“Quem sabe os cidadãos não começam a participar da política?”

Em artigo no Correio Braziliense, o advogado Fabio Medina Osório, ex-AGU, diz que o resultado do primeiro turno eleitoral demonstra o “anseio de mudanças da sociedade brasileira”.

“Um balanço geral revela novo cenário no Brasil. E me parece que esse contexto é positivo, pois traduz sentimentos de mudança da sociedade em sintonia com agenda internacional de liberalismo econômico, combate à criminalidade violenta e repúdio à corrupção.

As eleições demonstraram a solidez da democracia brasileira, contrariando o discurso daqueles que tentaram manchar a imagem do Brasil no exterior, chamando nosso país de golpista (…)

Uma das suspeitas lançadas contra Bolsonaro foi a pecha de ditador ou inimigo da democracia. Esse ataque não vingou, pois sua candidatura fluiu dentro do sistema eleitoral e no curso das regras do jogo democrático.

Chegou-se a suscitar, de modo equivocado, a impossibilidade de membros das Forças Armadas exercerem funções civis ou se candidatarem a cargos públicos. Quem sustenta semelhante tese desconhece a Constituição de 1988. Aliás, as Forças Armadas tem quadros extremamente qualificados para contribuir nas mais diversas áreas civis do governo.

Diga-se que a magistratura e o Ministério Público brasileiros também tem pessoas que podem contribuir para o crescimento do Brasil. E igualmente empresários, e outros funcionários das mais diversas carreiras devem participar da vida pública. Quer dizer, estamos vivendo novos tempos. Quem sabe os cidadãos não começam a participar mais ativamente da vida política nacional?”

Na reta final da eleição, o que você não pode deixar de saber está AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 69 comentários
  1. Tiririca, o terceiro mais votado! Inacretável. Renunciou deixando a vaga para o suplente Genoino do PT por uma boa montanha de e pensou, depois me candidato e me elejo de novo. Rindo da nossa cara!

    1. Carlos, pelo visto ele acertou. tem um monte de acefalos em SP (meu estado) assim como no NE e resto do BR. O problema é que a lei facilita a vida desses inuteis que arrastam voto pra legendas

  2. Sobre a discussão a respeito de igualdade: Não está na hora de discutir um sistema onde um senador de RR se elege com 90 mil votos e um de SP precisa de 6 milhões? Onde está a igualdade nisso?

  3. “Quem sabe o cidadão não comece”? Está de brincadeira! O cidadão FOI o grande protagonista da campanha de Bolsonaro. Nas carreatas, na distribuição de panfletos, na internet, nos adesivaços..

  4. Os cidadãos já estão participando. O povo encheu o saco dessa escumalha nos 3 poderes. Falta a limpeza começar no STF, mas se tudo der certo o novo senado vai começar por tirar o boca.

  5. Os brasileiros precisam aprender a MEXER no tabuleiro da politica somente assim chegaremos ao PLENO DESENVOLVIMENTO, hoje como percebemos o GOVERNO é o maior entrave para o AVANÇO do POVO brasileiro

  6. NAO….eu e o povo elegemos candidatos para nos representar,e não devemos ser políticos ,agora o maldito mente inverte rouba ,ai não da pra acreditar. tem que se reagir fortemente

  7. combate à corrupção e privilégios é a palavra de ordem, depois vem segurança e saúde. Educação é a longo prazo. Reformas em todos segmentos são necessárias para q o país volte a crescer.

  8. Há entre os contribuintes corrente forte pela extinção do Senado Federal. Faz sentido, mas talvez seja melhor reduzir de 3 para 2 o total de senadores por Estado. Uma junta basta e sobra!

    1. Os senadores nao deveriam ser por Estados, mas por regiões! So assim teríamos representatividade justa. Os micro estados do Nordeste nao podem ter tantos Senadores.

  9. O contribuinte mostrou sua voz, apoiando a Lava Jato e denunciando a banda podre do Judiciario, notória pela impunidade. O contribuinte quer o fim da reeleição, que favorece a ladroagem.

    1. O contribuinte quer a renúncia, e não apenas licença, de parlamentares interessados em atuar no âmbito do Poder Executivo. A experiência americana é positiva, pois evita a promiscuidade.

  10. Desde 2013 que o brasileiro comum vem resgatando a política. E não parou mais. Somos sócios da empresa chamada Brasil e se deixarmos gerentes bandidos tomando conta dela, teremos q fechá-la.

  11. Entrem no canal do youtube chamado Fraude comprovada. Eles ñ irão fazer de novo? E ñ adianta ir de camisa neutra. Ñ foram mesários. A resposta da “justiça” eleitoral: FAKE NEWS

    1. A situação é muito mais complicada do que as pessoas estão enxergando. Jogaram uma cortina de fumaça pra possibilitar a fraude no 2 turno

  12. Aquelas urnas ( e foram inúmeras ) cujo voto no Bolsonaro ñ era concluído, apagava antes, mesmo com mesários pró Bolsonaro, ñ computaram voto. Pessoas foram ver boletins e tinha ZERO voto

    1. Miriam Porcão, a criminosa terrorista que faz bico de jornalista e lambe o saco da esquerda. Vai ficar desempregada em 2019!

  13. Tenho dito, no Brasil a atividade política foi deixada de lado pelo cidadão de bem. O que aconteceu? A escória tomou conta. Agora teremos de fazer uma assepsia. Já iniciamos com as eleições de 2

  14. É um momento importante para que cada cidadão assuma o seu papel na reconstrução do País e que fique claro que não podemos passar procuração em branco e sem prazo de validade a ninguém mais.

  15. Ainda que partidos corruptos e fisiológicos tenham mantido bancadas consideráveis, a renovação se deu muito no nível pessoal, com vários antigos caciques, de diversos partidos, não sendo reelei

  16. Quem sabe, algum aplicativo para os cidadãos enviarem sugestões sobre alguma área de seu conhecimento que pudesse colaborar com soluções para melhorar o desempenho do País, altruisticamente.

  17. Não é o que pensa Miriam Leitao. O texto dela na manhã de hoje do Bom dia Brasil não disfarça a insatisfação com o resultado da eleição e sugere que a democracia está no PT.

    1. Pois é, imagina você a competência desta imprensa brasileira, representada por esta tal miriam leitão que acha que um bando de comunistas como este (veja as ideias da tal manoela davila), é democ

  18. Nunca fui tão engajada como agora, penso até em me candidatar, rsrsrsrs. Nunca imaginei que iria ajudar a fazer campanha para nenhum candidato e hoje é só o que faço. #B17!#ElesNão#ForaPT#Lulan

  19. Nossa democracia é manca. As instituições só permitem a participação dos cidadãos nas eleições. E às vezes nem o voto é respeitado como no caso do desarmamento. O POVO QUER FALAR E SER ESCU

    1. Como cidadão, gostaria de votar num PLEBISCITO REVOGATÓRIO DA VITALICIEDADE do Gilmar Mendes no cargo de ministro do SUBpremo e tentar tirar do poder o bandido MAIS ODIADO DO BRASIL.

  20. Já estamos participando, parece que esse artigo foi escrito ontem. Tiramos Dilma, Jucá, Ideli, Pimentel,Lobão, Eunicio, Suplicy, Requião, Grazziotin, etc.. Vamos agora mudar o país com Bolsonaro.

  21. TSE e conivente com o descalabro. Mesmo com o PT descumprindo ordem judicial, os tribunais eleitorais se quedaram inertes. Essa organização criminosa, ja deveria ter sido banido da politica nacional

  22. O bom do segundo turno é que o melhor programa humorístico da TV atualmente vai continuar.Miriam Leitão, Valdo Cruz são excelentes comediantes.Com a participação especial de Ibope e Datafolha.

  23. A Imprensa de cartas marcadas está encolhida, não querem reconhecer a importância de Bolsonaro na renovação do quadro político atual. Parabéns comandante, vamos fulminar o Muppet Lula.

  24. Acho que o PT deveria renunciar a disputa do 2 turno. Entregar o país a direita xucra, seria também uma forma de vitória. Não voto no Bolzo, mas acho PT de novo não seria bom. já deu.

  25. Dr. Fabio Medina, com o advento da internet na política brasileira, adeus partidos, fundos partidários, horários televisivos. O Povo Brasileiro está em contato diário com os políticos brasileir

  26. O TSE está reunido analisando a reação às urnas manipuladas para impedir o voto no Bolsonaro. Se não houver maior indignação do povo, eles iniciarão a segunda parte do plano visando o 2º turn

    1. Isso não ajuda em nada. Lançar a vingança contra o povo da Bahia é a coisa mais destrutiva que se pode querer fazer. Temos que ajudá-los a se livrar de suas amarras petistas.

  27. Fiquei feliz que o meu candidato não passou ao segundo turno. O PSDB está em seu melhor momento: expurgou toda a direita xucra q se escondia sob as asas do Tucano. Agora é viajar no dia do 2 turno

  28. É bom lembrar que não vai ser fácil ao próximo presidente modificar a atual situação, o povo terá de apoiar as mudanças, caso contrário, vamos para o brejo, são mudanças drásticas.

  29. O problema é que não deixam. A anta do TSE e a midia disseram que o video do cara apertando 1 e vindo 13 era montagem. Mas há vários videos diferentes que mostram o mesmo. ISSO É FRAUDE.

    1. Só que se isso fosse verdade, teríamos MILHARES de tais vídeos. E nào o temos. dez vídeos em uma eleição com dezenas de milhares de urnas e 100 milhões de eleitores é apenas avistamento de