Quatro votações em torno do HC de Antonio Palocci

Na sessão de ontem no STF, Cármen Lúcia dividiu o julgamento do HC de Antonio Palocci em três votações:

— se o plenário tinha competência para julgar o HC;

— se o HC seria conhecido;

— e se o mérito do pedido seria acatado.

A presidente do STF deixou claro que seguiria essa ordem, porque se o HC não fosse conhecido, essa decisão teria “efeito suspensivo”, ou seja, não seria preciso julgar o mérito.

Pois bem. Ao concluir a votação pelo não conhecimento do HC, depois de quase seis horas, Cármen abriu espaço para Edson Fachin, o relator, iniciar uma quarta votação: sobre se o STF concederá ou não um “HC de ofício” ao petista condenado a 12 anos de cadeia no âmbito da Lava Jato.

É essa quarta votação que será retomada hoje a partir das 14h.

Leia também:

Palocci: Cármen põe em votação “HC de ofício”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 43 comentários
  1. É ÓBVIO (e bota ÓBVIO nisso!) que tirar Palocci da cadeia é muito mais crítico que tirar Lula. Ainda mais agora que Palocci ameaçou deletar 2 banqueiros que monopolizam o mercado financeiro no Brasil.

  2. “Habeas Corpus de Ofício”. ‘Juridiques’ para justificar togados que não encontram mais desculpas para livrarem seus padrinhos da cadeia.

    Aposto uma caixa de cerveja que não sai eleições em outubro.

  3. Tá igual aquele “fatídico” dia conhecido como “STF curva-se para José Roberto Lula Batochio”: STF reuniu-se para decidir, mas decidiu que antes precisava decidir se podia decidir……..

  4. E SE O JULGAMENTO DO HABEAS CORPUS DO MALUF COINCIDIR COM O DIA (SEXTA, 13) DA POSSE DA CÁRMEN NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA??? O TOFFOLI, VICE-PRESIDENTE DO STF, VAI ASSUMIR INTERINAMENTE A PRESIDÊNCIA DO STF???
    É ESSE O PLANO DIABÓLICO DA ORCRIM PARA SOLTAR O LULA E MATAR A LAVA JATO???
    CÁRMEN VAI LAVAR AS MÃOS???
    SE ISSO REALMENTE ACONTECER, VAI SER MUITA COINCIDÊNCIA. COMO SE SABE, OS INVESTIGADOS TEMER, RODRIGO MAIA E EUNICIO ESTARÃO NO EXTERIOR.

  5. Se tirarem o Palocci da cadeia não restará dúvidas de estão com medo de que ele abra o bico. É nítido o desespero de alguns ministros prá soltá-lo, a qualquer custo. Aí tem…

  6. De tanto tolerar a prática de crimes para salvar os comparsas, o STF virou uma casa de TOLERÂNCIA e vem atuando com desenvoltura com sua declarada vocação! Ontem mostrou uma nova performance e tornou-se um verdadeiro HOSPÍCIO. Pateticamente um de seus ministros, o Barroso, tentava mostrar aos seus colegas da insanidade cometida ao “conhecer” HC e chamava a todos para olharem pela “janela” do país para verem como se procede no mundo são. Nenhum deles ouvia de tão loucos que uns estão querendo a todo custo salvar os comparsas e outros tentando impedir mas ainda assim argumentando com as mesmas sandices dos amigos dos bandidos.

  7. Vai ficar para amanhã e vai terminar em empate porque Carmen Lúcia estará na presidência no lugar de Temer. É Toffoli vai fazer a festa de Março Aurélio. Palocci será solto. Fraude. Artigo 146 do RISTF. STF na cadeia já.

  8. IGUALZINHO NO DIA QUE JULGARAM E CONCEDERAM SALVO-Conduto. ….. Me parece que Carmen faz tudo certinho até os 40 do 2o.tempo quando ela tira o goleiro e permite assim livre criatividade para os ministros.

  9. Seria louvável que fosse sempre assim, caso o tribunal julgasse meia dúzia de HC por ano. Como entretanto sabe-se que há trocentos engavetados na corte, beira a teratologia adotar tal medida, só porque o paciente é criminoso notável, de colarinho alvo. O tribunal vai levar 216 anos pra recuperar ptestígio.

  10. Fraude total. O lugar do STF inteiro é na cadeia. Barroso nao votou contra. Ele antecipou voto no que não cabia estar em votação, para corroborar a fraude. É um safado. E vai terminar com empate por culpa de Rosa ou de Fux. É Palocci será solto.

  11. Nao acredito que sejam apenas 2 ministros togados que o palloci possa entregar numa eventual delação. Apertem bem esse canalha que no minimo viram 5 canalhas no stf e mais uns 15 no stj.
    Um nome certo para apostar? Adivinhem… lembra muito um orangotango cheira kaka e comendo cabelo do c*
    *Assim se explica a recente desvairada e psico histeria de certos togados. Ou então… Sao realmente apenas uns grandes canalhas FDPs!

