Proibir auditor fiscal de informar crime ao MP pode ampliar corrupção, dizem entidades

Presidentes de entidades que representam auditores fiscais da Receita consideram uma ameaça ao órgão e às investigações de crimes de colarinho branco o relatório aprovado ontem pelo Congresso, registra o G1.

Os parlamentares aprovaram na comissão especial que analisa a MP 870, da reforma administrativa, uma emenda que proíbe os auditores de informar ao Ministério Público indícios de crimes como lavagem de dinheiro e corrupção –limitando, assim, sua atuação a delitos fiscais.

Para os presidentes do Sindifisco e da Unafisco, entidades representativas do setor, a emenda permite que seus efeitos sejam aplicados de forma retroativa –o que levaria à nulidade de investigações e condenações.

“Haverá uma nulidade de uma imensidão de autos de infração. Vinte e cinco por cento das autuações da Receita envolvem representações penais ao MP”, estima Cleber Cabral, do Sindifisco.

“O que eles querem é que todas as condenações de corrupção e lavagem que tenham utilizado dados fornecidos pela Receita sejam anuladas, porque pelo relatório as provas seriam obtidas de forma ilícita”, acrescenta Mauro Silva, da Unafisco.

Como foi articulada a primeira grande derrota de Sergio Moro em Brasília. LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Marcus disse:

    A receitas tem em mãos a oportunidade de fazer uma fiscalização que seria de grande proveito para o fisco. basta uma dedicação especial a todos os que votaram para afastar a COAF de Moro e amorda

Ler comentários
  1. Biofeminista disse:

    É tão sem sentido que a função de auditor nem precisa mais existir, pois as auditorias buscam justamente os delitos. Gente, nem a esquerda, por mais malévola, cogitou isso.

    1. Estás se fazendo de ingênua para enganar quem? Você sabe que o PT, está nessa canalhice também junto com PSDB e o MDB.

  2. Helio disse:

    É exatamente isso que Rodrigo Maia, o mister corrupção, e seus comparças querem.

    1. Rodrigo Botafogo Maia porque não é investigado?????? Se aparece com codinome e tudo pq não investuagam. Esperam o quê?

  3. Valdemir disse:

    Peraí! É obrigação de qualquer cidadão informar às autoridades competentes crimes de qualquer natureza. Determinar q ñ informe é coisa de ladrão mesmo. Isso é declaração de culpa.

  4. GILMAR disse:

    Chamar esse bando de parlamentar, é uma ofensa sem tamanho a alguns poucos homens aí desse "congresso "...

  5. Felipe disse:

    O congresso sequestrou o país e o povo e as forças armadas ficam calados

    1. O congresso foi eleito pelo povo. Se o capitão bozo tivesse maioria poderia barrar alguma coisa.

  6. Carlos disse:

    Qual o problema desse povo hein? Basta falar em ter autorização judicial pra investigar alguém ficam encrespados, isso é atitude de quem quer bisbilhotar.

  7. CARMEN disse:

    Se quiserem retroagir ( absurdo) os funcionários que encontraram irregularidades e denunciaram poderão ser processados por omissão, cumplicidade etc. Isso foi sugestão do Gilmar ao Maia, c/certez

  8. Jose disse:

    Como auditor, o STF pode proibir. Entretanto, como cidadão ele tem obrigação de informar. Só que, como cidadão poderá informar muito mais coisa. Vai sair pela culatra.

  9. João disse:

    Bolsonaro ta certo. Faz suas propostas e envia ao congrwsso. Lave as maos. Se o congresso e STF mudarem a culpa é deles. Eles estao LEGISLANDO A FAVOR DA CORRUPCAO. Deixe esses canalhas se enforcarem

    1. Um dia essa corda enrosca no pescoço de cada um desses bandidos!

  10. Antônima disse:

    o Lobby p/ acabar c/o Brasil é grde.A Amazônia na berlinda/ garras dos globalistas. Se ñ tomarmos providências perderemos nossas terras.Desde Roraima até a Bahia, incluindo todas as reservas mine

  11. Antonio disse:

    O incrível é que essa proposição é do líder do governo no Senado Fernando Bezerra Coelho.

