Proposta alternativa de Alckmin para imposto sindical é inviável

Merval Pereira desnuda o discurso de Geraldo Alckmin sobre deixar que os sindicatos tenham autonomia para negociar com os trabalhadores a retomada do imposto sindical.

Em artigo no Globo, ele diz ser “de difícil execução a estratégia de permitir que as assembleias gerais dos sindicatos possam aprovar a volta da contribuição obrigatória, extensível a todos os membros da categoria profissional ou econômica”.

O STF já examinou a questão e rejeitou essa possibilidade ao editar a Súmula 666, depois convertida na Súmula Vinculante 40, definindo que “a contribuição confederativa de que trata o art. 8º, IV, da Constituição Federal, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo”.

Segundo Merval, isso significa que as assembleias gerais dos sindicatos só podem impor o pagamento de contribuição aos membros sindicalizados da categoria, e jamais àqueles não sindicalizados.

“Portanto, a proposta de restauração da contribuição sindical obrigatória por meio da atribuição de poder às assembleias gerais dos sindicatos não faz sentido, pois tal possibilidade já foi rejeitada pelo Supremo Tribunal Federal.”

Alckmin, portanto, prometeu o que não pode ser cumprido. A pergunta é: como o tucano pagará a fatura do Solidariedade de Paulinho da Força?

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 174 comentários
  1. Alckmin sabe como ninguem o que deve e o que não deve ser feito! Governar SP por quase duas decadas deixou ele mais preparado do que qualquer outro candidato! #GeraldoPresidente

  2. Fiquei muito feliz em saber que Ana Amélia aceitou ser vice do Alckmin. Uma chapa vencedora, haja visto que os opositores ficaram isolados e sem tempo de rádio e tv. vamos que vamos! #alckmin2018

    1. Eu Confio e voto na dupla Alckmin-Ana Amelia! Para nós brasileiros, foi uma excelente escolha! Alckmin2018

  3. Geraldo Alckmin já posicionou contra o imposto sindical obrigatório, mas ele se comprometeu a buscar alternativas para os sindicatos se financiarem. #AlckminPresidente o melhor para o Brasil!

    1. Arrasou, vai dar tudo certo!! A campanha vai começar agora em agosto e Alckmin vem com tudo!! #preparadoparaobrasil

    2. Pessoal, vai dar tudo certo!! A campanha vai começar e Alckmin vem com força total!! #MudarPraMelhor #GeraldoNaTV

  4. Geraldo tem tudo para vencer as eleições, com Ana Amélia sendo a sua vice fortaleceu muito a chapa, além de colocar Eduardo Leite com a vitória na mão ao Governo do RS

  5. O jornalista das Organizações GLOBO se faz de desentendido, ALCKMIN foi claro, não voltará o IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÓRIO, se o STF proíbe de cobrar dos não sindicalizados resta somente a VOLUNTÁRIA

  6. O candidato tucano começou a dar tiro no pé, que proposta mais maluca é esta? Agora o empresariado que adora mamar nas tetas do Estado ficou preocupado, será que o sorvete de chuchu vai roer a corda

  7. Alckmin gastou toda a sua vaselina … não colou !!! … kkkkk !!! Sai do muro e diz logo que esse imposto sindical é um absurdo inadmissível, tá morto e vai continuar muito bem enterrado !!!

  8. Caro Antagonista, tanto a decisão do STF quanto a da Suprema Corte americana criam um problema de “free rider” – leia ótima matéria na The Economist da semana passada sobre os sindicatos americanos.

  9. O Sindicato representa apenas os seus associados, não os que não são. Os associados pagam, os NÃO ASSOCIADOS NÃO DEVEM PAGAR! O Santo vai tentar dar o golpe no trabalhador! Não nos enganará!

