Recorde de HCs no Supremo

Com mais de 13,5 mil pedidos até o dia 20 deste mês, o número de habeas corpus apresentados ao STF bateu recorde em 2018, registra o Estadão.

“Os dados confirmam uma tendência de crescimento desse instrumento constitucional, que já havia dobrado de 2016 para 2017, ao ultrapassar a marca de 11 mil. Como a Corte não consegue dar conta de todos os casos – apenas um quarto deles já passou por todas as etapas de tramitação –, a maioria acaba sendo analisada de forma monocrática, quando a sentença é dada isoladamente por um dos 11 ministros da Corte, sem passar pelo colegiado.

(…) Foram concedidos neste ano 642 habeas corpus, o equivalente a cerca de 5% dos recebidos pelo STF. Dentre eles, quase todos foram decididos por apenas um ministro individualmente – 568, ante 74 debatidos pelas turmas. Em termos porcentuais, 88,5% de monocráticas e 11,5% de decisões colegiadas.

(…) Há dez anos, essa relação era quase inversa. Enquanto 78,5% das decisões passaram por discussão na Corte, apenas 21,5% foram baixadas por um só juiz.”

Tempos estranhos.

Papai Marco Aurélio

Brasil, 2019 — O seu guia para compreender o ano que vai sacudir a nação (e sobreviver a ele) AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Reinaldo disse:

    Isto tem que acabar, HC's não deveria chegar ao STF caso não houvessem dúvidas constitucionais. Na falta de consistência deveria haver um agravante a pena. O STF é uma Vergonha!

Ler comentários
  1. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Todo mundo quer liberdade em 2019!

    1. Não sei como vc não foi banido daqui ainda, petralhinha!

  2. Ivo disse:

    Tentem colocar na ponta do lápis quanto custa "a brincadeira". Quantos "juízes" e "aspones" são necessários. Ou acham que é o Juizão quem analisa. Tolinhos. Dai não acabar com a festa.

    1. Isso mesmo. Quem "trabalha" são os juízes e aspones, o resto passeia.

    2. Como exemplo: A estrutura da Justiça do Trabalho custa o dobro do que foi pago como indenizações, a partir dos julgamentos (e olhem que são generosos). É uma aberração.

  3. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    Pra que serve o STF? É só para isso? Soltar bandidos que roubaram o dinheiro de todos nós brasileiros sem antes terem devolvidos o valor roubado? Se for, já é motivo suficiente para o BOLSONARO.

  4. Maria disse:

    E estão difamando com FAKENEWS o juiz Jayme de Oliveira, que combate os supersalários! Obra de Temer e Renan! Jayme de Oliveira já denunciou isso em 2016! Matéria Poder360. Olhem no Google!

    1. Fernando Rodrigues SIM, que foi difamado de TODAS as formas por ter divulgado a lista de corruptos do HSBC suíço!

    2. A matéria é de 2016, fio! E você disse bem, ex-Folha!

    3. Poder 360? Aquele blog do Fernando Rodrigues, ex-Folha (argh) e que tem como colunista o Mário Rosa, por anos braço direito do corrupto Ricardo Teixeira (CBF)

    1. Referencia ao Beiçola Mendes, cria do FHC da estratégia das tesouras

  5. Anderson disse:

    Antagonista dá uma olhada se TODOS os HC do Lula foram apreciados (sejam quanto ao cabimento ou quanto ao mérito) e depois vejam os HCs dos "PPPs" e vejam o absurdo

  6. Leitura disse:

    Hoje ninguém tem dúvidas de que há bandidos no STF. O HC dado ao José Dirceu e a série de Habeas Corpus dados por Gilmar Mendes reforçam a ideia de que há bandidos ali dentro. É assustador!

  7. Leitura disse:

    O Supremo Tribunal Federal deixou de ser o GARANTIDOR da Constituição para se tornar o GARANTIDOR da Impunidade, do Status Quo.

  8. Morrowind disse:

    Se essa corte comunista fosse fechada, o país economizaria bilhões por ano e falta alguma faria.

  9. Leitura disse:

    O Supremo Tribunal Federal tornou-se a última trincheira dos Corruptos, tornou-se o último BUNKER dentro do qual os corruptos buscam refúgio, fugindo da verdadeira Justiça.

