Pimentel dá ‘pedalada fiscal’ de R$ 910 milhões

A 16 dias da eleição, Fernando Pimentel engrossou os cofres públicos de Minas com cerca de R$ 910 milhões graças à antecipação do pagamento de ICMS de novembro e dezembro pela Cemig, informa o UOL.

De acordo com o decreto do petista, a estatal energética será ressarcida da antecipação com um desconto no pagamento restante de 25% do imposto.

A Cemig alegou que o decreto não antecipa recursos de 2019 da companhia e que não haverá impactos financeiros para a empresa e os consumidores.

Ouvido pelo UOL, o advogado Sebastião Ventura chamou a iniciativa de Pimentel de “pedalada fiscal clássica”. Antonio Anastasia, rival do petista na disputa pelo governo mineiro, também criticou a medida.

“Não bastasse a irresponsabilidade pela qual governou Minas Gerais nos últimos anos, agora Pimentel manobra estatais para buscar antecipar receita que [nem] sequer se sabe se será gerada”, afirmou o tucano.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz disse:

    O parágrafo 7 do Artigo 150 da Constituição Federal permite antecipar tributos antes do fato gerador, desde que se devolva a diferença se o fato gerador não se realizar. Não é pedalada. É lei.

Ler comentários
  1. Paiva disse:

    Qual a Novidade Petralha e Amiguinho do peito da Dilma Pedalada., e tome pão com pimenta no Caneco dos Mineiros para largarem de serem Manés , empurra com Malagueta que a Mineirada gosta é Ardendo

  2. Walter disse:

    Estou a 4 anos sofrendo com esse governador. Um dia piores que tivemos nos últimos anos. Conseguiu superar até Newton Cardoso.

  3. Gilberto disse:

    Os mineiros vão RECUPERAR esse prejuízo, com a empreendedora Dilma, eles vão ESTOCAR vento com Dilma a frente do projeto. É só alegria, já estão gastando por conta.

  4. Gilberto disse:

    Onde um PETISTA pisa, não nasce mais capim.

  5. marcelo disse:

    Vocês acham que um SERVIÇAL, qual seja um Diretor da estatal CEMIG, auferindo 60 mil mensais, ousaria contrariar a ordem de um Fernando PILANTRELkkk-para não chorar. Um autêntico FDP.

  6. Edu disse:

    Aê funcionários do bandido. guarda comida que depois da eleição ninguém recebe mais.

  7. AGNALDO disse:

    Esse é o maior problema da Republica, servidores cooptados pelo governante de PLANTÃO, e ficam quietos, calados, vendo todos descalabros que vivenciamos nestes anos. Eles são estáveis, tem que mud

  8. Regina disse:

    Que safadeza e ninguém para impedir?Isso lembra as famosas AROs antes do plano Real e o Quércia se vangloriando:"quebrei o banco(Banespa)mas elegi meu sucessor,Fleury.

  9. Silvio disse:

    25% de desconto? Humm. Abre o olho mineirada. Esse partido..

  10. Dinea disse:

    Ele precisa de dinheiro para pagar os servidores que passaram o ano com salários atrasados. depois das eleições quando perder não estará nem aí. Esse é o país que não mais queremos, Bolsonaro

    1. Infelizmente o socialismo acaba quando termina o dinheiro alheio! Não se auto-sustenta! Pena que nossos jovens doutrinadinhos estão caindo nesta ilusão!

    2. Infelizmente o socialismo acaba quando termina o dinheiro alheio! Não se auto-sustenta! Pena que nossos jovens doutrinadinhos estão caindo nesta ilusão!

  11. SPA disse:

    A sequelada deve ter falado p /Pilantrel : " pedala que se der meerda o Whisky solta a gente . Ele me botou na luta de novo ."

  12. Nelson disse:

    Uma bos... dessas ainda tem 22% de apoiadores. O petismo é uma foença repugnante. O lulismo é o nosso peronismo : chegou para inviabilizar o país.

