Por que os deputados precisam de apartamento funcional?

Apartamentos funcionais para deputados podiam fazer sentido no início de Brasília, quando a cidade inventada por Juscelino Kubitschek ainda estava inacabada e não oferecia opções de moradia.

Hoje, poucos são os parlamentares que levam a família para morar na capital, onde, em geral, passam, no máximo, três dias por semana — e a maior parte do tempo no Congresso ou em restaurantes caros.

Vale lembrar que 70 deputados recebem o auxílio-moradia (de R$ 4,2 mil) e muitos têm casa na cidade.

Enquanto isso, você paga para a Câmara manter imóveis de mais 200 metros quadrados em área nobre da capital federal — 99 deles desocupados.

Um documento protocolado na Mesa Diretora questionando a lógica de ser da “imobiliária da Câmara” traz a óbvia sugestão para que deputados, quando estiverem em Brasília, durmam, por exemplo, em flats, “bem mais atraentes em termos de economia”.

Ou usem o próprio salário para dormir onde quiserem.

Leia mais aqui e aqui.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 51 comentários
  1. Enquanto o povo ganha um salário mínimo de fome para sustentar uma família inteira, esses ladrões que deveriam trabalhar para o povo ganham 4.200,00, somente para moradia, fora o auxílio paletó, os políticos deveriam ganhar um salário mínimo e viver como o povo para saber o que precisa melhorar!

  2. Pensem nisso na próxima vez que forem votar em candidatos que prometem mais estado e mais socialismo. É isso que vocês estão fomentando com seu péssimo hábito de só votarem em lixo socialista.

  3. Diminuir despesas devia um princípio de todo Estado com rombo fiscal de trilhões como o nosso. Porém, cuidado com bravatas hipócritas em ano eleitoral. Tira auxílio-moradia, mas reajusta verba de gabinete, salário, diária. Se tivéssemos a totalidade orçamentária, talvez o foco nem fosse esse.

  4. Brasilia sempre foi um pretesto para o roubo. As estradinhas que ligam Brasilia ao país já eram ridiculas para a época. E hoje, ainda estão em obras, pedágios na 040 em estradinhas de pista única e mão dupla, 2018. Acorda Brasil! 040 é a ligação com estados mais ricos. E dizem que é desenvolvimento.

  5. Esqueceram de comentar que cada bloco desses tem 2 ou 3 seguranças armados e ainda contam com serviço de limpeza , etc..São prédios bonitos, novos e fantasmagóricos. Raramente se vê uma janela aberta. Vejo esse cenário ha anos, pois moro em Brasilia.

  6. Brasil precisa vender todos imóveis funcionais, as mansões dos Lago Sul e Norte, tem que vender o Palácio do Jaburu, o Palácio do Alvorada e acabar com essa Esplanada dos Ministérios e Praça dos Três Poderes. Todos espalhados pelo Brasil!
    E fim dos penduricalhos do Judiciário e MPF isentos de IR!

  7. Ah, e o povão estrila e esperneia! Não é exatamente isso que o povo pediu desde 1.988? Mais estado, mais estado! Mais “diretchos”? Aí está, MAIS ESTADO! Num estado mínimo isso não aconteceria.

  8. A velha e boa guilhotina resolveria essa palhaçada, como num passe de mágica! Tenho fé que um dia, o povo acordará e verá que não pode fugir da luta, para sempre! Só tem trambiqueiro em Brasília, a capital do inferno!

  9. Ninguém é obrigado a concorrer a cargo federal. Se concorre e é eleito, que se vire para comer e dormir na cidade que escolheu para (teoricamente) trabalhar. Chega de sustentar essa gente, que mais nos prejudica do que favorece.

  10. Caindo os apartamentos funcionais, cai o auxílio-moradia, inclusive na magistratura e no MP.
    Eu ainda deixaria todos esses beneficiados sem reajuste salarial até compensar esse assalto aos cofres públicos.

  11. O auxílio-paletó de madeira o povo pagaria com satisfação! —-

    A nação desgovernada – 06/06/2018 ——

    https://www.campograndenews.com.br/artigos/a-nacao-desgovernada

  12. Eu sei de um, que tem imóvel lá desde o ano 2000 e recebia “bolsa moradia” até no início do ano, quando trocou por um apartamento funcional. Como dizia o Chaves, “sigam-me os bons!!!

  13. Porque? Por duas razões:
    1) Vergonha na cara não chegou ainda na ilha da fantasia. Com o dinheiro do nosso suor eles até limpariam a bunda. Não custa nada pra eles, não trabalham pra ganhar.
    2) Os nababos estão esperando acontecer uma revolução à la francesa pra acabar com aquela ilha maldita.

  14. Foi o Kudichek mineiro que inventou o puteiro! —

    Getúlio, JK e Lula: o Muro da Vergonha da esquerda brasileira – 13/07/2017 —–

    https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/alexandre-borges/2017/07/13/getulio-jk-e-lula-o-muro-da-vergonha-da-esquerda-brasileira

  15. por que precisa de “auxilio paletó”?
    por que precisa que NÓS paguemos combustível, motorista, segurança, puxador de cadeira, toneladas de lagosta e o krl a 4?
    por que esses filhas das put@s ainda estão vivos

  16. O dia que cortar todos beneficios, mas todos mesmo, todos politicos terão que viver com seus proprios salarios que ja é auto, talvez seremos um dia um pais de primeiro mundo, tem tira até o carro particular, eu trabalho no meu carrrinho sem receber um centavo.

  17. A capital foi construída no centro do país e transformou-o de tal maneira que o Brasil deixou de ser uma fazenda para tornar-se uma das maiores economias do mundo… mas o lesado que escreveu essa matéria diz que a capital foi construída no meio do nada. Para ele, o Brasil é nada.

  18. Em país de primeiro mundo, isto não existe e nunca vai existe aqui na bostâlandia o congressista depois de elito se acha o máximi, duvido que muitos nas cidades natais nem casa própia tem. Se tem compraram durante os mandatos.