“Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo”, diz Barroso

Luís Roberto Barroso aproveitou seu voto para criticar indiretamente a iniciativa de Dias Toffoli de abrir inquérito para apurar calúnias contra os ministros do Supremo.

“Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo. Todas as pessoas merecem respeito e consideração e têm o direito de exporem sua visão. Ninguém é bom demais, ninguém é bom sozinho. Não há dono da verdade, nem aqui e nem outro lugar.”

Barroso ressaltou que a Lava Jato foi “um divisor de águas do enfrentamento dessa corrupção estrutural e sistêmica, atingiu pessoas que saquearam o país por décadas a fio, gente que se supunha impune”.

O ministro lembrou ainda que há muita “gente que não presta” que devota ódio a delegados, procuradores, juízes, desembargadores e ministros.

“Para se mudarem paradigmas, não dá para fazer mais do mesmo. Fazer mais do mesmo é o que nos trouxe à condição vergonhosa de 105º colocado no índice de percepção da corrupção da Transparência Internacional.”

Barroso disse também lamentar que “qualquer pessoa faça um juízo severo e depreciativo do Supremo”, mas “lamentavelmente essa é a opinião de uma parte “relevante da sociedade”.

 

 

Lava Jato: ainda há uma saída. LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Sergio disse:

    Tofoli, um ditadorzinho rodeado de uns colegas déspotas.

Ler comentários
  1. Mario disse:

    Eu sou um imbecil das redes sociais que só escreve frases curtas, mas estou 100% de acordo com o ministro Luis Barroso.

  2. LIBERTÁRIOS disse:

    Barroso é o PSOL no STF. Usa non senses bisonhos: "função contramajoritária" = legisla de toga. Esfola a CF conforme seus desejos (casamento gay contra texto EXPRESSO da CF). O STF É UM LIXO.

  3. edson disse:

    O final do voto do Ministro Barroso foi antológico. Colocou Toffoli no seu devido lugar. Foi reprovado duas vezes para juiz.

  4. Renato disse:

    O regime militar só foi ditadura mesmo por 7 anos. 1968 a 1975. Mas, sinceramente, me sentia mais livre no regime do que com este STF. Quem lutou pela liberdade não quer perde-la. Censura, não!

  5. Vergonha disse:

    DEPRECIATIVO do SUPREMO não , apenas de seus representantes, que realmente defendem demais corruptos bandidos e MUITO POUCO a POPULAÇÃO.

  6. João disse:

    STF ja percebeu que nossos Generais sao uns BOSTTAS. CAGOOES, COVARDES. Querem o deles e o povo que se PHODAS NAS maos do STF. Decepçao com Generais

    1. Nao queria admitir amigao! Voce esta certíssimo! Bolsonaro será engolido por essa corja! Mourão já esta arregado com esses vermes esperando a bocada! Nao vejo no povo vontade de se levantar contra

  7. Homero disse:

    Ao menos uma voz sensata no meio de tanta hipocrisia bem articuladas.

  8. DireitaMan disse:

    Toffoli é um homossexual agressivo, quer impedir até pedidos de impeachment contra os bandidos do STF!! O gayzão surtou, acha que faz parte do Supremo Comprado da Venezuela!!!

  9. Renato disse:

    Ao contrário do Barroso, o voto de Rosa Weber é chato, longo, juridiques pobre, enfim, como sempre. Mas, parece que vai com Fachin. Parece.

  10. Carlos disse:

    Não será hostilizado em lugar nenhum do pais !!!

  11. Revoltado disse:

    Se fosse possível, assinaria em seguida tal opinião. Qdo. diz "GENTE QUE NÃO PRESTA" conseguiram definir a quem se dirigia? Só quero ver o que vai acontecer como consequência dessa presepada d

  12. jonathas disse:

    Vai pra cima deles Toffoli. E barroso, baixa a bola, você quer que o neoliberalismo tome conta da nossa nação.

