Recorde de HCs no Supremo

Com mais de 13,5 mil pedidos até o dia 20 deste mês, o número de habeas corpus apresentados ao STF bateu recorde em 2018, registra o Estadão.

“Os dados confirmam uma tendência de crescimento desse instrumento constitucional, que já havia dobrado de 2016 para 2017, ao ultrapassar a marca de 11 mil. Como a Corte não consegue dar conta de todos os casos – apenas um quarto deles já passou por todas as etapas de tramitação –, a maioria acaba sendo analisada de forma monocrática, quando a sentença é dada isoladamente por um dos 11 ministros da Corte, sem passar pelo colegiado.

(…) Foram concedidos neste ano 642 habeas corpus, o equivalente a cerca de 5% dos recebidos pelo STF. Dentre eles, quase todos foram decididos por apenas um ministro individualmente – 568, ante 74 debatidos pelas turmas. Em termos porcentuais, 88,5% de monocráticas e 11,5% de decisões colegiadas.

(…) Há dez anos, essa relação era quase inversa. Enquanto 78,5% das decisões passaram por discussão na Corte, apenas 21,5% foram baixadas por um só juiz.”

Tempos estranhos.

Papai Marco Aurélio

Comentários

  • Reinaldo -

    Isto tem que acabar, HC's não deveria chegar ao STF caso não houvessem dúvidas constitucionais. Na falta de consistência deveria haver um agravante a pena. O STF é uma Vergonha!

  • Jurandy -

    E este IMORAL DO STF é contra a prisão em segunda instância. Eles não conseguem fazer o trabalho deles e ainda querem arrumar mais, onde varias ações CHEGAM A PRESCREVER. Moleques irresponsávei

  • ANTONIO -

    Eu diria que esse instrumento só funciona pra quem tem dinheiro, o miseravel que não tem dinheiro fica decadas a espera desse dispositivo da lei comprada.

Ler 78 comentários