  10. Impressiona a quantidade de vagabundos e achacadores que tem no comando das coisas neste país. STF vai dar aumento, Chuchu trocou votos do SDD pelo IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÓRIO, Ciro vai aumentar imp

  11. Queria ver Sindicatos Trabalhistas «correndo atrás» dos trabalhadores como seus «Clientes», para conquista-los. Vinculação automática criou um Monstro chamado ‘Liderança Sindical’, antro de corrupção!

  12. Troca-se de votos de gatos-pingados (=sindicalistas) por votos de milhões de eleitores (=trabalhadores). Custo a acreditar que Alckimin é uma toupeira. Que Deus proteja o Brasil…

  13. Sindicatos e partidos políticos devem se sustentar ÚNIKA E EQUISCLUSIVAMIENTE de contribuição dos seus voluntários sindicalizados e voluntários partidarios….SEM DOAÇÕES E SEM DINHEIRO PÚBLICO.

  14. Ir a favor dos interesses dos sindicalistas e contra os interesses dos trabalhadores é uma prova incontestável e imperdoável de burrice. Não sou paulista e ainda não conhecia o lado B soturno do Santo

    1. Renato, você ainda não viu nada, o nosso Santo é acusado de roubar dinheiro da comida das crianças paulistas.

  15. Alckmin consegue ser ainda pior que Temer, que pelo menos revogou esta contribuição que sustentava sindicatos (na prática, era dinheiro do trabalhador para sustentar o PT).

  16. Não vai pagar fatura nenhuma antas…esse baúco não vai ser eleito, nem pro 2 turno ele vai. E se vcs continuarem assim, nem 2 turno vai ter, Bolsonaro ganha no primeiro turno.

  17. Acredite, caro Antagonista, é bem fácil. Rasgam a Constituição até para usar como papel higiênico! Lembram do plebiscito do desarmamento, fomos contra, e os ptralhas impuseram as leis!

  18. Certamente, a proposta de Geraldo Alckmin foi um tiro na água e lhe causará enorme desgaste para angariar votos de um partido de segunda categoria. Erro muito crasso que lhe causará enorme prejuízo.

  19. Como pagará? É simples: ele não “prometeu o que não pode ser cumprido”, mas SIMPLESMENTE mentiu. Arrumará um jeito de revogar a mudança que houve, não sem uma “longa e penosa” disputa para inglês ver.

  20. E por que o Merval não disse isso na entrevista da globonews com o candidato? No fundo o apóia. Ele e a Sadi, com seu padrinho de casamento Aécio Neves. Só mesmo bolsonaro pra limpar esse país.

  21. O Alkimista.. xega de Imposto Sindical.. vamos botar esses vagas de luxo pra trabalhar. cinco horas da manhã com a quentinha debaixo do braço e pegando o busão e ralando o dia inteiro.

  22. Quero “parabenizar” os RADIALISTAS do Paraná que abandonaram o sindicato em massa. Menos de 5% permaneceram sindicalizados. Estamos em agosto e sem reajuste ainda. E agora quem vai pedir aumento?

  23. Já vai os pilantras querendo manter o esquema de sempre!!! Pior de tudo é ver este projeto de manutenção do esquemão de sempre candidato e com apoio da midia. Cambada de sem vergonhas.

  24. O texto completo do Merval mostra mais detalhes da proposta de Alckmin que somente torna mais evidente o quanto ele é despreparado para exercer o cargo que almeja. Trata-se de proposta estapafúrdia.

  25. Renato 45 fica pensando ….mais o Bolsonaro tem tudo que um candidato teria que ter,seria meu voto dele de olhos fechados.Mas tenho que manter a pose e me contentar com um picolé sem gosto hahahahaha

  26. Não sei o que não entenderam ainda… Esta gente, alckmin, ciro , marina querem manter tudo igual. O unico que realmente quer dar uma chance do pais tomar um rumo melhor é Bolsonaro. Admitam!!!!

