Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

PT pede a Aras investigação sobre Salles por travar multas ambientais

PT pede a Aras investigação sobre Salles por travar multas ambientais
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O PT pediu hoje à Procuradoria-Geral da República investigação sobre a edição de uma instrução normativa que, segundo fiscais do Ibama, vai paralisar a aplicação de multas ambientais. O partido quer responsabilizar Ricardo Salles e Eduardo Bim pelo ato.

Publicada no último dia 12, a norma cria mais burocracia para efetivar as multas. Mesmo se flagrar uma infração, o fiscal deverá emitir um relatório para que um superior autorize a sanção, sem prazo para a decisão.

Para o PT, a norma vai na contramão das promessas feitas pelo governo na semana passada à comunidade internacional na Cúpula do Clima, pois “tem o condão de oficializar, sem qualquer rubor, a ‘passagem da boiada’”.

“Trata-se, como se verifica, de uma norma administrativa que prejudica a defesa do meio ambiente, trilhando, desta feita, o caminho diverso do que indica a Constituição Federal e os compromissos ambientais recentemente reafirmados pelo Presidente da República, na cúpula do clima”, diz a representação.

Além de investigação no campo criminal e por possível improbidade administrativa, o partido quer que a PGR peça ao STF a suspensão imediata da instrução normativa.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO