Reeleição de Maia e Alcolumbre é assunto interno do Congresso, diz AGU

Reeleição de Maia e Alcolumbre é assunto interno do Congresso, diz AGU
Foto: Adriano Machado

Em parecer enviado hoje ao STF, o advogado-geral da União, José Levi do Amaral, disse que a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado são assuntos internos de cada Casa.

Na manifestação, Levi afirma que, embora a Constituição diga que é “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”, ela não “esgota as possibilidades de recondução”.

De acordo com Levi, a decisão final sobre as possibilidades de reeleição é um assunto “interna corporis”. Portanto, segundo ele, cada Casa é que definirá se Rodrigo Maia (Câmara) ou Davi Alcolumbre (Senado) podem se candidatar à reeleição para as presidências do Legislativo.

Esse entendimento, segundo o AGU, respeita a autonomia de cada poder.

O parecer foi enviado ao Supremo numa ação do PTB que pede ao tribunal que proíba o Congresso de editar reformas regimentais que permitam a reeleição de seus presidentes.

Leia mais: EXCLUSIVO: A APURAÇÃO SOBRE A LIGAÇÃO DO MINISTRO DIAS TOFFOLI COM AS EMPREITEIRAS
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 23 comentários
TOPO