    1. VTNC a r r o m b a d o ! OI cabo e o soldado vao tira-los na porrada!

    2. Toffoli vai morrer enforcado ao vivo na hora da novela Lacração da Globo

  13. Alex disse:

    EU NÃO ACREDITO MAIS NAS INSTITUIÇÕES DO BRASIL....................................................... para mim o Sistema FALIU ! Não há mais a representatividade em prol do país.

  14. Ricardo disse:

    Que coisa, concordo integralmente com o que diz o ministro Barroso. Só, ministro Barroso, seus colegas do Supremo também estão metidos nas diversas maracutaias, estão defendendo a si próprio

  15. Pedro disse:

    Defensor de terrorista é inimigo das pessoas de bem

  16. K disse:

    Puro teatro. Ñ pedir vistas é deixar rolar o golpe.

  17. Nelson/L disse:

    Suponho que o Min. barroso deu uma maravilhosa lição, de como deve proceder Eticamente, um Juiz de caráter e honradez, diante da Nação viu COJAK!

  18. Gilberto disse:

    Uma coisa é FATO, depois da brilhante explanação de Barroso, ficou FEIO, alias muito FEIO para quem votou CONTRA.

    1. E eles tão nem aí p/isso? Fazem tudo na cara dura, um poder sem limites. Se ninguém pedir vistas, mostra q é tudo da mesma laia. Oposição ali é teatrinho para nós, os bestas aqui aplaudirem

    2. Pq? Não existem outras visões de mundo, senão a dele? Larga mão dessa idiotice de achar que só existe um certo e o resto tá errado.

  19. MARCO disse:

    Eeeeeeeeeeeeeeeeeeee Gilmar...a carapuça serviu!

  20. Igor disse:

    Que acabem logo com A FARSA A JATO, que só promove lawfare contra a esquerda e destabiliza o país. LIBERDADE E JUSTIÇA PARA LULA.

    1. Quem desestabilizou o País e nossa economia foi a extrema esquerda assim como piorou nosso ensino básico, Hospitais e segurança!

    2. Espera sentado que cansa. Defender bandidos é uma tarefa cansativa

    3. Justiça para o Lullalau passa muitíssimo longe da liberdade.

  21. Eduardo disse:

    Pra não passar vergonha Toffoli deixou o plenário, pra não ouvir isso!!

  22. paulo disse:

    Muito lúcida essa explanaçao do Ministro Barroso. Passei a admirá-lo.

  23. Marcos disse:

    Discordo do ministro. Neste STF, alguns que discordam são inimigos não só dele como de todo o país!

  24. Melissa disse:

    Sim, vergonhoso querer caçar os que são contra o stf quando alguns de seus membros mostram-se arbitrários!

  25. José disse:

    Mas que quer livrar os bandidos da Lava Jato não inimigos do Brasil.

  26. Jorge disse:

    Pelo menos 4 dos ministros do STF compactuam com os criminosos: Gilmar, Toffoli, Lewandowski e Marco Aurélio. Criticá-los não é o mesmo que caluniar; é dizer a verdade.

  27. le disse:

    Ministro, 100% dos brasileiros tem absoluta certeza que o $TF não agrega nenhum valor a ninguém, é nulo e totalmente dispensável. Quanto a Toffoli, não há no que comentar, corrupto de raiz.

  28. AM disse:

    A depreciação do supremo pela maioria dos brasileiros, foi e é o próprio supremo q se depreciou, tomando decisões contra o país, rasgando a constituição, e nos chamando de ignorantes.

  29. JCalvino disse:

    Discordo do Ministro Barroso em quase tudo, principalmente do modo criativo e lúdico em que interpreta a constituição, ma neste momento está completamente correto.