  27. até agora, essa foi a melhor proposta de um postulante ao maior cargo do país, de uma das maiores economias do mundo: Bolsonaro propõe ensino a distância para ‘combater o marxismo. rsrsrsrs

    1. Deixe de ser retardado, qualquer criança do terceiro ano raciocina melhor do que você. Bolsonaro NÃO PODE ser chamado de corrupto, é isso que o incomoda?? A lava jato vai pegar seu candidato de jeito.

    2. Deixe de ser retardado, qualquer criança do terceiro ano raciocina melhor do que você. Bolsonaro NÃO PODE ser chamado de corrupto, é isso que o incomoda?? A lava jato vai dar um jeito no seu candidato

    3. Que apoia ladrão da Merenda Escolar e do Rodoanel além de ter apelido na planilha de propina da Odebrecht!!

  28. Ele não falou em retorno do imposto. Falou que CADA CATEGORIA pode por assembleia geral com mínimo de 20% deliberar uma contribuição alternativa ao imposto. É o “novo estilo jornalistico do roda viva”

  29. Era melhor o Soludariedade achar que podia ser assim. Se os sindicatos não tem gente competente para se debruçar sobre as leis que lhe dizem respeito, o problema e deles. Não merecem mesmo o imposto.

  30. É facil saber que vamos pagar mais impostos pela união da Santíssima Trindade MDB-PSDB-PT com os anjos do Centrão e o lado escuro da Força. Só reza por essa união $anta quem é pago para comentar aqui

  31. + 1 proposta vazia de Alckmin. A outra foi a reducao do IRPJ. Todos sabem que o peso nos ombros do empreendedor NAO é p IRPJ mas sim as CONTRIBUICOEs sociais (encargos) e o IRPF. Alckmon é leviano

  32. Imposto sindical – forças do atraso – esses políticos vendem até a mãe por alianças, chega dessa politica rasteira, chega desses políticos velhos que depois governam de costas para o povo!

  33. O Santo não sabe como fazer para voltar com o Imposto Sindical sorrateiramente sem ninguém perceber que no fim vão pagar essa merd.a tudo de novo e fazer a alegria dos pelegos!!

  34. Renato 45 o mais preparado é… o vou falar a primeira letra do nome …tá? BOLSONAÇO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. O problema não é esse Antagonista. O problema é que a CF impõe a unicidade sindical. Ou seja, o trabalhador se submeterá ao sindicato e pagará o novo imposto sindical para não ficar sem representação.

  36. Começou o toma lá, dá cá mesmo antes das eleições. Se esse corrupto se eleger vai vender o povo como de praxe. Esses políticos são insistentes mesmo, vendem até a dignidade pelo poder.

    1. Principal proposta de Alckmin é fazer um monotrilho do Rio Grande do Sul até o Acre, interligando o nordeste e o centro-oeste. Ele cumpre !!! Mas levará 150 anos 😂😂se vc viver 300 anos otimo😂

  37. Vocês pode fingir que não sabem, podem tentar enganar a outros e até estar defendendo interesses próprio ou de outros, mas a verdade nua e crua é que Bolsonaro é o unico que quer acabar com a mamata.

  38. Circo e Orcrimin vão ter que explicar porque são contra a Lava Jato as 10 Medidas , Ficha Limpa , prisão após condenação em 2 Instâncias e porque querem a volta do Imposto Sindical .

  39. Eu já havia decidido votar em Bolsonaro assim meio que tristonho por deixar de votar Alckmin no qual sempre vot desde muitos anos passados. Agora, com essa associação Paulinho, JAMAIS votarei. Traidor

  40. Prometem o que não podem cumprir, essa retórica é antiga. Esses corruptos não mudam o discurso, o eleitor conhece a fundo essa estratégia desses fisiologista. Alckmin é podre, é retrocesso.

  41. Nossa! Que intriga! Como será que Alckmin vai fazer? Ainda bem que há gente como vocês, jornalistas abnegados, pra nos alertar sobre assunto tão importante e urgente. E o Temer? Já caiu?

