Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Representante da Conitec que será ouvido pela CPI é diretor de indústria farmacêutica

Nelson Mussolini é presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos e convocação é questionada pelos senadores
Representante da Conitec que será ouvido pela CPI é diretor de indústria farmacêutica
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A CPI da Covid convocou, para o último dia de depoimentos, um diretor da indústria farmacêutica para falar sobre uma possível intervenção de Jair Bolsonaro em reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Os integrantes da CPI suspeitam que o presidente Jair Bolsonaro interferiu na pauta do dia 7 de outubro da Conitec. O órgão é responsável por recomendar o uso, ou não, de remédios pelo Sistema Único de Saúde.

Naquele dia, estava prevista a análise de um estudo de especialistas contrário ao uso da cloroquina como remédio contra Covid. A reunião, porém, foi adida e o colegiado pretendia obter provas de que Jair Bolsonaro de fato interferiu na reunião da Conitec.

Entretanto, o representante da Comissão Nacional de Tecnologias que foi convocado, Nelson Mussolini, é presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e membro do Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (Copin) da Confederação Nacional da Indústria.

Alguns integrantes da CPI estão questionando a convocação de Mussolini. Na visão de alguns parlamentares, ele dificilmente se manifestaria contrário ao presidente Jair Bolsonaro pelo fato de ser um notório representante da indústria farmacêutica e pelo fato de que várias empresas filiadas ao Sindusfarma terem contrato com o governo federal.

Ele falará aos senadores na próxima segunda-feira (18).

O erro da CPI somente foi percebido pelos parlamentares após a convocação, que foi uma ideia do vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO