“Quando vamos ao banco, não temos um comprovante impresso?”

O general Hamilton Mourão, vice de Jair Bolsonaro, disse hoje que a “urna eletrônica terá que ter, em algum momento, um mecanismo que imprima o voto”.

“Quando vamos ao banco, não temos um comprovante impresso? É a mesma coisa”, comparou ele, em palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Sem a impressão do voto, acrescentou, ficará pairando “para sempre essa desconfiança”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 73 comentários
  1. Mourão acho que tem razão da preocupação.Mais fica frio.É tanto voto no B17 que não haverá fraude. Tentativa até poderia.Estou convicto.B17 na boa ou no pau.Não aceito roubar a eleição.

  2. Se não estiver nessa eleição como aprovou a maioria do congresso, já será uma fraude que poderemos recorrer a órgãos internacionais. Porque os argumentos da procuradora é frágil e inconsisten

    1. uma vez que depois da totalização dos votos digitais, o sistema apaga todos os dados e é impossível recontar ou auditar o resultado.

    2. sim, exatamente por isso que é fundamental o voto impresso. Para que se possa confrontar o resultado do voto digital com a apuração do voto impresso,

  3. Já analisei patentes de cabines eletrônicas com voto impresso. Não falta tecnologia. O eleitor vota no terminal, imprime, confere o voto por uma janela. Não há contato físico com a cédula.

  4. Na década de 90, as máquinas registradoras eram fraudadas até que o SEFAZ percebeu e forçou diversos mecanismos como a obrigatoriedade da impressão do comprovante fiscal com checksum impresso.

  5. Qualquer um que já trabalhou de mesário sabe que as urnas imprimem várias vias com os totais de votos pra cada candidato, e depois os próprios partidos usam pra conferir com a totalização.

    1. Alguém precisa falar pra esse “Idiota”, parar de passar vergonha, tá parecendo aquela jornalista do Roda Viva, que coisa viu.

    2. Tá muito desinformado. A proposta que virou Lei, o voto impresso é depositado na urna pós conferência, nunca como comprovante pessoal.

    3. Se informe primeiro de como se fará o processo e quais são os dados que irão constar no comprovante que FICARÁ no local da votação lacrado antes de escrever bobagens.

  6. Chegou a hora: Vamos triplicar os votos para Bolsonaro. Você que apóia o MITO consiga três votos ou mais. Vamos elegê-lo no1º turno. Espalhe essa idéia. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos

  7. Apuração secreta por si só já é FRAUDE! Fraudes já foram demonstradas tecnicamente de todo tipo.
    Qtos países utilizam essas urnas de 1º geração, essas tais urnas não auditáveis? ZERO! Só

  8. As coisas verdadeiras tem quer ser ditas. Tem ser ouvidas. Se causam impacto, é por que “algo de errado não está certo”. Eles alcançaram a massa pq aprovam suas declarações, seus valores #bols

  9. É uma comparação infeliz, que só alimenta a desinformação!!! Comprovante bancário vc leva pra casa, o voto impresso não! O sistema brasileiro é fraudavel pq a contagem é secreta!

  10. As urnas possuem seu boletim impresso com as quantidades de votos por candidato. As pesquisas prévias por região permitem que os partidos avaliem e monitorem os resultados, podendo questiona-los .

  11. A resistência à impressora sedimenta, ainda mais, a desconfiança do eleitor. Falta de dinheiro não é desculpa para a falta da impressora. Para onde foi o dinheiro roubado e recuperado pela Lava-J

  12. Nao tem burrice maior que votar eletronicamente e imprimir. O certo são cedulas de papel, como loterias, provas faculdade. Cada cedula tem codigo 2D sem associar a vc p/ cada um checar depois.

  13. Onde eu assino? Até quando confiaremos em indicados políticos pra avalisar eleição? Alegar que não tem verba é mentira, pois teve pra Porto em Cuba, Metro na Venezuela, Aeroporto na África…

  14. Pois é, mas nao adianta reclamar, somente uma revoluçao liderada pelas forças armada com apoio popular vai resolver isso. Logico que pra fazer omeletes teremos que quebrar alguns ovos podres mas…

  15. Faça chuva , faça sol ……meu voto e de minha familia é de Bolsonaro , esta na hora de botar um freio , nessa Baderna de Brasil …..no momento ele é o cara , e nao me contestem , o resto é r

  16. Se é verdade que o sistema é confiável e que não há possibilidade de fraude, então qual é o problema em permitir a impressão do voto e acabar com essa discussão toda??? Juro que não entendo.

  17. O modelo que querem implantar é uma impressora imprimindo o voto na hora e isso pode levar a erro. O certo seria como na lotérica, onde a cédula já impressa será lida numa máquina tipo lotérica

  18. E tem mais: no banco levamos o extrato, o saldo, o comprovante do deposito, a fatura do cartão. Mas a urna eletrônica, com a impressora de lado, era intocável. Era só pra ajudar na contagem.

  19. E fique claro que o COMPROVANTE fica ARMAZENADO junto com a urna e vai para o TSE. Não tem aquela de mostrar o voto para receber chinelo , dentadura, bolsa voto, minha casa sua vida etc.

    1. Vai ter gente que vai alegar que isso é “burocracia eleitoral”. Vão dizer que os cegos não poderão conferir em quem votou. Vão inventar o que for necessário para burlar a conferencia…

    1. E elas aconteceram nas eleições da Dilma, depois que certo Cocófoli fechou a porta da sala de apuração e em 3 minutos a Dilma venceu. Todo mundo sabe que existe um mecanismo assim.