    1. Cansa defender bandidos. Mesmo que eles aprovem essa excrescência, há um plano b, babaca, desinformado

    2. Petista, vai procurar teu site onde os jornalistas mentem o tempo todo pra vocês se sentirem bem.

  30. marcelo disse:

    Grande Ministro Luís Roberto Barroso ! Como sempre competente e coerente.

  31. disse:

    Certissimo, mais deveria pedir vista do processo.

    1. Infelizmente será 6x5 contra a lava jato! Pois Alexandre de Moraes vendeu o caraleo da alma!

    2. Sera que nesse julgamento se pode pedir vista? Acredito que nao!

  32. José disse:

    Fiquei até arrepiado! A mídia BECAUSE tinha que colocar este texto de BARROSO na primeira página dos jornais! Me incluo nesta parte relevante da população!

  33. edson disse:

    Toffoli, Beiçola, Lewandowski e Marco Aurélio não são confiáveis. Ele, Toffoli está num mar de lama e defendendo o indefensável!

  34. Jose disse:

    Ministro do STF, tem sido a exceção !!!! Vários outros julgam-se os donos da verdade e seres supremos, acima de Deus !!! Vermes !!!

  35. Claudio disse:

    Grande Barroso. O "de cujos" Dias Totóffoli acha que é imperador, não passa de um medíocre, lacaio de criminosos. Xi, exagerei, vou ser perseguido pela Gestapo do STF.

  36. JULIO disse:

    Parabéns MINISTRO Barroso! Verbalizou o que pensa a maioria dos brasileiros. Tinha algumas ressalvas com a relação a Vossa Excelência. Não as tenho mais.

  37. Nelson disse:

    Muito bem assim deve se portar um ministro do supremo

  38. Cidadão disse:

    Precisamos respeitar todas as opiniões e não sermos agressivos e intolerantes com quem pensa diferente, isso é Democracia.

  39. MIGUEL disse:

    Faltou o pedido de vista Barroso, quem sabe a Carmen Lúcia o faça, apesar de não demonstrar ser confiável.

    1. A lúcifer cara de peixe de aquário ñ tem coragem para isso. Falta comer feijão.

  40. Carlos disse:

    Parabéns. Não vou falar muito para não ser processado pelo TO....

  41. EDMUNDO disse:

    Lacrou! Barroso não acerta sempre, mas é um ministro a serviço do esforço do pessoal da Lava.Jato. Quem vai mais uma vez se mostrar um ministro de M como disse Saulo, será o "DEUCANO"!

  42. gatto disse:

    Ministro Barroso, como cidadão brasileiro, o meu juízo sobre o Supremo Tribunal Federal ultrapassou o limite do razoável em termos de depreciação e descrédito com esse resultado de hoje.

  43. Fatima disse:

    Barroso não deveria se espantar com a repugnância do povo ao STF. Graças aos 3 de seempre, a Corte perdeu a decência ao romper com ousadias os limites do decoro. Não espere nossa aceitação.

    1. Depois de saber os malfeitos do Aécio ninguém o apoia,as ainda sabendo dos desmandos e toda a ladroagem do PT seus burros adestrados continuam na mesmice.

    2. Repugnância é os eleitores do Rio fazendo passeata para tirar a Dilma e por o Aécio, o mundo inteiro agora sabe quem é o Aécio que a elite do Rio tanto queria !

  44. artur disse:

    PTofoli quer calar a livre opinião , esse cidadão não deveria ser um ministro do STF , não passou no concurso para juiz , só está lá devido ao seu ex chefe o luladrao.

  45. Flávio disse:

    "Quem pensa diferente de mim não é meu inimigo"... São apenas seres ignorante que precisam ser doutrinado com o meu saber iluminado. Aprovem o aborto para que esses idiotas matem seus filhos...

  46. Fabio disse:

    Como pensar que o STF e honrado, se o próprio Barroso disse que há distribuição de senhas para solta corruptos...

  47. Curupira disse:

    Esse $TF nunca foi tão corrupto, com esses velhos velhacos vendendo sentenças para seus comparsas.

  48. Newton disse:

    Toffóli é um medíocre. Só está no STF, graças a um presidiário corrupto. Ele não se enxerga que o seu lugar definitivamente, não é por lá. Que volte a advogar para o PT, abertamente.

  49. DireitaMassiva disse:

    Falou o Barroso que de vez em quando esquece que é ministro do STF e ataca de legislador!!

  50. Rogéria disse:

    Parte relevante da sociedade na qual faço parte.

  51. Chrisoula disse:

    Parabéns ao Min. R. Barroso. Expressou o que uma grande parte da população pensa.

  52. Filemon disse:

    Mais uma vez, acredito que o Luladrão, mentiu, quando declarou a existência de Ministros do STF Acovardados, ele, o Luladrão, deveria, por questão de Justiça, nomina-los! Viva a Lava Jato!

  53. Maxwell disse:

    Eu acho engraçado quando estes ministros falam que é lamentável que parcela da população não tenha uma boa impressão do STF e autoimportância que as excelências se dão.

  54. ☠️VALMOR disse:

    Na verdade o POVO Sabe que é quem...e o que querem cada um dos ministros...todo mundo sabe quem são Os corruptos.....mas na hora de chingar...chinga GERAL...

    1. Os corruptos são os governos dos 3 estado quebrado, MG,SP e PR , 3 estados quebrado e ninguém preso. Quero ver se vão soltar a filha do Paulo Preto !

  55. Ademir disse:

    a lava jato está mostrando porque o brasil não atingiu e não atingirá um minimo de respeito como nação civilizada... o que mais cresce no brasil é a esculhambação, a corrupção, a mediocrida

  56. Marlene disse:

    Depois de uma proposta indecente de mudança para a Justiça eleitoral, fábrica de HC para corruptos vorazes, o STF quer ser respeitado, sem criticas? Ora...

    1. Gustavo, o que é lei, portanto, apenas uns rabiscos em um pedaço de papel e o que é moral, o que é certo, são coisas bem distintas. Leis podem see feitas por um estado criminoso. Não percebe?

    2. Marlene,vc é Leiga, vai lá e muda a Lei ! Vc quer que passa por cima da Lei, arrogante !

  57. Mauricio disse:

    Tava na hora da ministra Carmen Lúcia usar as armas dos "inimigos": peça vistas e engavete este processo!

  58. Nina disse:

    Barroso, por que você não pediu vistas para deixar o Congresso legislar sobre essa questão? Agora só nos resta Cármen Lúcia para segurar essa onda.

  59. Riolivre disse:

    Só quem não faz um juízo severo e depreciatico do "supremo", são dois grupos: Os que trabalham no "supremo" e os bandidos beneficiados pelo "supremo". De resto, odiamos vocês e o que eprese

  60. Hepson disse:

    Os TOGAS da esquerda estão na contramão do BRASIL e da sociedade. Vivem numa redoma e se intitulam imaculados, não respeitando a revolta do povo contra eles pelas decisões parciais e arbitrárias

  61. Wellington disse:

    Começam a pedir intervenção é. A unica e última solução.

  62. Hammer disse:

    Voto simplesmente exemplar pelo conteúdo,retrata fielmente a realidade e os sentimentos de grande parte da sociedade que abomina todo e qualquer tipo de corrupção, e respeito a opinião diversa.

  63. Daisy disse:

    Barroso tem sido uma surpresa positiva no STF!

    1. Fachin, Barroso, Rosa Weber, Fux e Carmen Lúcia têm lutado para salvar o pouco que resta de dignidade do STF. Os demais...

  64. Curupira disse:

    Sim, ministro, mas aceitar dinheiro para agradar criminoso ao arrepio da lei é que provoca a reação de um povo cuja única arma é esbravejar.

  65. Acre disse:

    Sim, muito relevante, todos que estão a favor da lava jato .

  66. Zenith disse:

    Barroso , o supremo se apequena na hora de defender os parcas (vide direitos políticos de Dilma no impeachement e Gilmar julgando afilhado de casamento

    1. no impeachment a constituição que toda hora dizem defender foi rasgada pelo lewa e renan vergonhosamente! o que não aconteceu com o collor

  67. Beto disse:

    Barroso acordou inspirado neste dia fatídico.

  68. DireitaMan disse:

    Toffoli gayzão agressivo!! Nem é juiz, foi reprovado 2x, foi colocado pelo Lula no STF na base da panelinha, é um encostado no STF indevido, precisa sofrer impeachment esse doente!

  69. GASTAO disse:

    Gostei de seu posicionamento Barroso. O bigode do funcionário do Dirceu, deve estar fedendo.

    1. Toffoli faz boket no Zé Dirceu e no LevandoWhisky todo dia

  70. Tom disse:

    Barroso é da nova geração. Mais um argumento a favor de renovar os tiozinhos obsoletos. #LavaToga

  71. Raid disse:

    Pensar é uma coisa, ameaçar, difamar e caluniar é outra, né antas? Só nas intriguinhas...

  72. tokosakonalua disse:

    Parabéns ministro Barroso. Merece meus respeitos

  73. nilson disse:

    Parabéns ao Ministro Barroso pela manifestação. O Sr. Dias Tofoli quer deixar as pessoas com medo de se manifestar. agradeço ministro Barroso pela manifestação. um dos melhores homens publicos d

  74. Rodolfo disse:

    Dependendo da situação, é óbvio que é!

  75. Renato disse:

    Estranha a ausência do juiz Toffoli, entrando o vice Fux que está votando. Ou vai ser o deucano que dará o voto decisivo ou o Toffoli está conversando com alguém e pode reverter o voto. Estranho.

  76. Marcus disse:

    Toffoli não nos intimida. Só tem nosso respeito quem nos respeita como cidadão. #foratoffoli

  77. Orlando disse:

    Barroso é um dos mais admiráveis ministros da Suprema Corte. Se a maioria julgasse com o senso de justiça por ele defendido, com certeza o STF não estaria sendo esculhambado como está.

  78. Fatima disse:

    Sabem a quem Toffoli se refere, certo? Só gostaria de dizer ao ministro que eles não são SUPREMOS e que, se prezam pela democracia, podemos dizer o que pensamos. Inaceitável seriam ameaças e só!

  79. EDMUNDO disse:

    Anotem! O Celso de Mello vai KH no pau. Vai agir como nos "embargos infringentes" que beneficiou Dirceu dando uma bicicleta jurídica num voto de quase 3 hs. É um bun dão!

  80. nilson disse:

    Vamos fazer o seguinte: elogiar o ministro que nos agrada. Parabens ao ministro Barroso pela manifestação contraria ao ministro toffoli. Barroso é o melhor ministro do STF. Show.

  81. DE disse:

    não estamos em uma democracia? então podemos criticar sim,o sr tófolli deve ainda ter o gene do pt que não admite ser contrariado

  82. Lupio disse:

    O Barroso confirma a tese de que "Ainda há juízes em Berlim". Voto didático, como habitual.

  83. Noely disse:

    Parabéns pela sanidade das regras que regem a vida, ministro Barroso.

  84. joao disse:

    barroso, novamente, com um posicionamento DIGNO, HONROSO, RESPEITOSO. divergir é NECESSÁRIO. é na divergência que se encontram respostas, soluções, inteligências. bravo!

  85. Valmir disse:

    120 comentarios por segundo contra a separação dos julgamentos no STF, acabei de ver no YouTube ao vivo

  86. Socorro disse:

    Não gosto do Barroso, mas adorei a luva de pelica que usou na cara dos ministros.

  87. Biofeminista disse:

    É que o Totó tem rhabo preço. E mais uns cinco.