ACESSE

"Poderíamos ter tido um terço das mortes"

Telegram

Paulo Lotufo, professor de epidemiologia da USP, culpou o governo pelos 26 mil mortos por Covid-19 no Brasil.

Ele disse para o UOL:

“Se tivéssemos feito um controle adequado, como a Argentina fez, poderíamos ter tido um terço das mortes, metade dos casos. Com toda a propaganda contra e a atuação do Bolsonaro, a quantidade de mortos por causa disso foi imensa. Não foi só a propaganda, mas a demora no pagamento do auxílio emergencial, um atraso premeditado.”

Ele criticou também os governadores, em particular o plano de reabertura de João Doria:

“Tudo virou eleitoral. O governador vai vendo onde estão os votos, os grupos de apoio e as pressões, para tomar suas decisões. É isso o que vem acontecendo em todos os lugares.”

Conclusão:

“Olha, nós estamos no pior dos momentos. No início da epidemia, quando estava a equipe do Mandetta, com o Wanderson (de Oliveira, secretário nacional de Vigilância do Ministério da Saúde), ou no período do Teich, era possível ter discordância da abordagem deles. Mas discordância é uma coisa diferente da desconfiança, que temos agora. Antes dava para ter confiança total no que estava saindo de informação. Agora, há uma semana, o Ministério da Saúde está sendo dirigido na prática pela Secom.”

Leia também: EXCLUSIVO: MORO ATACA

Comentários

  • Maria -

    Onde moro, Vermont (USA), fizemos o isolamento social total. Ninguém - Políticos ou não- ficou questionando ou brigando. Já não temos ninguém no hospital e nem novos casos. Mas brasileiros são idiotas

  • Daniel -

    "Poderíamos" ter sido o contrário tbm ne? Baseado nessa afirmação eu posso concluir que poderíamos ter o resultado que eu "achar"...

  • Gilberto -

    Paulo Lotufo da USP????? UOL é fonte no antagonista???? Pago o antagonista + , sou assinante da Crusoé e vcs me vem com fontes do UOL com um esquerdista da USP. DESCULPE MAS VCS TEM MAIS CAPACUDADE !

Ler 82 comentários