Pior do que Collor

Benito Gama faz parte da comissão do impeachment.

Ele fez parte também da CPI que resultou no impeachment de Fernando Collor. Mais do que isso: foi seu relator.

Luiz Maklouf Carvalho entrevistou-o para o Estadão. Leio um trecho da entrevista:

Como está o placar na comissão do impeachment?

No começo parecia de igual para igual. Hoje há uma posição claramente majoritária a favor do pedido de impeachment. Há um isolamento de PT e PC do B. Isso se confirmando, vai contaminar o plenário.

Por que o sr. é a favor do impeachment?

Vejo um agravamento grande da situação política, econômica, moral e social do Brasil. Os responsáveis devem ser afastados.

Os 342 votos a favor do pedido vão se materializar ou o governo tem como obstar o processo?

Faltam só duas semanas para a votação final. É um tempo muito curto para um convencimento, diante da situação crítica que estamos atravessando. Se em 12 meses o governo não conseguiu convencer alguém, só agravar, não seria agora que iria conseguir votos suficientes.

O que importa, tecnicamente falando, é se houve ou não crime de responsabilidade. Há crime de responsabilidade no pedido apresentado, ou o voto será político?

O impeachment é um voto político. No caso específico, há uma lei, clara, que diz que o governo que não cumpre o orçamento e pratica ações contra o orçamento está sujeito a crimes de responsabilidade. É isso que está no pedido: o não cumprimento da lei orçamentária. A presidente governou o orçamento sem o Congresso autorizar. E está claro, na lei de impeachment, que isso é crime de responsabilidade.

Que comparações o sr. faz com o período Collor?

A diferença é que a opinião pública está muito mais forte contra a presidente Dilma do que esteve contra Collor.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Como não sabemos a posição do renan sobre o impeachment também não sabemos o significado desse comentário dele ( ” desembarque precepitado(sic)”) Renan é uma raposa.

  2. Ler mais 53 comentários
    1. Como não sabemos a posição do renan sobre o impeachment também não sabemos o significado desse comentário dele ( ” desembarque precepitado(sic)”) Renan é uma raposa.

    2. Já pararam para pensar se o impeachment não sair e as manobras dos vampiros do PT derem resultado? Pensem um pouco! Não estou vendo mais na imprensa e nem nas reportagens com políticos da oposição aquele ar triunfalista, de certeza da vitória. O PMDB desembarcou, mas aquele efeito dominó nas outras legendas eu não estou vendo. Nos bastidores, na base do toma-lá-da-cá, do fisiologismo, o Governo vai arregimentando, pelas beiradas, seus votos com os partidos nanicos. Se isso acontecer, o país vai virar um caldeirão porque a Dilma não terá maioria para governar o país. Que Deus nos ajude.

    3. É hora de apoiarmos o Presidente Temer quando ele assumir Apoiar os ajustes fiscais, a Reforma Previdenciária, Trabalhista e Tributária Reforma política e o Semi-presidencialismo Redução da Maioridade Penal e Aumento de penas para crimes violentos Fim da contribuição sindical obrigatória Nova divisão orçamentária de Impostos com os Estados e Prefeituras Parcerias Público-Privadas, Privatizações e Redução do Estado Crianças, Idosos e Deficientes devem ser prioridade em políticas sociais Menos burocracia, mais SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA FORÇA TEMER!!…

    4. Este sujeito é cínico, dissimulado, debocha de todos, inescrupuloso, 9 inquéritos em abero, sem uma denúncia oferecida pelo MPF, tem afilhados no TCU (Bruno Dantas e Vital do Rego), no STJ (Humberto Martins, Francisco Falcão e Ribeiro Dantas), é a verdadeira eminência parda do atual governo petralha. É tão incompetente que seu prestígio não se converge em benefício de seu próprio eleitor alagoano. E mais: a imprensa alagoana ainda confere grande reverência a ele. Uma lástima!

    5. O RENAN armou uma operação URUGUAI para salvar o Collor naquela ocasião… Deve estar trabalhando muito para ajudar a Dilma e o Lula, armando uma OPERAÇÃO INTERPRISE.

    6. OS 3 “PODRERES” do BRASIL ESTÃO CORROMPIDOS E MORIBUNDOS NAS MÃOS DESSES BANDIDOS… O PAÍS DERRETE NA IMORALIDADE E NA CORRUPÇÃO. SOMENTE O POVO NAS RUAS PODE REVERTER ESTE QUADRO.

    7. Pois é moçada as 19:00hrs o líder Lula Jararaca que acaba de ser blindado no STF vai ser aclamado por uma multidão em todo o país,enquanto o outro lado assumiu um Juiz como líder político e hostilizou quem queria representa-los com real adequação.Temos que ser mais inteligentes da próxima vez.É hora de respeitar os representantes do poder que tem que ser tão forte quanto esse que calou Sergio Moro hoje.Viva Aecio,Viva Bolsonaro,Viva Caiado,Viva Serra,Viva Eduardo Cunha,Viva Temer,Viva….Fora Renan!

    8. Renan acha que os eleitores acreditam em coelhinho da Páscoa e Papai Noel. Ele vai fazer jogo duplo até o último minuto afim de assegurar que os 9 inquéritos contra ele no STF sejam postergados, diferentemente do que ocorreu com Cunha.

    9. PRECIPITADO? Não há desembarque “precipitado” quando a economia está pegando fogo e assim ficará enquanto o governo ficar do jeito que está. Renan ainda tinha um fiapo de esperança que Lula ia salvá-lo do petrolão, né?

    10. Imprensa marrom é uma expressão de cunho pejorativo, utilizada para se referir a veículos de comunicação (principalmente jornais, mas também revistas e emissoras de rádio e TV) considerados sensacionalistas, ou seja, que buscam elevadas audiências e vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos, sem compromisso com a autenticidade.www.wikipedia.com

    11. Ele não será eliminado, porque tem o apoio do povo das Alagoas. Cada um deles chegou lá com o apoio popular, e para mim isso significa que eles refletem o caráter de seus eleitores. Enquanto não mudarmos a base, a casa vai continuar sendo contruida em alicerce ruim.

    12. Se o “braziu” fosse sério esse ser abjeto e corrupto não estaria ocupando a cadeira que não sabe honrar. Ele consegue ser tão desonesto e dissimulado que em breve deverá ser execrado até do partido que o acolhe a tanto tempo. hora veja.

    13. Esse político é outro que nos envergonha! Tem problema não: O espírito do povo brasileiro está mudando. Qual a força que está impulsionando essa mudança: A revolta que cresce em nossos corações devido à essa corrupção praticada por políticos desonestos e sem escrúpulos. E mais: um STF que acoberta a roubalheira. Esconderam o Lula debaixo das togas!!!!!!

    14. Exclusivo: Gerente da Petrobras conta a VEJA que mandou avisar Dilma da compra superfaturada de PasadenaDe 2003 a 2005, Otávio Pessoa Cintra ocupou o cargo de gerente da Petrobras América, no Texas, EUA. Ali, ele teve contato com o escândalo que está na origem de tudo e garante que avisou seus superiores na ocasião. “Tomei conhecimento em 2014 que Dilma sabia de tudo” http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/exclusivo-gerente-da-petrobras-conta-a-veja-que-mandou-avisar-dilma-da-compra-superfaturada-de-pasadena

    15. SENHORES ANTAGONISTAS, QUEREMOS SABER POR QUAL MOTIVO O CORONEL DA FORÇA NACIONAL (A SS PETISTA) SAIU DIZENDO QUE A PRESIDENTE DA REPÚBLICA “NÃO TEM ESCRÚPULOS”. ALGO DE MUITO GRAVE OCORREU OU ESTÁ EM CURSO. https://www.youtube.com/watch?v=BUDr-6DVUo4&feature=youtu.be

    16. NO CUBA DOS OUTROS É REFRESCO. ESTARRECEDOR, COMO DIRIA DILMA: MINISTRO DO STF ESCULHAMBA PMDB? Barroso sobre PMDB: “Meu Deus do céu! Essa é a nossa alternativa de poder”. AQUI: http://jota.uol.com.br/barroso-questiona-pmdb-essa-e-nossa-alternativa-de-poder