“Quem pagará a pena será a sociedade, refém de um sistema falho”

Dilma Rousseff vai escapar da cadeia pelas pedaladas fiscais porque seu crime prescreveu.

O juiz Francisco Codevila denunciou uma “incongruência do sistema legal” e acrescentou que, “evidentemente, há algo errado”.

Ele se perguntou, na decisão citada por Andréia Sadi:

“Como explicar para a sociedade que a conduta que redundou na perda do cargo de Presidente da República e gerou tanta celeuma no país devido ao embate de correntes ideológicas divergentes não acarrete qualquer consequência na esfera penal? Não há como”.

Codevila atribuiu o problema a uma “reforma legislativa descontextualizada do sistema legal”, que estabelece uma pena máxima baixa aos crimes contra as finanças públicas. “É justamente este aspecto da lei que possibilitou a prescrição prematura e, caso não caísse na prescrição, possivelmente, redundaria na imposição de pagamento de cesta básica. No final das contas, quem pagará a pena será a sociedade, refém de um sistema falho; e as instituições incumbidas da repressão penal, desmoralizadas diante da impotência para agirem como seria de se esperar.”

aceitou também a prescrição do caso referente a Luciano Coutinho e a Dilma Rousseff, mas disse se tratar de uma “incongruência do sistema legal” e que “evidentemente, há algo errado”.

“Como explicar para a sociedade que a conduta que redundou na perda do cargo de Presidente da República e gerou tanta celeuma no país devido ao embate de correntes ideológicas divergentes não acarrete qualquer consequência na esfera penal? Não há como”.

O FIM DOS AMIGOS DA ONÇA NO PLANALTO. LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 104 comentários
  1. Pois é! Aqui as leis são feitas pelos ladrões. E é tanto dinheiro roubado, e tantos favores concedidos, que os ladrões compram a mídia e a todo mundo. Só heróis corajosos para mudar este país

    1. Idem,…idem…. a mesma coisa que aconteceu no Ceará e Maranhão. A maioria do povo ignorante, votou nos comunistas para governador. Depois vem reclamar nos jornais e TVs.

  2. O facínora que por acaso aparece na foto ao lado, Renan Calheiros, se não participou desse conluio pra anular uma lei, com toda certeza ele acha ela perfeita !! Renan tem que ser cassado e ir pra ca

  3. Simples responder, o responsável é o congresso nacional, ñ trabalha, ñ discute o q é essencial p/ o país, vivem de protelação, de viagens extravagantes, mas, normatizar e aprovar as leis, dei

  4. O país precisa de uma mudança radical para que crimes como esse não fiquem impunes.O número de brasileiros afetados por esses atos é impressionante, os pagadores de impostos cada vez mais sobrec

  5. E o pior essa Assaltanta de bancos vai viver pelo resto da vida com mordomias salariais, assessores, motorista, seguranças bancados pelo erario , inclusive viajando pelo mundo falando mal do Brasil,

  6. Pedalada fiscal é um eufemismo para emissão de moeda sem lastro. OU seja ela aumentou a liquidez monetária do pais num momento de retração econômica o que elevou a inflação, como os juros esta

  7. 10.1. Juiz coloca “como explicar p/ sociedade?… evidente há algo errado… não há como!”. Veja bem ANTA: é impossível na atual sociedade/BRA tentar bolar respostas às indagações.

    1. 10.9. Inegável q/ Estado disparava no obsoletismo c/ banda de fanfarra do Lulas&PT. O eleitorado/2014 quis porque quis q/ A COISA TODA DEGRINGOLASSE. Dilma foi pega pela onda…

    2. 10.8. Reparar q/ Dilma/2016 foi em parte “poupada” MUI inteligentemente e, humanamente foi bem feito pois q/ ela de presidente estava RESOLVENDO urgências p/ TODA a sociedade.

    3. 10.7. Na atualidade o Estado está feito PRESA facilitada e a politica feita clima de facilitar PREDAÇÃO e a sociedade feita faceira c/ facilidades p/ agir de PREDADOR.

    4. 10.6. Imagina-se q/ ANTA esteja a atinar o significado de colocar militares nas universidades. Seriam disciplinas regulares sobre Cidadão Na Defesa Do Estado Pela Eficiência.

    5. 10.5. Oficialato das FAs entende de ESTRATÉGIA, OPERACIONAL, TÁTICO (EOT) que contém EFICÁCIA-EFICIÊNCIA. Na USP e outros os militares entrariam c/ EOT.

    6. 10.4. Em todos os cursos de graduação sem exceção as teorias ensinam sobre EFICÁCIA mas unicamente nas FAs os cursos propõem o complexo EFICÁCIA-EFICIÊNCIA.

    7. 10.3. Forças Armadas são maiores CULPADAS (omissão) no atraso da sociedade/BRA sobre EFICIÊNCIA no Estado. Deveriam ter criado teoria/curso jun to à USP, PUCs, UFRJ, etc…

    8. 10.2. O q/ se passou a partir de 2003 com Lula&Dilma&Temer e, continuará com JB – todos os mais ou menos bem e mal feitos – tudo de tudo foi predatório (PREDAR) no Estado.

