ACESSE

A presidência do Senado é a 'tábua de salvação' de Renan

Telegram

Adversários de Renan Calheiros na disputa à presidência do Senado têm dito que o maior inimigo do alagoano é ele mesmo.

Com Lula preso, Sarney fora do Congresso, Dilma no anonimato e Jucá derrotado nas urnas, Renan talvez tenha virado o principal símbolo da velha política (ainda) em atuação no Brasil.

Ele sabe disso. Não à toa, ainda no dia da eleição, começou a disparar ligações e mandar mensagens para eleitos e reeleitos. Era o início da campanha.

Apagado durante o mandato de Eunício Oliveira, Renan terminou o ano legislativo com seu velho jeito intempestivo. Colegas dizem que o senador demonstrou ainda mais “inquietação” depois que Sergio Moro foi confirmado por Jair Bolsonaro no Ministério da Justiça.

Buscar voltar à presidência do Congresso é, na análise de senadores que já convivem com Renan, uma “tábua da salvação” para que ele tenha mais chance de “barganhar com o Executivo”.

Ao mesmo tempo em que os pares alegam que se sentem “protegidos” com Renan no comando, há o sentimento — claro que correto — de que não será bom para o andamento da Casa tê-lo novamente no cargo máximo.

O motivo é simples: o Senado teve 85% de renovação nas eleições de outubro e a pressão da sociedade será enorme. Os que estão chegando agora a Brasília, apesar de reconhecerem o que chamam de “experiência” e “carisma” de Renan, já parecem compreender que não faz sentido ter um senador alvo de 14 procedimentos criminais como líder.

Os poucos e barulhentos sobreviventes da velha política, porém, estão trabalhando. E continuarão trabalhando enquanto os brasileiros estiverem curtindo as festas de fim de ano.

O último golpe de Eunício Oliveira. No seu bolso. Leia mais

Comentários

  • Ferdinando -

    É salvaçao nao só dele , mas tbm da maioria dos ministros do STF a começar pelo MAM, Barroso, Gilmar, Lewandoski, Toffoli, Fachin. e acho que por enquanto exclui Carmen, Moraes, Mello, G duro e

  • Vicente -

    Precisamos descobrir o que Renan tem contra o stf que o impede de julgar e mandar prender o velho político fisiológico. Será um tapa na cara do povo a vitória de Renan à presidência!!

  • Maria -

    ATENÇÃO! Censura a todo vapor: O Facebook está derrubando páginas de varios personagens fortes da direita. Até agora, MBL Paraná, Do grupo República de Curitiba e de Paulo Martins!

Ler 125 comentários