Presidência do Senado defende que plenário decida reeleição de Alcolumbre

Presidência do Senado defende que plenário decida reeleição de Alcolumbre
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Presidência do Senado fez críticas à nota da Consultoria Legislativa da Casa, que defendeu que a Constituição proíbe a reeleição de Davi Alcolumbre.

Em nota divulgada há pouco, a presidência afirmou que o parecer não é da Consultoria Legislativa, mas trata-se de uma nota informativa assinada por apenas um consultor a pedido de Alessandro Vieira.

“Nota, aliás, cuja conclusão foi previamente solicitada por escrito conforme a ementa do trabalho: sobre a impossibilidade de reeleição do presidente do Senado Federal no presente contexto.”

Segundo a Presidência, o Senado afirmou ao STF, em resposta a uma ação do PTB, que a própria Casa é quem deve definir a interpretação de suas normas, “por meio de deliberação soberana dos 81 senadores no Plenário”.

E criticou o grupo Muda, Senado, contrário à reeleição de Alcolumbre:

“O Presidente do Congresso Nacional, na qualidade de Chefe do Poder Legislativo Federal, renova seu compromisso de zelar pela independência do Senado Federal, evitando-se que a opinião defendida por um partido ou por um grupo de 10 senadores seja imposta aos demais 71 Senadores, privando-os de exercer sua missão constitucional nesta ou em outras matérias.”

Leia mais: Exclusivo: o objetivo secreto do 'inquérito do fim do mundo' do STF
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 50 comentários
TOPO