Questões para Luciano Coutinho

O Antagonista aproveita que Luciano Coutinho está sendo ouvido na CPMI da JBS para questioná-lo sobre os seguintes temas:

  • A alteração normativa que permitiu a aquisição de debêntures conversíveis em ações da Pilgrim’s foi redigida em seu gabinete, sem análise prévia da área técnica, e foi utilizada uma única vez na história do BNDESPar, demonstrando que não havia demanda do mercado. A JBS tinha conhecimento ou solicitou isso?
  • O BNDES nunca fez qualquer análise de benefícios econômicos e sociais para o Brasil em relação aos aportes de capitais que realizou na JBS. O TCU apontou que tais aportes de capitais foram utilizados para recuperar frigoríficos norte-americanos, que passaram a competir no mercado internacional prejudicando as exportações brasileiras. O Sr. considera que esses aportes de capitais foram mais favoráveis ao Brasil, aos EUA, ou apenas à JBS? Essa ausência de análise era do conhecimento da JBS?
  • Em algum momento o Sr. pensou em solicitar ao BNDES um estudo sobre os resultados que o aporte de capitais no montante de R$ 8,1 bilhões na JBS, com recursos subsidiados, trouxe para o país?
  • O BNDES, sob sua gestão, fez aportes de capitais no Frigorífico Independência, que faliu, e no Frigorífico Bertin, que foi comprado pela JBS para não falir. Esses aportes de capitais também foram analisados por sua equipe e aprovados por sua diretoria. Essas operações eram do conhecimento do Sr. Guido Mantega? Houve algum pedido dele em relação a elas?

17 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Brasileiro é um povo azarado mesmo!
    É sócio da JBS, Petrobras e BNDESPar mas não consegue desconto na hora de comprar gasolina e carne e nunca recebe dividendos de suas aplicações.
    Quando essas companhias são roubadas o povo paga a conta e vota no Lula e na Dilma que são contra as privatizações.
    Onde já se viu? Estão querendo acabar com o patrimônio nacional! rs

  2. Luciano não vai responder, se ateve a expor números nada a ver, lucros do BNDSPar espalhados num longo período. Deve pensar os parlamentares ou sociedade são idiotas, que não deve haver parâmetros de desempenho operacional, metas, etc.

  3. Caramba, Antagonistas? Primeiro vocês dizem que esta CPMI era “retaliação para cima do Janot”. Mas agora estão indo para cima da JBS? Na boa, mesmo? Não tem mais guarita para o “Mano Joesley Safadão”, então? Pelo visto as coisas estão mudando. Mantenham-se assim…

  4. Basta uma só pergunta para o Luciano Coutinho, lógico,e para Lula, Dilma, Ministros da Fazenda e Presidentes do Bancos Central, que tiveram responsabilidade conjunta de guardiões legais do Tesouro Nacional, onde estão os Resultados da Fiscalização Mensal, Anual, Balanços desses anos de “empréstimos em profusão” ????? Será que não houve Fiscalização dos Órgãos Fiscalizadores ?????

    1. Deve ter sido algo que comeu no almoço. Lula condenado à prisão e mais outros dois inquéritos da LavaJato no seu cangote, Vacari preso, Palocci preso e delatando, Dirceu preso, mas talvez eles não eram os chefes. Bom saber.