Queiroga diz que Brasil está em 9º no ranking de vacinação, mas é o 57º

Queiroga diz que Brasil está em 9º no ranking de vacinação, mas é o 57º
Reprodução/Ministério da Saúde/YouTube

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda (12) que o Brasil está em 9º lugar no mundo em vacinação contra Covid por 100 mil habitantes, mas está errado.

“A campanha já está bem acelerada. O Brasil já é o 5º país que mais vacina, é o 9º país que mais vacina por 100 mil habitantes, e nós já vacinamos 1 milhão de pessoas por dia”, disse o ministro, no lançamento da campanha de vacinação contra a gripe.

Pelo ranking do New York Times, o Brasil está hoje em 57º lugar, tendo aplicado cerca de 13 doses por 100 habitantes. O país aparece atrás de Santa Lúcia, Croácia, Kuwait, Chipre e Andorra. O ranking de doses aplicadas por habitante é hoje liderado por Israel, Seicheles, Emirados Árabes Unidos, Chile e Butão.

Em termos de população vacinada, o Brasil aparece em 50º lugar, tendo vacinado 9,9% da população com pelo menos a 1ª dose. Nesse critério, o Brasil está logo atrás de Argentina, Chipre, Croácia, Romênia e Países Baixos. O ranking de proporção de população vacinada é liderado hoje por Seicheles, Butão, Israel, Maldivas e Reino Unido.

O ministro acertou que o Brasil é o 5º em doses aplicadas em números absolutos. O que não é grande coisa, já que o Brasil é o 6º país mais populoso do mundo.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO