Quem deu sobrevida ao imposto sindical

A ideia de universalizar a “contribuição assistencial”, decorrente de convenções coletivas e antes restrita a filiados, teria surgido de um primeiro acordo entre a Febraban e o sindicato dos bancários.

Ao concordar com a cobrança automática dos trabalhadores – repetindo o modelo do imposto sindical, os bancos conseguiram eliminar 30% de seu passivo trabalhista.

Depois da Febraban, a Vale fez o mesmo. O TST, por sua vez, passou a estimular esse tipo de acordo.

A edição da MP 873, que ainda aguarda relator na Câmara, resgatou o espírito da Reforma Trabalhista, ao proibir que se use a contribuição assistencial de forma obrigatória.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. cristian disse:

    Não cabe a cada funcionário entrar com uma ação, individualmente, nas pequenas causas e reaver todo esse dinheiro em dobro?

Ler comentários
  1. Goreba disse:

    Em troca desse "favor", os Sindicatos pelegos assinam acordos REBAIXADOS para a categoria representada!!!

  2. Venancio disse:

    Sindicalista só é mais odiado quando une as duas coisas: É sindicalista e político! Tipo: Lula, Paulinho, Vicentinho, essas tranqueiras que apareceram no Brasil

  3. Roberto disse:

    Só os va.ga.bun.dos querem a manutenção dessa ca.fa.jes.te contribuição, idolatrada pelo Paulinho, que não quer perder nem essa imposto e nem os ganhos com a reforma da previdência.

  4. Renato disse:

    Pouca gente e mais odiada pelo trabalhador do que sindicalista. Lembro que pegavamos metrô, até táxi só pra sindicalista não receber nada. Sindicato e assim. Se associa quem quer.

  5. Edson disse:

    O TST deveria ser extinto e a Febraban também. Essa associação de banqueiros é a oficialização do cartel dos bancos.

  6. Sarcástico disse:

    Isto dos sindicatos e do TST é inconstitucional, Art. 5º XX Ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado.

    1. Sumula 40 do STF mostra claramente que a Febraban agiu contra a Lei, sabendo pelos advogados que era errado, para beneficiar o sindicato e obter vantagens no acordo.

    2. Imposto é imposto todos tem que pagar contribuição de associação só os filiados é que tem que pagar.

  7. LUIZ disse:

    os grandes conglomerados fazem esses acordos para se garantirem contra greves e assim, abrem espaço para que a lei não seja respeitada! quando têm problemas com os sindicatos, chamam o governo!!!!

  8. Heloisa disse:

    NOJO da FEBRABAM e dos SINDICATOS pelegos, esquerdopatas, petistas, centristas, que sempre exploraram os trabalhadores. FORA!!!

  9. Sérgio disse:

    O velho truque de mudar o nome de uma coisa que se mantém igual.

  10. Alonzo disse:

    Essa cobrança sempre foi uma extorsão cínica e desavergonhada.

  11. João disse:

    Essa combinação dinheiro-parasitagem-burocracia é dura de morrer...

  12. Tercia disse:

    Assim como a política do toma lá dá cá a sã representação sindical paga pelos pecados da corrupção. Um ponto de equilíbrio seria bem vindo.

  13. Ivan disse:

    Essa edição da MP 873 está recolocando nos eixos e nos trilhos esse verdadeiro massacre contra o sindicalismo brasileiro - tem-se que buscar fórmulas para que essas entidades sobrevivam.

    1. É só eles terem competência para associar os trabalhadores ao sindicato ora.

  14. ISAIAS disse:

    Como uma contribuição pode ser OBRIGATÓRIA, só no Brasil tem essa p o r r a, empréstimo compulsório, contribuição obrigatória, ah bando de f e l a d a p u t a

    1. E o pagador d impostos é chamado d "contribuinte".

  15. MARRETA disse:

    Chega de sustentar vagabundo de luxo.... acordem cedo.. façam a marmitinha... peguem o busão e vão trabalhar.. Acabou as mamatas........

  16. Marcelo disse:

    É o fim da pelegagem. $indicali$ta$, procurem fazer algo que seja útil ao país.

  17. NothingBreaksLikePQP disse:

    ....................LOTADO de PELOS de #BO#CE#TA# na BOCA: "As Zés-Lites dos $$$$$$$ Sempre Coloca os "PENTELHOS" nas #BUN#DAS# dos Ralés-Chulos-Xucros Molambentos Até o TALO" .............

    1. .................................................................................................... RALÉS-CHULOS-XUCROS-MOLAMBENTO-LITES, o Gado de Manobra do Sertão do Agreste do MANDACARU .......

  18. DireitaMan disse:

    Bancos são um câncer mundial e agem igualzinho aos comunistas.

  19. GCJ disse:

    Todos sabemos que Paulo Guedes "surgiu" no governo BOLSONARO, ainda durante a campanha, para fazer a vontade dos bancos. Guedes é o ministro da FEBRABAN.

  20. GUSTAVO disse:

    as grandes empresas fazendo desserviço ao pais

  21. Moises disse:

    Vcs imaginavam que seria facil acabar com esse cancer?

  22. jose disse:

    Este acordo é uma afronta à súmula 40 do STF e ao Precedente Normativo 119 do TST com vantagens para bancos e sindicatos com o bancários sofrendo apropriação indébita. É uma covardia.

  23. jose disse:

    A Sumula 40 do STF e o Precedente Normativo 119 do TST são as referencias para analisar a legalidade da ação da Febraban. Se a categoria soma 500 mil bancários, imagina os valores envolvidos.

  24. ROSÂNGELA disse:

    Sindicalista na verdade só pensa em lucrar com o imposto sindical, pouco fazem de fato pelo trabalhador. Não se iludam.

  25. ana disse:

    Ou seja: os sindicatos se uniram aos patrões, contra os trabalhadores. Tungaram os trabalhadores, para poupar dinheiro dos patrões. A pelegada é um lixo. Por que os trabalhadores não se rebelam?

  26. Reinaldo disse:

    Acordos prejudicando os trabalhadores em favor de grandes corporações, são espúrios e devem ser inibidos em favor da paz social. A Vale e os Bancos deveriam dar o dinheiro e não tirar do trabalh

  27. jose disse:

    Só digo o seguinte: Sumula 40 do STF e Precedente Normativo 119 do TST.

  28. jose disse:

    Foi um tomalá dacá entre Bancos e Sindicatos. Só que os Bancos ficaram com as vantagens e mandou a conta os bancários.

  29. Jose disse:

    o país tem 3 bancos ... assim significa que 3 banqueiros decidem ... falta concorrência e diversidade ... no país temos um oligopólio bancário

  30. Giusti disse:

    Se alguém puder explicar como funciona esse mecanismo q eliminou esses 30% e a q se referiam seria ótimo, pq não entendi nada.

  31. Rose disse:

    Quem é que "dá" dinheiro para os Bancos,mesmo? quem é a favor dos "pobres"mesmo? Só meras e simples perguntas.

  32. Eduardo disse:

    Peleguismo canalha dos sindicatos de bancários. Venderam, por 30 dinares, 30% dos créditos individuais dos trabalhadores cujo interesse deveriam defender.

  33. Baldur disse:

    Depois que as empresas se tornam grandes, permitem estes abusos pq aí ninguém mais cresce...

  34. jose disse:

    Será que MPF não deveria questionar este acordo da Febraban e, constando a ilegalidade, mandar devolver aos bncários os valores debitados indevidamente sem autorização previa.

  35. jose disse:

    Por favor leiam a Sumula 40 do STF e o Precedente Normativo 119 do TST. São textos claros e objetivos que qualquer leigo como eu pode entender a Febraban afrontou a lei nesta clausula.

  36. Observer disse:

    Demonstra por A + B que os Sindicatos fazem apenas jogo de cena e no final já sabemos como terminam greves e "acordos coletivos de trabalho". Hoje os bancários são desnecessários para os Banquei

  37. jose disse:

    Além da legislação trabalhista que proíbe os termos desta clausula do acordo, a Sumula 40 do STF e o Precedente Normativo 119 do TST ratificam sua ilegalidade. E a Febrabam sabia disto. E porque f

  38. jose disse:

    O que a Febraban e o Bancos Federais tem a dizer sobre esta ilegalidade que contrariou a Sumula 40 do STF, a legislação trabalhista e posições do TST. E quando vão fazer a devolução aos emprega

  39. jose disse:

    Coincidência: 2018 era ano eleitoral, a Febraban fez um cordo contra a lei que viabilizou dezenas de milhões aos sindicatos. Como fica a devolução do dinheiro indevidamente debitados aos bancarios

  40. jose disse:

    Absurdo é bancos estatais participaram desta sabotagem à lei trabalhista e desta apropriação indébita dos empregados não associados aos sindicatos. Bolsonaro precisa corrigir nos Bcos federais.

  41. Marrcello disse:

    Acabem com a justiça do trabalho, de uma vez por todas! 95% de todas as ações trabalhista no mundo acontecem no Brasil !!!!

    1. Isso é uma enorme mentira. Apenas nos USA existem milhares de escritorios quevtrabalham apenas com ações trabalhistas. Será que passam fome?

  42. wanderlei disse:

    O abuso de sindicalistas sobre os trabalhadores, acobertados por parte da toga vermelha, tem que acabar de vez. Parasitas sindicalistas arregacem as mangas e conquistem associados, chega de mamata.

  43. Carlos disse:

    O empresário lucra, os sindicalistas lucram e trabalhador paga a conta!! Fim da farra com a MP 873!!