaram o ano com salários atrasados. depois das eleições quando perder não estará nem aí. Esse é o país que não mais queremos, Bolsonaro

    1. Infelizmente o socialismo acaba quando termina o dinheiro alheio! Não se auto-sustenta! Pena que nossos jovens doutrinadinhos estão caindo nesta ilusão!

    2. Infelizmente o socialismo acaba quando termina o dinheiro alheio! Não se auto-sustenta! Pena que nossos jovens doutrinadinhos estão caindo nesta ilusão!

  6. Vocês acham que um SERVIÇAL, qual seja um Diretor da estatal CEMIG, auferindo 60 mil mensais, ousaria contrariar a ordem de um Fernando PILANTRELkkk-para não chorar. Um autêntico FDP.

  7. Esse é o maior problema da Republica, servidores cooptados pelo governante de PLANTÃO, e ficam quietos, calados, vendo todos descalabros que vivenciamos nestes anos. Eles são estáveis, tem que mud

  8. Qual a Novidade Petralha e Amiguinho do peito da Dilma Pedalada., e tome pão com pimenta no Caneco dos Mineiros para largarem de serem Manés , empurra com Malagueta que a Mineirada gosta é Ardendo