  8. Se o Brasil não passar por uma faxina geral nas leis e penalidades, seremos sempre o País das bananas. Ladrão de galinha mofa na prisão enquanto colarinho branco é beneficiado absurdamente.

  9. Quando um crime se prescreve por falhas de investigação ou imputação da pena, os responsáveis deveriam tornar-se co-responsáveis e pagarem uma parte da pena, pois hoiuve negligência legal.

  10. Isso se dá por causa do tal “estado de direito (torto) democrático”. Tem quem pensa que democracia se dá só por meio de eleições diretas e que o direito redigido por bandidos eleitos é democr

  11. Essas leis com aval do setor jurídico, nasceu de uma legislação feita em causa própria por políticos mau intencionados, se prevenindo contra medidas judiciais futuras, como vemos atualmente.

  12. Poderão constatar o quanto os brasileiros são trouxas e inconscientes do seu real poder, ludibriados por esse papinho manjado de “democracia” e em seu nome condenado a financiar facinoras e saltea

  13. Sergio Moro vem aí, e irá mudar muita coisa no Código Penal, tal como a prescrição e progressão do regime penal. É uma vergonha tal como é hoje. Aguardemos que em 2019 haverá muita novidade

  14. A lei é feita para proteger os grandes, não para condená-los. E quando um peixe graudo cai na rede , ex. Lula, Genuino, Palocci, e outros comandantes, a imprensa noticia com se estes fossem vítim

    1. 10. ANTA poderia dar à CRUSOÉ verve propugnadora de EFICIÊNCIA do Estado. Continuar no seu chove-não-molha atual mas abrir algum espaço para matérias pró fazer acontecer futuros.

    2. 9. Pois se todo mundo (a gente toda) compõe sociedade incapaz de modificar o quadro de suas próprias penúrias então se figura q/ o Brasil no Globo passa por “paiseco amadoreco”.

    3. 8. TENTAR ENTENDER ANTA! As pessoas na atualidade estão TODAS ULTRAPASSADAS no propósito de alavancar o nosso país a outro patamar civilizatório dado no Primeiro Mundo.

    4. 7. Para conseguir q/ a pessoa entenda e priorize a EFICIÊNCIA de Estado certamente q/ deverá ser ensinado desde criancinha (esquecer adultos da atualidade, perderam a vez).

    5. 6. Brasil (sociedade, meio mundo) terá de atinar (nalgum tempo futuro) q/ nos falta uma só coisinha fundamental p/ andar junto ao Primeiro Mundo: EFICIÊNCIA do Estado.

    6. 5. Onde estaria a “muita gente na defesa do Estado?”. E´simples: escolas, entidades, legislativos, executivos, organizações, instituições, organismos, empresas, partidos.

    7. 4. Que fazer o cidadão p/ se pôr na defesa do Estado em primeiro lugar? Na teoria é simples a primeira atitude: muita gente se pôr a pensar/falar/atuar pró EFICIÊNCIA no Estado.

    8. 3. Portanto as queixas e protestos e revoltas e ódios NUNCA poderiam se voltar contra o Estado mas sim SEMPRE em defesa do Estado, q/ na real seria a primeira preocupação.

    9. 2. O Brasil está sempre atrasadão (em tudo) na relação c/ Primeiro Mundo porque a sociedade (cidadão em geral) ignora 100% o Estado, i é, não tem nada a ver c/ o Estado.

  15. Isso é vergonhoso e revoltante, mas ainda temos esperança que a anta maldita seja pega em algum outro dos múltiplos crimes que cometeu. Essa criminosa burra e arrogante não pode ficar impune.

  16. ‘sistema falho’, não. Esse sistema é fruto do pensamento e trabalho humano, consequentemente das intenções de cada um envolvido no processo. Criam regras com suas contra-regras engatilhadas.

  17. quem fez as leis foram os políticos corruptos, os mesmos q indicam os juízes do fórum especial q irá julgá-los. NÃO EXISTE DEMOCRACIA SEM JUSTIÇA. É preciso restabelecer nossa soberania (do po

  18. Simples, a Sociedade não está 100% interessada em resolver os problemas do País. Todos estão no conforto de suas casas, a fazer churrasco na laje ou na praia. Ninguém se preocupa com os males da

  19. O que tem que ser feito agora é uma pausa nas atribuições dos STF, TSE,CNJ etc e através de um órgão constituído por juízes/juristas notáveis e por concurso, consertar os erros que existem.

  20. Capitão com maioria e um congresso renovado vamos atualizar as leis. Está é uma.delas . Outras inclui cartórios que cobram da população através da extorsão valores absurdos. Cartórarios mili

  21. Pensando bem, para que colocar na cadeia, se não se cumpre pena alguma? A melhor opção seria então tomar tudo o que possui e deixar o réu só com a roupa do corpo. Seria muito mais eficaz.

    1. Concordo, em parte! Mas tem que ser privada de liberdade também numa cela igual aos demais presos. esses vermes tem que sentir o peso por suas falcatruas.