Protótipo de urna foi encomendado a filho de ex-ministro de Sarney

O Flextronics Instituto de Tecnologia, que recebeu R$ 7 milhões do TSE para desenvolver novas urnas, pertence ao empresário Jorge Eduardo Suplicy Funaro, filho de Dilson Funaro, ex-ministro da Fazenda de José Sarney.

Jorge Eduardo e seu irmão Dilson Suplicy já tiveram seus nomes envolvidos em denúncias de fraudes na falência da Trol (brinquedos) e no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, durante a gestão do secretário tucano Emerson Kapaz.

O contrato com o TSE, firmado por Gilmar Mendes sem licitação, traz cláusulas que chamam atenção de especialistas, como o pagamento de diárias do contratado e a liberação de pagamento (R$ 1,7 milhão) pela simples entrega de um “plano de trabalho”.

“É muito estranho. Outros institutos, como o ITA e o IME, se ofereceram para desenvolver uma nova urna. Mas o TSE optou pelo Flextronics”, afirma a advogada Maria Aparecida Rocha Cortiz, da equipe de Modesto Carvalhosa e autora do requerimento de adequação da nova licitação.

Segundo ela, há claros indícios de irregularidades. Assim como na nova licitação, do dia 12, que prevê o desenvolvimento de novos protótipos com módulo de impressão de urna – em tese, já desenvolvidos pelo Flextronics.

“O TSE vai comprar as urnas de quem desenvolveu um protótipo financiado com recursos do próprio TSE. É um ótimo negócio”, alerta Cortiz.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tudo que tiver a mão do BEIÇOLA DE TOGA vai dar em corrução, ladroagem, o
    escambáu. O BEIÇOLA tem mestrado e doutorado em corrupção. Dinheiro por fora é ótimo.Não paga imposto.

Ler mais 102 comentários
  1. Tudo que tiver a mão do BEIÇOLA DE TOGA vai dar em corrução, ladroagem, o
    escambáu. O BEIÇOLA tem mestrado e doutorado em corrupção. Dinheiro por fora é ótimo.Não paga imposto.

  2. Provavelmente os militares estão envolvidos em alguma coisa, pois até agora não tomaram nenhuma posição. Isso por se só já era o suficiente para uma intervenção. Isso é Democracia??? Até quando essa situação será permitida em nosso Brasil, a cada dia uma novidade.

  3. Que moleza vender para o TSE. Também quero participar da bolada. O cara vai receber 80% somente entregando papel. Este Gilmar Zinho é muito malandro,,, tá levando quanto??????

  4. Atenção para não confundir as duas Flextronics. Uma é a Flextronics Internacional, uma multinacional. A outra é brasileira e trata-se do Flextronics Instituto de Tecnologia.

    1. Não são duas. É a mesma empresa e ambas reportam se á matriz em San Jose – CA
      Ambas atendem às auditorias SOD/SOX e códigos de ética e conduta

  5. Não acredito nos 3 poderes e principalemnte na classe politica, mas acho que para se ter credibilidade nas informações os fatos precisam ser confirmados antes de sair prejudicando empresas que geram empregos, alguem entrou em contato com a empresa? saiba pois, que se trata de uma empresa séria com credibelidade internacional, de capital aberto onde nada tem a ver com qualquer proprietário.

    1. Existem duas empresas, uma é a Flextronic Internacional, que é uma multinacional. A outra é brasileira, se trata do Flextronics Instituto de Tecnologia.

  6. A Flextronics é uma multinacional com mais de 200 mil funcionários no mundo, e capital aberto na bolsa de valores de Nova York, portanto não pertence á uma pessoa, conforme publicado. E Também atende aos padrões de auditoria mais rigorosos do mundo.
    Notícia sensacionalista para prejudicar um, que acaba prejudicando inocentes

    1. Então prove que a empresa em questão, pertence ao nome que foi mencionado e comprove que não houve sensacionalismo.
      Não julgue s saber.
      Quem dera que laboratórios de escolas tivessem a estrutura que está empresa tem.
      Um sensacionalista defendendo outro

    2. Atenção para não confundir as duas Flextronics. Uma é a Flextronics Internacional, uma multinacional. A outra é brasileira e trata-se do Flextronics Instituto de Tecnologia.