    1. FBC é um BANDIDO. Eu não entendo como Bolsonaro colocou esse corrupto para ser o líder do seu governo.

  12. Maria disse:

    #PRISAOdosCORRUPTOS. Já passou da hora da população brasileira invadir Brasilia, capital mundial da corrupção. Temos que derrubar o STF e o congresso. Última chance do Brasil dar certo. Bora pes

  13. Rosa disse:

    Essa pouca vergonha não pode ser aprovada. Não perdoarmos a concretização dessa safadeza não.

  14. Marcelo disse:

    Espero mesmo que a corrupção volte. Quando a tínhamos, o país crescia e era feliz. Agora, o país definha e é miserável.

  15. Carlos disse:

    Atuaram para dificultar o combate à corrupção, contrariando a vontade da maioria do povo brasileiro.

  16. brazil-Forte disse:

    arderá nas profundezas do inferno

  17. Vergonha disse:

    Servidor publico de qualquer esfera , que se confronta com algum CRIME , tem a obrigação funcional de denunciar e apoiar a solução da investigação. Ao meu ver quem não o fizer ,esta PREVARICAND

  18. Val disse:

    Estes Auditores querem é surfar na onda, possivelmente para conseguir melhorias. Só que já combatem a corrupção fiscalizando e comunicando os indícios ao MPF. E isto não será alterado. Muito m

  19. Val disse:

    Que falácia. A Receita não é órgão de investigação e autuação fiscal nada tem a ver com a representação ao MPF. Quando verificam indícios eles comunicam sem compartilhar dados, pois isto s

  20. Maria disse:

    Mas o ônix não acha! E quem manda é o sem dó ônix e Bolsonaro não governa

    1. Mais 4 perdidos para vocês petistas comunas FDP. Vão servir ao Diabo no inferno, faça como o ex-presidente do Peru seus lixos.

    2. Bolsodilmo é, como disse Temer: "é um PresidentO figurativo"...

  21. LUIZ disse:

    Funcionário público que tem conhecimento de crime e não denuncia, prevarica que é a tipificação deste crime.O que o STF fez foi dizer que este crime não existe.

  22. mara disse:

    Os bandidos do Centrão e da esquerda querem manter a corrupção que sempre os sustentaram. Esse pessoal não tem escrúpulos, não respeitam o povo brasileiro. Pensam em seu bolso, SAFADOS !!!

  23. wilker disse:

    Mesmo que: se vc somar 2 + 2 será = 4.

  24. José disse:

    Censura nos dias de hoje é quase impossível de acontecer

  25. PetralhasNaCadeia disse:

    Só num país de bandidos existiria uma regra dessas.

  26. Jorge disse:

    Nunca na história do Brasil houve tantas instituições protegendo criminosos e disseminando a impunidade. Na vanguarda desse processo está a banda podre do STF.

    1. Esqueceu de falar do papel da imprensa que ajuda esses canalhas a fazerem isso com fofocas e mentiras contra o governo.

    2. Perfeito seu comentário.Congresso,STF agindo na contramão da ética,da honestidade,da retidão.Lamentável!!

  27. LUCAS-SILVA disse:

    Maia, Centrão e os 6 PICA-RETAS do STF sabotam o Brasil. Reforma Política, Fim dos privilégios, Nova Constituinte e destruição total de Brasília JÁ. Criminosos SEQUESTRARAM o país.

  28. Biofeminista disse:

    Vou além, eles podem estar sendo, contra o Estatuto do Servidor Público, acobertadores de crimes que INTERESSAM aos donos do poder do momento, para chantagear o criminoso.

  29. Antônima disse:

    A Justiça está sendo presa, seviciada e censurada.Abuso de poderes do judiciário, chantagem criminosa do legislativo.Atropelo e usurpação de administração do executivo.Presidente peça o artigo

    1. Presidente Bolsonaro, peça o artigo 142. O 1 não é apropriado. Tem que ser o 142 pa parar quem pede favores, dinheiro para aprovar projetos e soltando criminosos.

