Radicalização começou com PT, não com Bolsonaro, diz FHC

Em sua entrevista ao jornal Clarín, Fernando Henrique Cardoso disse que a radicalização no Brasil começou com o PT, não com Jair Bolsonaro.

“A radicalização começou durante os governos do PT. Eles [petistas] sentenciavam que eram os bons e os demais, os maus. A mim, me acusavam de neoliberal, algo que nunca fui, mas era um modo de dizer que eu não servia.”

Questionado sobre se concorda com a afirmação do PT de que o presidente eleito é fascista, FHC respondeu:

“Não, o fascismo é algo organizado. Ele representa um autoritarismo que pode ter qualquer tipo de base ideológica.”

O amigo de José Dirceu na corte de Bolsonaro. Saiba mais AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 156 comentários
  1. Definitivamente, esse FHC deve ficar calado. Uma hora o PT eh a janela. Traiu o PSDB e Alckmin em favor do PT. Agora acusa esse partido de ter sido radical. Vamos tirar o microfone desse homem!!!

  2. A bem da verdade “grande intelectual”: Você e SUA FAMÍLIA foram avacalhados por quase 20 anos e nesta última eleição acenou com o apoio ao PT. Ou vc está gagá ou é um “COVARDÃO”.

    1. Sem falar que por ordem dele o PSDB se posicionou em 2005 contra o impeachment do ladrão-chefe da quadrilha do mensalão…

  3. FHC falou, falou e disse o mesmo de sempre. Criticar Bolsonaro. Seu cretino. O governo de Bolsonaro é de paz, segurança e amor. Não será de orgia, nem de vandalismo, vagabundagem e corrupção

  4. Primeiro que não existe “neoliberal” rotulo inventado pela esquerda para ser usado como FHC está usando agora. FHC devia explicar por que sua escolha de Gilmar Mendes foi boa para o país?

  5. Finalmente, FHC reconhece a radicalização praticada pelos peteiros. Quem aparelhou o Estado obeso e disfuncional? Lula cum Dilma. De quem partiram o Mensalão, Petrolão, BNDESão etc? Idem.

    1. Agora, exibir tristeza pelo castigo de Lula parece interesseiro, uma oração em proveito próprio. Quem leva pontapés frequentes na fenda glútea não deveria elogiar a pontaria do agressor.

  6. A esquerda só demonstrou uma coisa: No momento que assumem o poder eles se organizam em formato de máfia para roubar o estado em nome do povo……. Em qualquer lugar do mundo é assim….

  7. FHC, diante do fato Bolsonaro, tentando limpar a sua barra e do seu partido, digo, da sua QUADRILHA. Não adiante seu VERMELHO, não aceitaremos mais nada que partir de vocês, ladrões da grana do po

  8. Faltou ser um pco mais sincero,confessar q pavimentou a chegada de Lula ao poder e sempre aceitou calado ser seu saco de pancadas. Aliás, continua sendo seu serviçal, visto q é sua testemunha d def

  9. Durante oito anos do governo Lula o agora presidiário condenado por corrupção reclamava diariamente que FHC havia lhe deixado uma “herança maldita”. HERANÇA MALDITA! Eis o que Lula acha de FHC.

  10. Puxa vida, FHC saiu da fossa! Mas ainda precisa destilar suas mágoas e frustrações. Eta bicho vaidoso!! Mas a frase falando do autoritarismo & base ideológica é típico de quem tá quase relaxand

    1. Sim, agora o 17 é fashion pro FHC. Protegeu o PT em nome de uma teoria metida a intelectual e levou desaforos de baixo calão do analfabeto Lula o tempo todo. Agora FHC tenta se acomodar como pode.

    2. Disso ele nunca fala, ele gosta d falar de assuntos em moda, Bolsonaro. Deve estar sonhando com Bolsonaro, talvez jogando o 17 no jogo do bicho.Se ele não fala d Bolsonaro ninguém sabe q está vivo

    1. Este livro está desatualizado, foi escrito nos anos 90 de lá pra cá mataram mais um montão, li este livro é uma delícia, os antropofagos não fariam melhor.

    1. Ele achou que defender o plano real o credenciaria definitivamente liberal. Mas ele não consegui se libertar do velho esquerdismo intelectual, que não tem nada com Lula. É culpa mesmo, continua FHC

  11. FHC é socialista, ser neo liberal é um engodo para um socialismo mais engenhoso, no qual a empresa é sua, mas os impostos são de 50% o mais alto possivel, na URSS era 50% ou seja tudo FILHOS DA PU

    1. Ele diz que não gosta que o chame de neo-liberal. É só disfarce, culpa de ter um “pé na cozinha” e não assumir que neo-liberal também pode ter um pé na cozinha. kkkkkkk

  12. A maior prova da participação de FHC em todo esquema, está no fato de sempre ser xingado e demonizado pelo PT e sempre ter ficado quieto.Só começou a aparecer qdo foi para defender Dilma e o PT.

  13. Boca de caçapa sendo boca de caçapa. Porque não vai para Paris ficar no seu apartamento de luxo e esquece o Brasil. Seria um grande serviço para este pobre país sucateado pelos comunistas.

    1. FHC sabe que saiu desmoralizado ao apoiar o PT no segundo turno das eleições. Está tentando salvar a própria imagem e do PSDB.

  14. Realmente, o cara não está bem. Além de não gostar de ver o chefão da máfia petista preso, ainda omite qualquer referência aos anos de corrupção e roubo de dinheiro público perpetrados por s

  15. Claro. Autoritarismo para esses aí é tudo aquilo q os lembra q o seu direito termina qdo começa o direito do outro. Ou em outras palavras: deveres. Coisitas básicas q compõem a civilidade.

    1. queimou bandeira brasileira nas Unis, intimidou comerciantes e transeuntes, cidadãos livres, as Universidades foram tomadas como diretórios de esquerda.

    2. não agrediu professores todos em maioria marxistas, agrediu, violentou os que confrontavam ou não concordavam com o abuso doutrinário.

    3. Fez pior.Degradou o feminino exaltando a fêmea sexual.As vadias deliraram coitadas.Degradar o feminino não é o mesmo que exaltar a fêmea.

    4. Já Bolsonaro chamou Moro pra prender a camarilha que não cansa de pilhar os cofres públicos. Um ditador sem tamanho. Há desespero nos ares de Brasília. A República vai tremer.

    5. ten tentou regular a imprensa, o WhatsApp e o que mais representar liberdade de expressão e montou o maior esquema de corrupção do mundo. Tudo isso, fora o resto.

    6. Não. Comprou deputados e senadores a três por quarto, mandou o nosso suado dinheirinho para sustentar ditaduras mundo afora, aparelhou a Justiça e o que mais estivesse pela frente e

  16. O velho poderia deixar ao menos um gesto nobre em sua biografia: falar tudo o que sabe (e não é pouco) sobre Lula e o PT, quem são e o nefasto “plano de poder” ditatorial, violento e corrupto.

  17. Pacto de Princeton FHC e Lula combinaram que haveria alternância nas pilhagens. E o que aconteceu em 2010? O PT deu uma viola no PSDB fraudando as urnas! E aí, pode falar sobre isso? Não pode né.

  18. Independente destes” ismos” que pré fabricaram, esperamos que Bolsonaro faça uma faxina nesta nesta sem vergonhice que embrulharam esta terra, querem é viver sem trabalhar e economizar!

    1. 3) Fascismo tem uma só base ideológica: O SOCIALISMO. OBS: eleição de Bolsonaro é o grito de ALFORRIA do povo contra um cabresto autoritário (o do tucano-petismo) de + de 20 anos.

  19. FHC agora viu que lula continuará preso e deixou o companheiro. Agora quer se aproximar do Bolsonaro. Acho bom Jair se acostumando? Porque melhor ser autoritário que corrupto e deve dor de bandido.

    1. Mas aí você tá legitimando a pecha de autoritário que FHC põe em Bolsonaro. Vamos dar nome ao boi. Bolsonaro simboliza grito de alforria do povo contra o autoritarismo tucanopetista.

  20. Dá pra entender essa figura? Ora lamenta a prisão do chefão da gangue que assaltou o país e promoveu essa radicalização, ora critica o partido dirigido pelo mesmo. Bipolaridade? Alzheimer?

  21. Para mim pode ser o que for, até lobisomem,conquanto,que ele governe para todos faça um excelente governo,expurgar os parasitas,e acima de tudo,que evite a volta dos mesmos.

  22. ele assumiu que “nunca foi neo-liberal” ou seja ele privatizou varias empresas estatais por qual motivo? Nao que eu tenha sido contra, so gostaria que alguém perguntasse a ele pq q mim parece estra

    1. Ele não é autoritário. É o exato oposto: Ele é, pela primeira vez na história do Brasil, símbolo do grito de alforria do povo contra o extremo autoritarismo que nos domina há quase 40 anos.

  23. A radicalização começou antes, com a fundação do PT, em 1980, não é novo, mas perdeu a vergonha d se mostrar escancaradamente em 2003. Já Bolsonaro não é autoritário, tem autoridade, o q é

    1. Nem tanto. Ainda dá a palavra “neoliberal” uma conotação pejorativa. E que Bolsonaro só não é fascista por não ser “organizado”, atribuindo-lhe a pecha de autoritário.

  24. Autoritarismo!! Que absurdo! Que babaca! Eh a hemorroida deve está pra fora! Um imbecil deste foi Presidente! Ele não sabe nem o que eh autoritarismo! Ele afirma isto porque não ele não eh esquerd