    3. O Flextronics Instituto de Tecnologia é uma empresa pequena, quase um laboratório escolar, dirigido por pessoas que têm envolvimento com gente em quem não confiamos, e para favorece-la não foi feita concorrência pública e foram descartados institutos como o IME e o ITA que se ofereceram para fazer o mesmo serviço.
      O Gilmar Mendes desprezou a opinião pública e a lei de transparência, e agora busca fazer uma licitação para entregar o mesmo que já havia sido contratada, foi pago e não foi entregue.
      Algo de errado está acontecendo aí, basta investigar.
      Ah! não houve, nada de sensacionalista na notícia!

  7. É IMPLICANTE, SÓ NO BRASIL, ADOTAR ESSE SISTEMA, ESTÁ BEM ENTRONIZADO, EM INTERESSES ESCUSOS, A GRANDE OPORTUNIDADE DE DESMASCARAR TAL ENSISTENCIA, PELAS FÔRÇAS ARMADAS, PARA TORNAR PÚBLICO, TAIS SISTEMAS COM OS DEVIDOS RESPONSÁVEIS

  8. Realmente interessante esse “contrato” … 3 fases envolvendo trabalhos muito perto do “zero absoluto” muito mais e melhor aquinhoados com verba, do que fases onde é envolvido trabalho pesado por parte da empresa contratada. Muito dinheiro dado “na frente”, e pelos prazos, praticamente à vista. Obviamente que a empresa já foi para a fase de contratação com tudo já pronto de antemão …

  9. Vamos exigir que o MPF tome as frentes dessa negociata. Uma hora a casa do senhor GM vai cair. Estamos de olhos bem aberto graças a mídia que hoje não é igual ao passado. Não dorme!

  10. JORGE EDUARDO SUPLICY FUNARO.
    Estou supreso com o nome do senhor. Ainda bem que não tem nada a ver com o nome daquele ex senador que cantava e faltava, e quase nada apresentava em propostas no Senado. Aquele defensor dos Direitos Humanos dos petistas, como o Jose Genoino, que nas palavras dele iria morrer se ficasse na cadeia. Agora ele não vai defender os Direitos Humanos do Maluf muito mais velho e debilitado que um José Genoíno…. o cara só abria a boca para falar….

  11. Atenção isso é gravíssimo temos que nos unir e retirar essas urnas do país. O antagonista tem nos ajudado nessa causa ,vamos mudar o sistema eleitoral do brasil pelo que agente vê eles elegem qualquer um .imagina se luciano Ruck for presidente .eu so o primeiro a mudar de pais

  12. Eu entrei no site da FIT-Tecnologia e tive a impressão que é uma empresa de “porcaria nenhuma”… muita definição de blábláblá, muita foto colorida que não mostra nada e não diz porra nenhuma. Este país vai continuar sendo uma piada por muito tempo…. Confira: http://www.fit-tecnologia.org.br/institucional/

  13. https://www.consultasocio.com/q/sa/flavio-dos-santos-magalhaes
    .
    Sócios de Flávio Dos Santos Magalhães : Flextronics International Tecnologia Ltda, Rodrigo Castanho Dall Oglio, Flavio Dos Santos Magalhaes, Ian de Porto Alegre Muniz, Peter Kermanar, Flextronics Cayman, Flextronics Corporation, Flextronics Holding do Brasil Ltda, Patricia Guimaraes Coelho, Flextronics International Ltd, Parque de Tecnologia Electronica, Carlos Henrique Ohde

  14. Somente alguém que se considera acima da lei e que nutre o mais profundo desprezo pela opinião pública, pode, nos estertores de seu mandato, fazer um negócio para obter equipamentos que serão usados daqui a dois ou quatro anos.
    Tomou a atitude em prejuízo da lisura e transparência, desconsiderando ofertas de órgãos públicos mundialmente reconhecidos competentes como o IME e o ITA. Isto tem nome, mas se eu citá-lo, poderei ser prejudicado.

