“Quando Magno Malta desistiu de ser vice do Bolsonaro, casamento com PR perdeu sentido”

Gustavo Bebianno, presidente nacional do PSL, falou com O Antagonista sobre o que a imprensa vem chamando de “isolamento” de Jair Bolsonaro após as notícias do fracasso das negociações com PR e PRP para emplacar Magno Malta ou o general Augusto Heleno, respectivamente, como vice na chapa do presidenciável.

“Jair tem as posições dele e é convicto delas. O magnetismo dele sai daí: dessa firmeza, dessa verdade que ele carrega. Na política brasileira, tudo é relativizado. O Jair não relativiza. Acredito que esse é um dos ingredientes que resulta nessa liderança popular que ele tem hoje. É uma pessoa com norte definido.

Portanto, não cabem certas relações. Quando ele diz que, se depender de acordo com o diabo, não chegará à presidência, é porque é verdade. Ou chega dentro do balizamento moral que ele tem, ou não chegará.

Compete a mim como representante do partido conversar com outras pessoas. Faz parte do jogo.”

Sobre a conversa com o PR de Valdemar Costa Neto, Bebianno declarou:

“A conversa com o PR existiu porque ela tinha uma razão de ser: Magno Malta. Ele era o motivo. É como você se casar com uma mulher e essa mulher tem 5 filhos de uma relação anterior. Se você ama essa mulher e quer casar, acaba assumindo o legado que ela carrega. Esse casamento dependia do Magno Malta e do PR. Se ele quisesse vir, e o PR não, o casamento não ia acontecer.

Essas conversas foram 100% republicanas. Nunca demos abertura para que fosse diferente. Houve várias conversas no sentido de o Magno ser o vice.

O interesse do PR nisso era aumentar a bancada dos deputados do partido. Com o Magno sendo vice, haveria viabilidade maior para os candidatos do PR.

Nesse jogo, viriam a nosso favor:

– um tempinho a mais de TV, para o Jair ficar mais próximo de competir de igual para igual, porque hoje é um Davi contra vários Golias;

– e talvez uma transferência de fundo partidário, dentro da lei: um partido pode doar a outro, não há nada ilegal nisso.

Teríamos mais tempo de TV e o vice: o resto é consequência.

Magno Malta sempre deixou claro que estava dividido. Ele tem o desejo legítimo de ser presidente do Senado um dia. No momento em que disse que não viria, para privilegiar o projeto político dele, o casamento com o PR perdeu o sentido.

O PR quis indicar o Josué Gomes para vir no lugar do Magno Malta e nós não quisemos. Entendemos que essa matemática não era boa para nós.

O que seria? Manter o purismo e, dentro dele, defender o que o Jair representa, ou ganhar um pouco de tempo de TV e ficar sendo atacado pelos outros? Todas as manchetes são ‘Jair conversa com mensaleiro’. Eu quero saber qual partido hoje no Brasil não tem máculas.

Mas, quando Magno caiu, caiu a possibilidade do casamento. Aí como é que vêm as manchetes?

‘PR rejeita Bolsonaro’. Isso não aconteceu. Foi o contrário. ‘Bolsonaro não tem capacidade de articulação política’…

A mesma imprensa que bate nos partidos, quando aparece um candidato com a firmeza do Jair, para de bater no sistema político.

Jair, na verdade, abre mão do tempo de TV e protege candidatos do PSL. Porque, se casar com o PR, pode causar um prejuízo enorme aos candidatos que dependem do Jair.

Ele coloca a própria pele em risco, mas mantém vivo aquilo em que ele acredita. E é disso que o Brasil precisa. Se o Jair não tiver palavra com o próprio partido, não vai ter palavra com a nação.”

Leia os outros trechos da conversa aqui:

“PR quis forçar um pouco a barra, mas Jair não cede a pressões”, diz presidente do PSL

“Ainda há chance de general Heleno ser vice de Bolsonaro”, diz presidente do PSL

“Quem tem de debater com Ciro é um psiquiatra”, diz presidente do PSL

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Não acredito em notícia falsa daqui, quem afirma isso é irresponsável, não tem certeza. Para os que não conhecem, existem as fontes de diversas origens, acredito na imparcialidade de O Antagonista. Meu voto é do Bolsonaro, mas tenho juízo pra não agir como ignorante.

Ler mais 39 comentários
  1. Não acredito em notícia falsa daqui, quem afirma isso é irresponsável, não tem certeza. Para os que não conhecem, existem as fontes de diversas origens, acredito na imparcialidade de O Antagonista. Meu voto é do Bolsonaro, mas tenho juízo pra não agir como ignorante.

  2. Não adianta só reproduzir a verdade Antagonistas. É preciso que seja publicado uma explicação sobre o equívoco do post sátiro de ontem que ironizava o fato de Bolsonaro dar um puxão de orelha em vocês, qndo reproduziram por duas vezes consecutivas fake news. “…sem fake news @oantagonista!”

