ACESSE

Podcasts contra Hitler

Telegram

Em sua coluna na Crusoé, Mario Sabino começa falando sobre os podcasts que grava para os assinantes de O Antagonista+ e chega ao escritor alemão Thomas Mann — ganhador do Nobel de Literatura e uma das vozes mais poderosas contra o nazismo.

Refugiado nos Estados Unidos, Mann gravava uma vez por mês discursos contra Hitler, que eram transmitidos para a Alemanha pela BBC.

Para Mario, os discursos radiofônicos de Mann, transmitidos de 1940 a 1945, podem ser considerados “os melhores podcasts já gravados até agora”. “São grandiloquentes, mas também mostram vez ou outra uma ira de rede social”, afirma. 

Leia um trecho:

“Apesar de ser um conservador de estirpe prussiana (bem como um moralista que tentava refrear a própria homossexualidade), Thomas Mann entrou para a lista negra do macartismo por ter criticado a insensatez do Comitê de Atividades Antiamericanas. Ele ainda cometeu o pecado de dizer que havia uma diferença entre o comunismo soviético e o nazismo alemão. Jamais flertou com o totalitarismo de ambos os regimes, mas não enxergava no primeiro o que via o segundo: um ‘diabólico nihilismo’. Passou, assim, a ser chamado de comunista e perseguido como tal. No livro Os Irmãos Mann — As Vidas de Heinrich e Thomas Mann, lançado no Brasil pela Paz e Terra muitos anos atrás, o inglês Nigel Hamilton transcreve o trecho de uma carta que o autor escreveu ao biógrafo Walter H. Perl, em 1950: ‘Jamais poderei endossar o Estado totalitário. Mas, aqui, uma porção de pessoas se encontram a caminho de se tornarem mártires — a saber, aqueles que se opõem à destruição da democracia, processo que está em pleno curso com o pretexto de protegê-la. Não lhe soa assustadoramente familiar, assustadoramente parecido com a Alemanha?'”.

Leia a íntegra da coluna na Crusoé:

Podcasts contra Hitler

Queimadas na Amazônia: o que a imprensa fala, e o que é verdade. LEIA AQUI

Comentários

  • Adriana -

    Falando em Hitler, só dá ele nas livrarias. Bom para a esquerda, eis que nada há sobre Lenin, Stalin, Trotski, Ho Chi Minh, Pol Pot, Enver Hoxa, os Castros Tito, Ceaucescu, Todor Zhivkov etc.

  • Giusti -

    Democracia e sua defesa são termos q brotam c/maior abundância das bocas das hostes esquerdistas do q d qq outra. Assim enganam os incautos q não sabem q, na prática, querem é destruí-la por den

  • CELINO -

    Temas tão velhos quanto eu, preocupem com lula e PT temas atuais e tão perigosos quanto.

Ler 14 comentários