  10. Leitura disse:

    E o Lula tem prioridade. Os Habeas Corpus impetrados pelo Lula sempre furam a fila.

  11. renato disse:

    HABEAS CORPUS é uma questão judicial e penal. Existem códigos para isso. Tem que sair necessariamente do STF. ISSO TEM QUE ACABAR.

  12. Brasil disse:

    "O Supremo é uma vergonha, viu?" (Povo brasileiro). "Você quer ser preso?" (Ricardo Lewandowski).

  13. Vicente disse:

    O stf precisa explicar para o país porque os HCs de lulla são analisados com tanta celeridade enquanto outros dormitam nas gavetas? Estamos aguardando a resposta! stf é uma vergonha nacional!

  14. Leonam disse:

    Isso é para justificar todas as mordomias que nós pagamos pra essa cambada.

  15. Celso disse:

    Necessário aprovar a aposentadoria compulsória de todos os integrantes das cortes judiciárias aos 65 anos. A limpeza, assim, será feita dentro da legalidade.

  16. Vitor disse:

    Tempos de Canalhice Sórdida e Desenfreada.

  17. ana disse:

    O puxadinho só trabalha pro larápio. E depois não querem ouvir que o STF é uma VERGONHA.

  18. Alessandro disse:

    É incrível como, num cenário caótico desses, Lula tenha seus HC julgados quase que imediatamente.

  19. Alexandre disse:

    Melhor os ministros suspenderem o recesso e começarem a trabalhar. Ganham bem.

  20. Rogerio disse:

    Um dia a corda parte e veremos estes pllilantras caindo no despenhadeiro.Este mal não durará para sempre,e velhos de cabelo branco dá mais prazer.Vagabundo também envelhece.

  21. BERNARDINO disse:

    Dos 5% cerca de 4,5% deve pagar para pegar a senha em determinados gabinetes da Corte. Ou alguém acredita que Gilmar Mendes solta bandidos por que são seus bandidos de estimação? Põe Euro na mesa

  22. Vinicius disse:

    As centenas de HC para tirar da cadeia os assaltantes dos cofres públicos, certamente contribuiu para esse número vergonhoso. E o sucesso nessa produção seriada, só incentiva novos.

  23. le disse:

    $TF PRECISA ser revisto com de utilidade pública. Tornou-se simplesmente um órgão aparelhado por criminosos, e como irão julgar criminosos ???

  24. Washington disse:

    Gostaria de saber quantos foram concedidos. Esse é um negócio altamente rentável do qual participam as bancas e os supremos ministros. A cada ano o butim fica maior. A FAXINA NO STF É URGENTE!!!

  25. Adilson disse:

    No brasil tudo é deturpado, e na squencia dizem q a deturpação é a regra,e todos interessados lucram c isso.Tudo se banaliza,assim aconteceu c esse instrumento excepcional.

  26. Fernando disse:

    Só de Lula foram 13 mil, o supremo existe apenas para julgar os pedidos de liberdade do presidiário

  27. Jurandy disse:

    E este IMORAL DO STF é contra a prisão em segunda instância. Eles não conseguem fazer o trabalho deles e ainda querem arrumar mais, onde varias ações CHEGAM A PRESCREVER. Moleques irresponsávei

  28. Marciano disse:

    Mais uma prova que essa corja de urubus são uma fábrica de HC. É preciso fazer uma faxina nos Supremos, do jeito que está é bandido soltando bandido.

  29. ANTONIO disse:

    Eu diria que esse instrumento só funciona pra quem tem dinheiro, o miseravel que não tem dinheiro fica decadas a espera desse dispositivo da lei comprada.

  30. Goreba disse:

    Quantas HORAS o Judiciário tupiniquim trabalhou EXCLUSIVAMENTE para atender à ORCRIM comunista??? Se houvesse JUSTIÇA, esses meliantes e seus "adevogados" deveriam ressarcir o POVO!!!

  31. Cleide disse:

    A rapaziada descobriu que a treta funciona. É só tratar com quem manda no bloco ou mesmo individualmente. Mas só quem tem bala na agulha. Custa caro.

