Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Prevent Senior usou remédio para câncer em paciente com Covid

Áudios e planilhas revelam que a Prevent Senior, além das drogas do kit covid, usou em pacientes com coronavírus a flutamida, usada no tratamento de câncer
Prevent Senior usou remédio para câncer em paciente com Covid
Foto: Robson Negrinni/O Antagonista

Áudios e planilhas revelam que a Prevent Senior, além das drogas do kit covid, usou em pacientes com coronavírus medicamento destinado ao tratamento de câncer. O Ministério Público e a CPI da Covid investigam o caso, segundo a TV Globo.

“Falem com os médicos. As primeiras 24 horas é: bloqueio androgênio com flutamida e enbrel pros pacientes que vão ser transferidos, tá? “, diz o diretor da operadora, o cardiologista Rodrigo Esper, em áudio entregue ao MP e à CPI. “Eu comprei mais de 800 doses pra ser feitas”, emenda.

A Pfizer, que fabrica o enbrel, nome fantasia do medicamento etanercepte, diz que o remédio é recomendado para artrite reumatóide e que não é indicado para tratamento de Covid. Já a bula da flutamina diz que o medicamento é indicado para câncer de próstata.

Em 2004, a Anvisa alertou sobre o risco de uso da flutamina. Na época, quatro pessoas morreram por falência do fígado após o uso do medicamento. Em resposta a um requerimento dos senadores, a empresa informou que a compra de flutamida passou de cem caixas em média, por mês, no começo deste ano, pra 22 mil em abril.

O presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, afirma que a Prevent não tem nenhuma pesquisa aprovada para a flutamida nem para o etanercepte.

Mais notícias
TOPO