Projeto quer que corrupção privada vire crime

A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) elaborou um anteprojeto de lei que prevê punições a crime de corrupção privada.

A intenção da Enccla, publica o Estadão, é responsabilizar criminalmente a prática de suborno entre empresas, como acontece em outros países.

“Um dos casos que poderiam ser enquadrados na nova legislação, se já estivesse em vigor, é o que envolve a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dois ex-presidentes da entidade são acusados de favorecer empresas de marketing esportivo em contratos para explorar competições. José Maria Marin já foi condenado e está preso nos Estados Unidos, que pune a corrupção privada. Já Marco Polo Del Nero, apesar de investigado por autoridades americanas, ainda não teve seu caso analisado por estar no Brasil”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 31 comentários
  1. Seria exagero incluir pena de morte para os envolvidos em corrupção que envolva recursos públicos, além de confisco dos bens por algumas gerações?
    Nos âmbitos público e privado, claro.
    O que restaria dos escroques que a$$altam o país há décadas?

  2. Do jeito que a economia desce ladeira abaixo vais sobrar pouca empresas privadas, os tres poderes vão cair tipo baralho de cartas, é so questão de tempo.

  3. Num país adiantado, avançar sobre o setor privado vá lá. Mas numa banânia como a nossa, isso é desfocar da necessidade de punir de forma muito mais severa o que ocorre em associação ao setor público, onde o entendimento atual ainda é o de que o crime compensa. Vide o Dirceu operando de novo…

  4. Mesmo com mais de 2.000.000 de assinaturas de IDIOTAS que compõe o povo brasileiro ( EU INCLUSIVE), o PL foi totalmente DESFIGURADO pelos CORRUPTOS DO CONGRESSO NACIONAL que NÃO QUERIAM ESSAS MEDIDAS MORALIZADORAS que ATÉ HOJE estão ENGAVETADAS.

  5. O cartel das empresas de telefonia impera. Para que servem a ANATEL e o CADE?? Para nada. A compra da TVA pela Telefonica foi ILEGAL. A compra da GVT pela Telefonica foi ILEGAL. O cliente não tem opção ou é NET ou TELEFONICA. ISSO É CARTEL. Estado não resolve NADA.

  6. Pelos comentários aqui no site, a ORCRIM privada quer continuar corrompendo e sendo corrompida. This is Brazil! A corrupção intensa no Brasil deve-se toda ela ao próprio povo brasileiro. “Não mexam na nossa ORCRIM. Vai prender político, vai!”

  7. Nada do Estado se meter no setor privado! Além disso, com esse judiciário aí, pode fazer a lei que quiser. A sentença sempre tem um preço. Não adianta nada.
    Chega de Estado! Chega de se meter em tudo.

  8. Chega de intervir no setor privado. Não é função do Estado se meter no setor privado. Estado tem que ser mínimo. Deixe o mercado se regular sozinho.

  9. Uma estrovenga. Corrupção privada é aquela, por exemplo, entre o guarda de trânsito e o infator. Acaba desaguando no erário. O problema é que o erário não tem dono. É público, e em assim sendo, é de quem chegar primeiro. Não estão vendo o mata-mata eleitoral?

  10. Devem pedir primeiro a corrupção na privada, praticada pela cambada b u n d a suja de políticos que infesta a política brasileira. Depois disso, aí sim, virar o foco para as privadas.

  11. Decididamente, inteligência não é coisa nossa. A corrupção que deve ter a pena agravada é a corrupção passiva. Quem é pago para defender meus interesses e me jurou fidelidade é o ente público. Para o corrupto passivo, pena de morte com a família custeando a munição usada, como na China.

  12. Antagonistas, que tal falar sobre a corrupção na área de Trading Internacional da Petrobrás. Tem um inquérito em andamento, dizem que tem muita propina na importação de combustível e a Petrobrás já falou que não tem como cooperar, pois não tem registros. 80% do combustivel importado para gerar propi

  13. Presidente do STJ, Laurita Vaz, que negou Habeas Corpus ao ex-presidente Lula, concedeu liminar para que Fábio Pisoni, de 36 anos, responda a um processo em liberdade – ele foi condenado por juri popular em Gurupi (TO) a 30 anos pelo homicídio do estudante Vinicius Duarte e homicídio, pode é OSDB

    1. Responderá em liberdade até que seja julgado em segundo grau. Se lá condenado, assim como o teu corrupto de estimação, cumprirá pena de reclusão. Beijos, MAV.

  14. 1) COMPRAR BAYGON E FUNIL PARA INJETAR VIA ANAL.
    2) AMARRAR O CORRUPTO DE CABEÇA PARA BAIXO E COM O FUNIL VAI INJETANDO O BAYGON PELO ÂNUS.
    3)AOS POUCOS ELE VAI FICANDO AMARELO, VERDE E VAI PULAR COMO BARATA TONTA, ATÉ ESPUMAR E DAR O ÚLTIMO SUSPIRO DE SANGUE