  12. Que perda de tempo. Chega de teatro jurídico. Não dá mais pra esperar por este STF inútil e político.
    Senhores Ministros e Ministras. O País precisa de uma Corte que não atenda aos casuísmos, fingindo de aplicar a Constituição. Chega os de pessoas sem o mínimo de ridículo ao tentarem llibertar corruptos.

  13. As regras do judiciário foram sendo construídas para dar margem a este tipo de manobra e todos nós ficamos em silêncio por desconhecimento ou má fé. E agora? Qual justificativa vamos dar para tolerarmos isso?

  14. MAM foi colocado no STF, por Collor, com o único objetivo de livrar seu patrono — Collor — da cadeia de todos os processos nos quais ele viria sabidamente a ser réu.
    Com o precedente aberto da execução de prisão de um presidente criminoso, o mesmo aconteceria a Collor, já que seus processos estão em fase final na Segunda Instância.
    Por isso esta sanha louca de MAM para julgar qualquer coisa que possa reverter este quadro.
    Se ele não conseguir reverter, seu patrono criminoso vai pra cadeia também.
    Agora, MAM está pouco se lixando que se para garantir que Collor não vá para a cadeia ele solte 200 mil presos que ainda não foram julgados em 2ª Instância. Isto pouco importa para este crápula, este lixo amoral, este canalha solta-bandidos, que deveria ser linchado e executado em praça pública.

    1. Me explica aí como é que o Collor tem processos na 2ª instância se ele tem foro privilegiado porque é Senador…
      Os processos dele não estão sendo julgados e processados no STF ???

  15. Dias atrás, numa dessas votações, um ministro, sem querer, mas brilhantemente, usou o adjetivo que qualifica à perfeição, o nosso supremo: teratológico! Existem outras qualificações, igualmente brilhantes, mas algumas são impublicáveis…

  16. INTERVENÇÃO MILITAR CONSTITUCIONAL URGENTE. VAMOS PARAR DE INGENUIDADE ! ESTÁ TUDO TOMADO PELOS BANDIDOS E SOCIOPATAS DE ESQUERDA 171S. NÃO SEJAMOS TOLOS ACHANDO Q TEMOS OUTRA OPÇÃO Q NÃO SEJA A INTERVENÇÃO PARA POR FIM A TANTA BANDIDAGEM. LEMBREM-SE > O PLANO DESSES MALÉFICOS E TRANSFORMAR A NOSSA PÁTRIA EM UMA DITADURA NARCO VENEZUELANA/BOLIVARIANA 171. NÃO SEJAM TOLOS E ENTENDAM ISSO DE UMA VEZ. ESTAMOS PERDENDO TEMPO PRECIOSO POR CONTA DA INGENUIDADE EM NÃO PERCEBER ISSO. MOMENTO MUITO GRAVE! TODOS Q CONHEÇO QUEREM A INTERVENÇÃO OU A ENTENDERÃO E APOIARÃO .
    INTERVENÇÃO JÁ.

  17. Por favor expliquem aí de novo que eu nao entendi nada …
    Ganhou que era para nao considerar o HC e mesmo assim vao votar o mérito “de ofício” ???
    E se o Palocci ganhar essa votacao de hoje o que é que vai acontecer? Ele sai da cadeia ou conttinua lá?

  18. Seria cômico se não fosse trágico. Que barafunda! Não “conhece” mas dá uma olhadinha. Só por curiosidade. Enquanto isto no restante do planeta nenhum tribunal superior analisa HC, se quer conhece. Só o Barroso ali tem senso de realidade. Os outros, todos, estão tão preocupados em “ensinar esta jabuticaba” ao resto do mundo como se deve absolver criminosos. Chega a evidenciar uma doença mental coletiva. Indicando tratar-se de um HOSPÍCIO.

  19. Fosse uma empresa normal, como a de qualquer cidadão fora da ilha da fantasia do Niemeyer, esta mer.da já teria falido há muito tempo. O governo brasileiro como está estruturado hoje é um CÂNCER.

  20. É incrível e inaceitável o tempo que o STF perde analisando habeas corpus impetrados por assaltantes de cofres públicos. A maioria esmagadora deles deveria ser rejeitada sem qualquer análise pois já foram negados em instâncias inferiores. Infelizmente os corruptos brasileiros sabem que o STF é extremamente complacente com os criminosos (especialmente com os assaltantes de cofres públicos).

  21. Ontem o que se assistiu foi a uma masturbação intelectual, que ao final não deu em nada. É necessário que se pense numa outra forma de composição da Suprema Corte. Nós precisamos de gente mais pragmática e não que tenham tamanho ego. O que mais me assusta é a enorme doutrina de direito comparado citado, no entanto parece que essa gente está muito longe da realidade desse país. LAMENTÁVEL!

  22. COISA MAIS SEM PÉ NEM CABEÇA ! CARMINHA VIAJA NA MAIONESE. SE O RECURSO NÃO É AO MENOS CONHECIDO, COMO DAR SEQUENCIA AO JULGAMENTO DE MÉRITO PARA DAR HC DE OFICIO???? SUPREMA SALADA JURÍDICA.