  13. paulo disse:

    Se o judiciario ñ fosse tão ineficiente para dizer o minimo, esse trambiqueiro do partido quadrilha ja estaria preso

  14. Noely disse:

    Aumento na faturo da energia , o povão que vai pagar, eta mineirada rica!!

  15. Reinaldo disse:

    Irresponsável, como todo petista tem sido nas últimas décadas. Pagarão os mineiros por terem confiado nele. Bobões!

  16. Ronaldo disse:

    Pimentel pior Governo de MG. vai deixar os cofres vazias com divida bilionario, não votem neste corruptos, roubou e foi muito, comprou todo mundo na justiça, e não foi preso.

  17. Marcos disse:

    Nada que um aumentoZINHO especial e pontual de energia em Minas não possa cobrir

  18. Adonis disse:

    Mineiro não perde o trem mas já perdeu a vergonha há muito tempo.

  19. Persefone disse:

    Foi pouco. Mete a mão nisso aí Pimentel. Teu povo mais q merece. Se livrou dos processos e continua com cara de paisagem.

  20. Noely disse:

    E o tribunal de contas do estado, com a grana garantida.

  21. Aderval disse:

    E dizem que existe JUSTIÇA no paír. Criminosos comandam estados, prefeituras, entidades de governo e dilapitam o erário todo dia o tempo todo e parte deles ainda se reelegem. Fechem TSE logo

  22. Eduardo disse:

    Essa Cemig é uma das primeiras estatais que tem que ser privatizada.

  23. Mendes disse:

    Privatizem ás estatais já !!!! Este é exemplo clássico ,usado por governantes de plantão !O que aí está ,é o rejeito do lixo (tóxico),que sufoca os mineiros de bem.

  24. Vicente disse:

    Abra os olhos mineiros, pois vão ficar sem 13º salário. Se votamos errado quem paga o pato somos nós. Vote certo, não vote em comuno-esquerdista! Façam como a maioria, vote 17 no dia 07!

  25. João disse:

    Atitude tipica desses petralhas chinelões, que queimam tudo antes de perder. Daqui a pouco ele dá aumento ao funcionalismo para arrebentar o próximo governo. Os dados serão deletados.

  26. Luiz disse:

    Constituição Federal Artigo 150 § 7º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição,

  27. Luiz disse:

    Constituição Federal Artigo 150 § 7º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição,

  28. Luiz disse:

    cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido. 

  29. Luiz disse:

    Constituição Federal Artigo 150 § 7º A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição,

  30. Rachel disse:

    O escracho é a rotina desse desgoverno. Atrasa os salários e antecipa a cobrança do ICMS. O pior disso tudo é empurrar a despreparada Dilma para se candidatar em Minas e

  31. Persefone disse:

    Não só o povo que elegeu Pimentel mas, Richa, Pezão, Alckmin, Lula... todos merecemos. Pois ninguém tira esses corruptos do poder.

  32. Sidney disse:

    Isso é um ordinario. Sera que nao existe MP em MG ??? Nao é possivel nao que a Assembleia Legislativa nao impichime esse vagabundo

  33. Elias disse:

    E que os acionistas o q acham disso? O PT em sua gana por recursos não cansa de parasitar o Capitalismo malvadão, logo vem mais proc judiciais por ai q nem a Petrobras

  34. Ricardo disse:

    Estatal é isso aí, serve para fazer política partidária, para políticos e administradores levarem dinheiro pra casa, e sempre falam, estatais são ESTRATÉGICAS é tudo para beneficiar o povo.

  35. Marcelo disse:

    No fim, tá tudo em casa! Esse Bostoazia deveria falar, esse comunista deveria ser preso e não ficar com conversa mole

  36. Tereza disse:

    Mas, temer legalizou esse trem...😂😂😂

  37. Noely disse:

    Vai sai e deixar um pepino tamanho de uma abóbora para a minirada!

  38. Luiz disse:

    O Tribuna de Justiça de Minas Gerais vai agir ou participar de mais churrasco?

  39. Beto disse:

    Pintou PT pintou sujeira. PT é caso de Polícia!