  32. Claudio-PE disse:

    Tempos estranhos, onde bandidos valem mais do que cidadãos, onde os 3 poderes da república estão sendo comandados por ORCRIMs. O Brasil torce pela normalização dos tempos a partir de 01.01.19.

  33. Bruno disse:

    As absurdas decisões monocráticas colocam o Brasil em risco, pela total falta de segurança jurídica.

  34. Jose disse:

    ...estão contando com a volta do Gilmar e Marco Aurélio.Serão surpreendidos!...

  35. AftasArdem disse:

    STF hipertrofiado e a instituição foro privilegiado são causas importantes deste número de exagerados de HCs.

  36. Backyard disse:

    O STF tem que ser resumido a sua tecnicidade de analisar as PL e questões parlamentares sob o ponto de vista da Constituição, questões criminais devem ser resolvidas em outra instância.

  37. Marco disse:

    $TF será dissolvido pelo exército ano que vem a pedido da população brasileira

  38. GILMAR disse:

    Se fizer uma pesquisa de credibilidade desse pobre stf, ele perde até pra michel temer isso é ou não é uma vergonha.

  39. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Dia 08 de Janeiro o motorista Queiroz vai confessar tudo!

    1. Vai sim e fará companhia para seu deus grego Lula 171 na papuda

  40. Ricardo disse:

    "Segurança jurídica" é a dissolução do STF. Faltou citar quantos HC foram requeridos por presos pobres e concedidos e qual escritório de advocacia seria o campeão.

  41. Maria disse:

    Feliz natal pra todos! Pois é, como Lula consegue ter os dele sempre julgados em tempo recorde? E como certos HCs sempre caem nas "mãos certas" (ou erradas)? Mistério!

  42. Gabriel disse:

    Porque os do LUla sempre tem prioridade? Porque passa a frente de outros que estão na lista? Tempos estranhos.

  43. Amilcar disse:

    Conclusão, agora está mais fácil conseguir "HABEAS PORCUS" no varejo do que no atacado. Talvez os valores individuais tenham ficado mais em conta que os coletivos.

  44. tor disse:

    Se HCs tivessem que obedecer cronograma com certeza nao haveria tantos , qual a data do mais antigo , alguem sabe .

  45. Marcos disse:

    Não entendo tambem porque não há uma cronologia. Toda vez entra um novo pedido do Lula para tudo é lá vão apreciar. Ficam reféns do poder economico. Essa a função suprema corte?

    1. Art. 5 da Constituição é um dos mais supérfluos. Os que têm dinheiro e poder estão sempre furando a fila. Fora a falta de educação que isto representa. Tá, pedir educação ao STF já é quer

  46. Ivone disse:

    Com o número de bandidos, incluindo o próprio judiciário, que temos, haja HC!

  47. Gilberto disse:

    Pois e'... Nos EUA sao pedidos, em media. 60 HC por ano na Suprema Corte. Ou os americanos sao uns imbecis ou os brasileiros reinventaram a roda.

  48. Marlene disse:

    Então é pra isso que serve o STF? E as questões constitucionais relevantes? Soltar presos - principalmente os de colarinho branco - não é função do STF.

  49. Fred disse:

    E por que os inúmeros HC de Lula furam a fila????

  50. JC disse:

    HC = artigo de desejo da orcrim... não tem preço

  51. Augusto disse:

    Seria bacana abrir essa estatística, e ver precisamente DE QUEM são os HCs que foram julgados pelo colegiado, e quais foram concedidos.

    1. Apoiado, se alguém fizer petição coletiva eu assino.

  52. Carlos disse:

    É porque os Sinistros já avisaram que só cuidam dos HC’s do Lula. O resto que se dane!

    1. Na verdade uma indústria retroalimentada pelo STF.

    2. "Carlos"... acorde. Lula faz parte. Mas não é o centro. Esses processos envolvem milhões e milhões para advogados. É uma indústria.

  53. Marco disse:

    Ano que vem tem que passar um projeto de lei no congresso para dissolver definitivamente o $TF. Se isso não acontecer, vamos para as ruas pedir um soldado e um cabo

  54. Chris disse:

    Graças a quadrilha MAN, GM, Lewandovski, Toffoli e Celso de Mello.