  30. Antônima disse:

    Compatriotas, se Nosso presidente Bollsonaro não pedir o artigo 142 é a Morte do Brasil.

  31. Biofeminista disse:

    Fui cínica? Não. É assim que funciona. Se proteger TODO mundo, como o MECANISMO vai rodar entre esquerda e direita? Depois muda a lei de não? Daqui há 2 anos?

  32. Sergio disse:

    No Brasil de agora, trava- se uma luta entre o crime organizado nos palácios contra a vontade popular de moralizar o Estado. Esta é a realidade acobertada pela midia.

    1. Eles só têm coragem para bater em Bolsonaro. Ca.gam nas calças de medo de falar do bandido mor.

  33. Natalicio disse:

    Se a Receita Federal se unir à Polícia Federal e, por meia hora, cruzarem os braços nos aeroportos, portos e fronteiras eu duvido que não revoguem esta estrovenga!

  34. Vergonha disse:

    Será que realmente so existem , criminosos no comando e nas instituições publicas ? SERÁ? SERÁ? SERÁ MESMO ? SERÁ, PORRRRAAAAAAA?

    1. Realmente, Fábio, tragam Lula e Dilma de volta para tornar este país finalmente honesto! Francamente!

    2. Só, as forças armadas e Bolsonaro apoiam essas facções, caso contrário estariam todos presos com seus bens confiscados.

  35. Cristiano disse:

    Brasil só resolve com terrorismo político mesmo pelo jeito, os corruptos não temem nada mais, talvez temam pela própria vida.

  36. Carlos disse:

    E o MPF vai ficar vendo tudo isso e fazer cara de paisagem? Tem de aproveitar o momento e fazer uma força tarefa para cair de p.a.u sobre os cabeças desse movimento pró corrupção!!

  37. Cláudio disse:

    rapaz isto é prevaricação e acabou, e aí vai ter reeleiçao destes vaga bundos?, e o problema é bolsonaro? Ah dá meia hora de c u por ra! o cara se esforçando e um monte de filho da pu ta roen

  38. Melissa disse:

    Como pode! A nação tem mais medo da ação do stf, câmara e senado do que dos bandidos SEM colarinho branco! As grades em nossas casas não nos defendem desses bandidos lesa-pátria!

  39. MAZZAROPI disse:

    Não adianta chorar. O capitão bozo não tem partido. Simples assim.

  40. Filemon disse:

    Meu Deus! É o efeito da fiscalização ao Gilmar Mendes! Kd os Patriotas das FFAAs, vão aceitar os Corruptos matar a Patriotica Operação Lava Jato? Saudades dos Castelo Branco que amavam o Brasil

  41. Daisy disse:

    A medida forçaria o Auditor Fiscal a cometer o crime de PREVARICAÇÃO, tornando-o CÚMPLICE dos corruptos a CONTRA GOSTO.

  42. gilberto disse:

    Querem a liberdade para roubar. O STF já aprovou o indulto de Temer, portanto corrupção não dá cadeia.

    1. Podem ou vai? Nos subestimam e é isso que me entristece mais.

  43. Jose disse:

    Tem alguma coisa a ver com o caso Queiroz? kkk

  44. Deivid disse:

    Não podemos ficar de braços cruzados diante disso! Os corruptos querem continuar a roubar!

  45. Tristão disse:

    Se um cidadão comum tem o dever de denunciar a ocorrência de um crime, como pode um fiscal da receita ser proibido de se manifestar? É ou não é domínio de gangster?

  46. MOACIR disse:

    Só no Brasil que, políticos envolvidos em ilícitos tem a cara de pau de legislar em causa própria para se defender de possíveis investigações e condenações, ditando eles, as regras ao judici

  47. Sandra disse:

    Isso não contraria a Lei nº 8.112, art. 116 "são deveres do servidor: levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em decorrência do cargo"?

  48. ricardo disse:

    Não é crime, não informar um crime, não se tornaria conivente a ocultação ou o não informar um crime, grande jabuticaba.

  49. Luix disse:

    E como proibir o Policial de prender ou exigir que ele tenha ordem judicial para abordar um suspeito nas ruas. É o cúmulo da idi0tice. ou seja, querem impedir que criminosos sejam denunciados e pres

  50. Luis disse:

    Vergonha nacional. Defendem descaradamente a impunidade!

  51. Verônica disse:

    Peraí: o cara não pode "desvisualizar" o que ele viu. Ele terá suspeitas, ainda que não possa falar delas... O que o impediria de fazer denúncia anônima?

    1. Quem acolheria as denúncias? Me parece que todas as instâncias da justiça estão sendo desmontadas!

  52. Darci disse:

    Só no Brasil, bandidos criando leis pra se auto protegerem .

  53. EDUARDO disse:

    Em última análise isso é resultado de um presidente fraco que não é mais respeitado. Estão destruindo tudo que ele disse que iria fazer no combate à corrupção. Destruíram Bolsonaro.

    1. O pt plantou um veneno muito devastador na cabeça das pessoas: não reconheceu as urnas. Esse mal foi se avolumando, corroendo tudo! Houve efeito cascata na mídia, organizações, etc.

  54. Rosa disse:

    É tudo que esses políticos bandidos querem. Continuar com a corrupção com a autorização do STF.

  55. Neves disse:

    Esse país é uma palhaçada, safadeza total!

  56. Será??????? disse:

    Claro que amplia e, talvez, a ideia seja essa mesmo. Afinal, verdade seja dita, nunca vimos tantos poderosos tão unidos na luta pela preservação de seus interesses. Ah, se fosse pelo país!!!!!

  57. Joãob disse:

    Inacreditável! Não se trata de usurpar funções! Trata-se de comunicação de constatação de crime, em tese, no decorrer da fiscalização, não de investigação criminal. É SURREAL! Isso serve

  58. John disse:

    Presente dos amazonenses para o Brasil: Eduardo Braga e o aumento da roubalheira impune.

  59. GILMAR disse:

    Em matéria de corrupção, a justiça no Brasil só vai até a segunda instância, a terceira e a quarta, só serve pra desmanchar tudo que foi feito...

  60. EDUARDO disse:

    É exatamente a intenção. Bolsonaro não demonstra muita simpatia por órgãos de fiscalização como o fiscal que o multou por pesca irregular ou declarando que tem área protegida demais! Liberou

  61. Marcelo disse:

    Acabarão asfixiados pela própria carapuça.

  62. FRANCISCO disse:

    Se um auditor entender que há crimes ao fiscalizar e não denunciar ao MPF, estará incorrendo em crime. Isso é inconstitucional.

  63. Mey disse:

    A luz vermelha ta piscando. Bolsonaro tera o apoio popular se acionar o artigo 142 se o Brasil ficar ingovernável com os criminosos do congresso e STF q sabotam 24 horas o Brasil

  64. AM disse:

    Como ficam as entidades de classe q estão caladas em uma situação de degradação do combate a corrupção, como OAB, FIESP, CNBB, e os ditos jurista.

  65. Mary disse:

    São muito caras d pau.Esses bandidos gritam q são bandidos e nada é feito!!!Querem perpetuar a bandidagem e impunidade e vão conseguir porque o Bolsobosta é um frouxo.Cara d pau usou Moro p se e

  66. Eduardo disse:

    Infelizmente, sou a favor de uma intervenção militar. Com esse bando de políticos que só pensam no próprio interesse, não vejo outra alternativa, visualizada nos dias vindouros...

    1. Os militares não farão nada! Dá muito trabalho!

    2. Os militares são um bando de frouxos que não tem coragem de colocar o Maia,no seu devido lugar que é atrás das grades! Preferem ficar olhando de braços cruzados o pilantra do Maia,afundar o Bras

    3. Os militares tem que entrar em ação antes que o Brasil chegue no mesmo status da Venezuela. Só tem corrupção no STF, deputados, senadores... Não tem como lutar contra eles democraticamente!!!

  67. Maria disse:

    Que congresso é este meu pai eterno???

    1. Quer mais 4 anos de congresso petista?! Petista tem que sumir do mapa assim como o PSDB já está sumindo.

    2. Indo à ORIGEM: Que povo é esse que forma “um congresso deste, meu pai eterno“??????