Projeto quer que corrupção privada vire crime

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) elaborou um anteprojeto de lei que prevê punições a crime de corrupção privada.

A intenção da Enccla, publica o Estadão, é responsabilizar criminalmente a prática de suborno entre empresas, como acontece em outros países.

“Um dos casos que poderiam ser enquadrados na nova legislação, se já estivesse em vigor, é o que envolve a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dois ex-presidentes da entidade são acusados de favorecer empresas de marketing esportivo em contratos para explorar competições. José Maria Marin já foi condenado e está preso nos Estados Unidos, que pune a corrupção privada. Já Marco Polo Del Nero, apesar de investigado por autoridades americanas, ainda não teve seu caso analisado por estar no Brasil”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Rinaldo Maciel de Freitas disse:

    Quá Quá Quá os cartéis não vão deixar!

Ler comentários
  1. Flavinha disse:

    Uma estrovenga. Corrupção privada é aquela, por exemplo, entre o guarda de trânsito e o infator. Acaba desaguando no erário. O problema é que o erário não tem dono. É público, e em assim sendo, é de quem chegar primeiro. Não estão vendo o mata-mata eleitoral?

  2. Solução Final para os Corruptos: disse:

    1) COMPRAR BAYGON E FUNIL PARA INJETAR VIA ANAL. 2) AMARRAR O CORRUPTO DE CABEÇA PARA BAIXO E COM O FUNIL VAI INJETANDO O BAYGON PELO ÂNUS. 3)AOS POUCOS ELE VAI FICANDO AMARELO, VERDE E VAI PULAR COMO BARATA TONTA, ATÉ ESPUMAR E DAR O ÚLTIMO SUSPIRO DE SANGUE

  3. paneleiro disse:

    Presidente do STJ, Laurita Vaz, que negou Habeas Corpus ao ex-presidente Lula, concedeu liminar para que Fábio Pisoni, de 36 anos, responda a um processo em liberdade - ele foi condenado por juri popular em Gurupi (TO) a 30 anos pelo homicídio do estudante Vinicius Duarte e homicídio, pode é OSDB

    1. Responderá em liberdade até que seja julgado em segundo grau. Se lá condenado, assim como o teu corrupto de estimação, cumprirá pena de reclusão. Beijos, MAV.

  4. William Tamburi disse:

    Os governos brasileiros são TÃO CORRUPTOS que podem usar essa lei pra extorquirem os corruptos privados.

  5. ganancioso disse:

    O Brasil não consegue combater a corrupção pública, mas vai tentar a privada. O estado precisa de dinheiro para se expandir.

  6. Importação de Diesel disse:

    Antagonistas, que tal falar sobre a corrupção na área de Trading Internacional da Petrobrás. Tem um inquérito em andamento, dizem que tem muita propina na importação de combustível e a Petrobrás já falou que não tem como cooperar, pois não tem registros. 80% do combustivel importado para gerar propi

  7. disse:

    QUE TAL UMA LEI PARA ENQUADRAR MÍDIA E SEUS RESPONSÁVEIS POR ATIVIDADES QUE ESTIMULAM O ÓDIO ENTRE OS BRASILEIROS!!!!

  8. Jayme Guedes Filho disse:

    Decididamente, inteligência não é coisa nossa. A corrupção que deve ter a pena agravada é a corrupção passiva. Quem é pago para defender meus interesses e me jurou fidelidade é o ente público. Para o corrupto passivo, pena de morte com a família custeando a munição usada, como na China.

  9. Tinto disse:

    nosso problema não são as leis, temos leis atualizadas, nosso problema são os jurista$$ q aplicam [ou deixam de...] as leis!

  10. Notaxationwithoutrepresentation disse:

    pra que mais leis se basta cumprir as que já existem e naõ sao cumpridas?

  11. Leonam disse:

    Devem pedir primeiro a corrupção na privada, praticada pela cambada b u n d a suja de políticos que infesta a política brasileira. Depois disso, aí sim, virar o foco para as privadas.

  12. leis já existem disse:

    A idéia é submeter o que restou de economia privada. No futuro, só haverá o estado oficial, a máfia pública, e o estado paralelo, a máfia privada.

  13. Fernando Costa da Silva disse:

    Difícil disso ser aprovado no Legislativo.

  14. Ronaldo disse:

    Eu mais alem, tinha ser pena de morte dependendo do valor que foi roubado.

  15. Chega de intervenção estatal disse:

    Chega de intervir no setor privado. Não é função do Estado se meter no setor privado. Estado tem que ser mínimo. Deixe o mercado se regular sozinho.

  16. Andrew disse:

    Chega de intervir no setor privado. O Estado precisa ser mínimo. Deixe o mercado se regular sozinho.

  17. Kichute disse:

    Nada do Estado se meter no setor privado! Além disso, com esse judiciário aí, pode fazer a lei que quiser. A sentença sempre tem um preço. Não adianta nada. Chega de Estado! Chega de se meter em tudo.

  18. Só vale a ORCRIM privada? disse:

    Pelos comentários aqui no site, a ORCRIM privada quer continuar corrompendo e sendo corrompida. This is Brazil! A corrupção intensa no Brasil deve-se toda ela ao próprio povo brasileiro. "Não mexam na nossa ORCRIM. Vai prender político, vai!"

  19. Kichute disse:

    O cartel das empresas de telefonia impera. Para que servem a ANATEL e o CADE?? Para nada. A compra da TVA pela Telefonica foi ILEGAL. A compra da GVT pela Telefonica foi ILEGAL. O cliente não tem opção ou é NET ou TELEFONICA. ISSO É CARTEL. Estado não resolve NADA.

  20. ONDE ESTÃO AS 10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO? disse:

    Mesmo com mais de 2.000.000 de assinaturas de IDIOTAS que compõe o povo brasileiro ( EU INCLUSIVE), o PL foi totalmente DESFIGURADO pelos CORRUPTOS DO CONGRESSO NACIONAL que NÃO QUERIAM ESSAS MEDIDAS MORALIZADORAS que ATÉ HOJE estão ENGAVETADAS.

  21. Carlos Gomes disse:

    Num país adiantado, avançar sobre o setor privado vá lá. Mas numa banânia como a nossa, isso é desfocar da necessidade de punir de forma muito mais severa o que ocorre em associação ao setor público, onde o entendimento atual ainda é o de que o crime compensa. Vide o Dirceu operando de novo...

  22. A gigantesca corrupção se da no âmbito federal. disse:

    Do jeito que a economia desce ladeira abaixo vais sobrar pouca empresas privadas, os tres poderes vão cair tipo baralho de cartas, é so questão de tempo.

  23. Francisco Aguiar disse:

    Seria exagero incluir pena de morte para os envolvidos em corrupção que envolva recursos públicos, além de confisco dos bens por algumas gerações? Nos âmbitos público e privado, claro. O que restaria dos escroques que a$$altam o país há décadas?

  24. Gilberto Mendes disse:

    Esse projeto me parece FALACIOSO, visto que CRIME de CORRUPÇÃO não importa se PUBLICO ou PRIVADO, é crime. Seja ele o CORRUPTO ou CORRUPTOR são todos CORRUPTOS.

  25. cadê os homens disse:

    A Estratégia elabora, o Projeto quer. Como são impessoais as instituições...

  26. Brasil ainda não está no séc.XXI, general! disse:

    Muito bom.