    1. PSDBista b u r r o e mentiroso o ensino básico é de responsabilidade dos Prefeitos nem de Governador de estado é, estes cuidam do 2º grau.

    2. Não pode! Nesta idade as crianças não sabem ainda proteger sua merenda. Elas não estão preparadas para se proteger do centrão e do psdb.

    3. E já fez os banheiros transgênero nas escolas para deixar todas as crianças principalemte os menininhos vi@dinhos como vc!! ¨Preparadíssimo¨ mesmo!!

  42. As negociações devem conter acertos fora do que foi publicado, é evidente. Lembramos que o PSDB atraves do FHC manipulou o Temer, durante todo o Governo. São picaretas. O povo paga a conta.

  43. Se o Paulinho ajoelhou pro SANTO CHUCHU uma coisa é certa, de alguma forma ele vai fazer a gente dar vida boa pros PATRÕES DE SINDICATOS.Paulinho conhece o Santo, mas quem paga a promessa somos nós.

  44. O Santo acha que pode fazer milagres… Ele vai acabar cometendo pecados venais que vão lhe custar muito caro! O comportamento do Alckmin e é típico do PSDB que sempre fica em cima do muro.

  45. Para Alckmin e o Centrão da Corrupção vale qualquer trapaça até oferecer prazerosamente o c.u para os sindicatos cobrarem imposto de quem ñ quer pagar, todos ligados ao PT, fazem qualquer negócio

    1. Que vai resgatar o Lula da cadeia e que estudou em Rávardi sem saber inglês???

  46. Sempre votei no PSDB e isso fez com q a decepção fosse maior; hoje, quanto mais Alckmin fala e faz alianças porcas com o Centrão e mesmo Ana Amélia mais SINTO REPUGNÂNCIA. Não sou como os petistas.

  47. Ele vai enrolando até que depois de eleito possa fazer o que realmente quer: ressuscita o imposto e acalma a forte oposição que os sindicalistas possam lhe fazer. Ele é assim. Um santo.

  48. Contribuição sindical só deve ser paga por associado que queira contribuir com o sindicato da sua categoria, jamais obrigatória a todos. Chega de imposição, liberdade já

  49. Com dinheiro, obviamente não em real e em algum paraíso fiscal, ou vocês têm alguma dúvida disso? estamos falando do denunciado por roubo nas planilhas da Odebrecht vulgo Santo e M&M e um picareta.

  50. Ah, mas qual é o santo que não gostaria de ter ao seu lado um centrão que faz milagre$ como aquele famoso de multiplicação dos pixulecos? Certamente a SANTÍSSIMA TRINDADE MDB-PSDB-PT dará uma FORÇA

  51. Basta Alckmin dizer: gente acabou a mortadela, simples assim. Se tem algo de positivo que lembraremos de Michel Temer será o fim do imposto sindical, dinheiro que financiou por décadas o PT et al.

  52. Com o Santo, teremos a volta da CPMF e do imposto sindical. Preparem-se. Afinal, como vai pagar a fatura dos conchavos que fez? Diminuir a máquina é que não vai.

  53. A derrota de Alckmin foi decretada pela aliança que fez para se protegerem contra a lava jato. Ana Amélia que tinha grande consideração pela população jogou sua história no esgoto. Tchau queridos.

  54. A raiva cega pela desmoralização total da campanha “Coitado do Alckmin” faz com que O Antagonista volte a bater nesta tecla mais do que desmentida publicamente por ele. Só falta citar Lauro Jardim…

  55. Simples, ele prometeu algum ministério pra essas quadrilhas. Alkimim é um embuste. Um canalha com voz calma e educada. Mas sempre canalha e ladrão. Rodoanel, merenda e paulo preto.

  56. Existe algo que já tenha saído da boca de Alckmin que não seja uma mentira ??? Por que exigir algum tipo de verdade nas palavras de um mentiroso contumaz ??? Alckmin = Imposto Sindical Returns…