Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Russomanno diz que vacina deve ser testada em quem já está doente

Russomanno diz que vacina deve ser testada em quem já está doente
Foto: Agência Câmara

O deputado Celso Russomanno, candidato a prefeito de São Paulo, disse hoje que a vacina contra o novo coronavírus deve ser testada em quem já está doente e em crianças e idosos.

“A vacina está sendo testada em adultos sãos, nenhum com covid. Não está sendo testada em crianças, não está sendo testada nos idosos e não está sendo testada nos doentes. São as etapas por onde uma vacina deve passar. Isso não está acontecendo”, disse, num evento na Associação Paulista de Imprensa, segundo o Estadão.

E continuou: “Os efeitos colaterais imediatos a gente pode prever, mas os a longo prazo, não. Toda vacina tem que passar por esse processo. Eu quero muito, todos aqui querem uma vacina. Mas se ela é tão boa assim, mas se essa vacina é tão boa assim, vai lá, começa na China, aplicando nas pessoas”.

O infectologista Jamal Suleiman, do Hospital Emílio Ribas, disse ao Estadão que as declarações de Russomanno mostram “o absoluto desconhecimento de como funciona um ensaio clínico”.

Segundo ele, os testes são sempre iniciados em adultos não idosos antes de passarem a incluir crianças e pessoas de idade. “Idosos vão perdendo a sua capacidade de resposta imunológica, um fenômeno conhecido há pelo menos um século”, explicou.

Leia mais: Quem acredita em “vacina do Doria” ou “vacina do Bolsonaro” precisa abrir os olhos.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO