Raquel Dodge destina peritos a Brumadinho

Raquel Dodge autorizou hoje a liberação do chefe da Assessoria Nacional de Perícia em Meio Ambiente do Ministério Público Federal, Murilo Lustosa, para atuar em auxílio aos procuradores que apuram as causas e responsabilidades pelo rompimento da Barragem de Brumadinho.

Dois peritos do MPF já se deslocaram para o município para o iniciar o trabalho pericial.

“Há uma cadeia de responsabilidades que precisa ser esclarecida e bem definida para que todos os envolvidos neste caso sejam efetivamente responsabilizados. Uma das linhas de investigação é exatamente verificar se o protocolo que deveria ser seguido para dar segurança a esta barragem ou para atestar o risco de rompimento foi efetivamente seguido ou se era suficiente”, afirmou Dodge na capital paulista, onde participa de um seminário.

Integrante da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise, da PGR, Murilo Lustosa tem especialização em barragens e formará uma equipe multidisciplinar, com engenheiros ambientais, biólogos e outros profissionais que trabalharão na força-tarefa.

Poderia Ser No Brasil. Conheça Por Dentro O Estrago Que A Esquerda Fez na Venezuela. LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. IVAN disse:

    Porque a PGR não mandou esses peritos antes? E temos algumas barragens mais para serem fiscalizadas. Algo em torno de 24.000.

Ler comentários
  1. Pedro disse:

    Ela deveria primeiramente explicar porque Mariana continua como está três anos depois.Por que seria diferente a atuação do MP desta vez?

    1. Afinal, Bolsonaro é Presidente! E ela não se arrisca com Janot!

  2. Gilberto disse:

    Tem que sair decreto proibindo barragens de rejeito em todo pais. As existentes terao um prazo para serem descomissionadas a partir de agora. Os projetos tem que sair com filtragem e compactacao.

  3. Pio disse:

    Só não vão equiparar 1 vida humana a 1 pé d coqueiro. F-O-D-A-C o Meio Ambiente (A natureza c recompõe naturalmente e/ou pode ser recuperada), os pés d Coqueiro logo estarão nascendo. Vidas JAM

    1. Sobre às vítimas e seus familiares: Mortes de Seres Humanos = Homicídio Culposo (Teoria da Culpa) ou PreterDoloso (Teoria do Risco). Vc instalaria seu Escritório e um Refeitório na Rota da Morte?

  4. Sandra disse:

    Só espero que a justiça realmente seja feita, e aproveitem e tomem as providencias adequadas contra a Samarco que até hoje não foram tomadas

  5. ZEZECO disse:

    Essa he a tal de "forca tarefa" q NAO foi feita qdo a barragem da samarco desabou?

  6. Fábio disse:

    Estes peritos do judiciário receberão diárias 1\30 do maior vencimento (900 a 1100 reais), enquanto fiscais federais do executivo míseros 178 Reais. Brasil sempre supervalorizando burocratas...

    1. A diário que menciona é de um procurador da república e não do perito do MPF. Gente, vamos pesquisar antes de escrever.

  7. FLAVIO disse:

    Esses rejeitos tem de ser aproveitados em outras áreas, como fabricação de tijolos e outros produtos. Barateriariam muito os tijolos e seriam outra fonte de renda para empresa.

    1. Este resíduos são impróprios p produzir tijolos por sinterização (queima), talvez bloco concreto, mas de péssima qualidade e o frete encareceria a distribuição. Melhor depositar a seco após f

  8. Juliano disse:

    Prender alguém, nem pensar não é doutora??? Só um monte de multa de faz de conta... tudo como dantes no quartel de abrantes.

  9. Carlos disse:

    Precisamos prender os corruptos que assinaram as licenças e corruptores que pagaram !!

  10. Gilberto disse:

    Uma advogada nao tem competencia para escolher tecnicos que avaliem as responsabilidades. Onde esta o CREA neste momento? Serve apenas para cobrar anuidade? Nao se manifesta e ajuda?

    1. Se manifestou dando os pesames as vitimas, queremos que entrem na apuracao do que aconteceu, com conhecimento tecnico, nao deixando para advogados, ambientalistas e outros falarem besteiras

    2. Tem que ser peritos que tem conhecimento de projeto de barragens, inspecao das mesmas. Duvido que tenham isso de prateleira.

    3. O Confea e Crea-MG já se manifestaram e emitiram nota no dia 26/01.

    4. Vou ter que pagar com desconto 502,00 Reais dia 31. Onde estava o conselho de medicina quando contrataram medicos cubanos sem verificacao ? O CREA nao falar nada eh o cumulo do descaso.

    5. Tem sim! MPT tem peritos técnicos com excelentes condições de laudar acidentes trabalho, mesmo porque não são laudos de empresas particulares contratadas para beneficiar o lado do contratante.

    6. Tem sim! MPT tem peritos técnicos com excelentes condições de laudar acidentes trabalho, mesmo porque não são laudos de empresas particulares contratadas para beneficiar o lado do contratante.

  11. Roberto disse:

    Precisamos de especialistas em mecanica dos solos (engenheiro civil), engenheiros de estruturas, geofísicos.

    1. Cade o CREA, somente para cobrar anuidades. Deveria ser o primeiro a se manifestar. pois um engenheiro tem que ter assinado o projeto. So escutamos advogados e ambientalistas falando

  12. Roberto disse:

    Murilo Lustosa? Especialista em Barragens? Isso é algum tipo de brincadeira? Barragens são estruturas. O tal do Murilo é engenheiro sanitário. Precisamos de engenheiros especializados em estrutura

    1. Sanitário é aquilo que tem lá na sua casa, onde você pratica retórica como esta.

    2. Murilo Lustosa é eng. civil, espec. em barragens e perito do MPF há mais de 20 anos. Realizou diversos estudos em impactos ambientais/acidentes de grande porte. Brincadeira é criticar sem pesquisar