Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Queiroga critica municípios que liberaram combinação de vacinas

Em evento no Ceará nesta quinta-feira, o ministro da Saúde afirmou que a medida desrespeita o que está previsto no PNI
Queiroga critica municípios que liberaram combinação de vacinas
Foto: Myke Sena/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou hoje os municípios que autorizaram a combinação de doses de vacinas contra Covid. Em evento nesta manhã em Sobral, no Ceará, ele afirmou que a medida desrespeita o que está previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI).

“Infelizmente alguns [municípios] querem criar seus próprios critérios em detrimento da grande nação brasileira. Por exemplo, intercambialidade de doses, dar a primeira dose de uma vacina e a segunda dose de outra. Isso não foi pactuado com o PNI. E aí, os municípios ficam querendo inovar com algo que cientificamente não está comprovado.”

Nesta quinta (12), a prefeitura de Niterói autorizou a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer em moradores da cidade que receberam a primeira dose da AstraZeneca e relataram efeitos colaterais graves.

No final do mês passado, o Ministério da Saúde passou a recomendar a combinação de vacinas em mulheres grávidas ou puérperas que receberam a primeira dose da AstraZeneca. A orientação é que esse público complete o esquema vacinal com uma dose da Pfizer ou, na falta dela, da Coronavac.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....