  3. Conversar, eventualmente, pra vencer alguma etapa burocrática, seria como conversar com Eduardo Cunha durante o processo do impeachment, desde a entrega do pedido, até a aceitação e a militância por votos. Não passaria de protocolo, se as pessoas que chegassem neles não fossem fisiológicas.

  4. Estamos fartos de homens dúbios, homens sem firmeza em suas palavras e convicções, homens que falam e agem ao sabor do vento. Por este motivo que Bolsonaro segue líder nas pesquisas. O meu voto e de minha família serão dele.

  5. E aí, Antagonistas? Vão comentar esses esclarecimentos? Pq vcs fazem parte dessa mídia esquizofrênica que ora acusa de isolacionismo, ora acusa de conversar com corruptos. O que vcs querem?

  6. Se isso for verdade mesmo, pqp, como não admirar um cara como o Bolsonaro??? Quem na política hoje teria um comportamento assim? A imprensa está desesperada pq vai perder muita verba pública de publicidade… digo, nosso dinheiro. Financiamos grande parte dessas mídias pra que eles enrabem a gente!!

  7. O Partido Novo certamente é o que menos tem máculas de longe dentre os partidos brasileiros, se é que tem alguma mácula relevante.
    Mais do que ausência de máculos, o Partido Novo é uma grata surpresa transbordando em virtudes impensáveis para um partido político brasileiro.

  8. E aí, Antagonista! Não sente vergonha de bater covardemente num partido com este quilate de HONRADEZ? Algo, aparentemente impossível de existir neste lixo pseudo democrático, CHAMADO BANÂNIA?

  9. ESSE VALDEMAR DA COSTA NETO JÁ SABIA QUE NÃO IRIA FAZER ALIANÇA COM BOLSONARO, A ÚNICA COISA QUE QUERIA ERA APARECER NA MÍDIA POR UM TEMPO. NÓS, ELEITORES DE BOLSONARO JÁ SABÍAMOS QUE NÃO IA DAR EM NADA. FOI MELHOR ASSIM.

  10. PARA EXPLANAR TODO SEU PROGRAMA DE GOVERNO:

    – SEGURANÇA: distribuir armas p/ a população.
    – EDUCAÇÃO: militarizar as escolas.
    – SAÚDE: tratamento de cárie p/ mulheres grávidas e leite de ornitorrinco.
    – TECNOLOGIA: investir em nióbio e grafeno.
    – ECONOMIA: pergunte ao Guedes.

    Meu nome é BOLS…

  11. Entendi que o pluripartidarismo brasileiro é péssimo. Se VC quer só o político A tem que pegar o resto do alfabeto que está atrelado. Entendi essas conversas do Bolsonaro com partidos “complicados e implicados …”. Começo a me decidir por votar nele, então!

  12. Eu que ainda não me decidi, por completo, fico inclinada a votar em Bolsonaro! Entendi a lógica: ele queria o político “x” e com essa política partidária ridícula que temos, para ter “x” é obrigado a aceitar o resto do abcedário! O errado é esse sistema partidário. Indepen -dência partidária é bom.

  13. BRAVO, BRAVÍSSIMO. Muito bem colocado, perfeito. É por isso que Bolsonaro só cresce, a mídia tosca, não consegue entender isso. A imprensa presta um deserviço a sociedade, pois poderiam bater de frente com esse sistema político de alianças que só fazem mal ao povo brasileiro.

  14. Por estas e outras é que quem decide o voto por Bolsonaro não muda. A conversa, desde o início, era com Magno Malta, e não com o PR. Acontece que INTEGRIDADE é algo além da compreensão do brasileiro médio. Imagine então se cabe na compreensão dos políticos e dos jornalistas!!!

  15. Em se tratando da suja política brasileira, realmente, é uma estratégia arriscadíssima. Achei bastante consistente o esclarecimento e concordo com a análise, se aliar ao PR traria muito mais prejuízo que lucro.

  16. Entendo que perderam tempo de tv com isso. Mas minha convicção de votar em Bolsonaro só aumentou. Ainda mais se for com Janaina ou ainda se o prp voltar atrás e colocar Heleno para vice. Mas hoje, entendo Janaina melhor nesse papel.

    1. Qual o problema de ter um petista como vice??? kakakakakakakakakakakakaka
      Quem ta morto são voces petralhada corrupta!!! Voces sao a escoria do Brasil!!! vao pra venezuela seus malditos ermes comunistas

    1. É o fim de voces seus petralhas desgracados!! é melhor JAIR se acostumando!! o povo mesmo vai fazer propagada pro Bolsonaro!! é a orcrim VS BOLSONARO E POVO!!! JAIR BOLSONARO 2018!!!!