    1. CLAUDIO, EU TAMBÉM NOTEI DE CARA QUE O CONSELHEIRO DO TSE É SÓCIO PROPRIETÁRIO DA FLEXTRONICS. CARECE DE UMA INVESTIGAÇÃO DETALHADA

  15. Para a qualidade de nossos políticos, que voltarão a ser candidatos, diria que um toco de lápis e quadrinho de papel higiênico bastariam para valer (ou não) como voto.
    O supremíssimo coveiro/urubu consegue demonstrar ainda mais menosprezo do que já vinha fazendo pela população, que a duras penas PAGA SEU SALÁRIO, LUXO, CONFORTO E lhe dá o poder de ajudar e proteger seus …’parceiros’.
    Não é a toa que passa o pano para tantos abusos.

  16. O sofá vai estar gostoso esse fim de semana?
    Tem o campeonato brasileiro de futebol?
    tem prévias do carnaval? Homem da meia noite?
    E o capitulo imperdivel da novela? Fulana brigou com cicrano que esbofeteou beltrano?
    Então temos mil razões para não sairmos do sofá….
    Vamos viver de esperanças de tudo melhorar por obra e graça do poder divino? ou das FFAA?

  17. EXISTE NESSE PLANETA, POVO, MAIS RETARDADO QUE ESSE DO BRASIL?????????REAJA POVO—-INTERVENÇÃO CIVIL CERCAR OS TRES PODERES

  18. Nossa agora esta escancarado o que o ”ministro político” anda fazendo. Já passou da hora de alguém fazer algo mais concreto para tirá-lo de circulação do meio não só jurídico como político ao qual anda dando muitas ordens como se fosse o presidente no lugar do outro lá.

  19. Mais um dos negócios “engatilhados” entre governo e empresas de pessoas comprovadamente inidôneas e metidas com os mais obscuros esgotos da políticalha brasileira.
    Tudo arranjado e sem licitação por ninguém menos que o bandido mais poderoso do Brasil, José Sarney e seu pupilo Gilmar Mendes.
    Esse pessoal tem que morrer !

  20. Quem vai soltar os bandidos se Gilmar for preso? E quem vai soltar Gilmar? Será que essa urna não tem controle remoto para eleger os escolhidos?
    O mínimo que Gilmar pode fazer é tentar provar sua honestidade através de uma rigorosa investigação da PF e do MP. Fala Gilmar.

  21. Incrível como esses senhores políticos brincam e brincaram com o nosso dinheiro suado do trabalho!
    É revoltante ver essas notícias vir à tona!
    Uma empresa ficha suja pegar um serviço desse sem licitação!
    O exemplo que deveria vir de cima não vem!
    Jogam nosso dinheiro no lixo cacete!
    REVOLTANTE! Sr Gilmar! O que falar disso?

  22. Estou começando a ver que só tem um Suplicy que se faz de tonto pelo PT: Eduardo Matarazzo Suplicy, os demais Suplicy’s meliantes estão corrompendo e cometendo mal-feitos em todos os outros partidos políticos.

  23. TODO CIDADÃO DECENTE E QUE NÃO SEJA UM COMPLETO ANALFABETO FUNCIONAL DEVERIA ABSTER-SE DE VOTAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
    VOTAR NESTAS MÁQUINAS, DEPOIS DE TUDO QUE FOI REVELADO E APURADO É MARCAR À FERRO EM SUA PRÓPRIA TESTA A CERTIFICAÇÃO DE PERFEITO OTÁRIO.
    ACORDEM DO SONO EM BERÇO ESPLÊNDIDO EM QUE VIVEM!

    1. Um deles ta envolvido na doação ilegal de $ para campanhas politicas em Manaus, pela empresa LG utilizando notas frias e empresas de fachada. Ate multa da Justiça Eleitoral a LG pagou….E so investigar…Sao algums milhoes…