Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Ruy Goiaba: Moça, sei que já não é pura

'Talvez tenha faltado à Nestlé ser mais inclusiva e colocar uma imagem do Lula entre as 'mulheres reais' homenageadas pelos novos rótulos do Leite Moça'
Ruy Goiaba: Moça, sei que já não é pura
Foto: josepaulomv/Pixabay

Em sua coluna na Crusoé que foi ao ar nesta sexta (25), Ruy Goiaba fala da “polêmica” provocada pela Nestlé ao mudar o tradicional rótulo do Leite Moça, para marcar os 100 anos do produto, e incluir ilustrações de “mulheres reais”.

“Direitistas, por exemplo, ficaram irritadinhos com a campanha ‘lacradora’ da Nestlé (só faltou Jair Bolsonaro se manifestar dizendo que não vai passar mais isso daí no pão, talquei?). Mas veio da esquerda a melhor peça de humor involuntário: o site do PT publicou um artigo dizendo, a sério, que a mudança do rótulo do Leite Moça evidenciava uma ‘visão utilitarista da pauta feminista’, promovia a ‘invisibilidade da mulher do campo’ e escondia a ‘lógica nefasta do marketing de alimentos ultraprocessados’. Não consigo imaginar nada MENOS parecido com uma camponesa brasileira, ou uma sem-terra filiada ao MST, do que a moça do Leite Moça, mesmo na versão modernizada do desenho mais recente. Talvez tenha faltado à Nestlé ser mais inclusiva e colocar uma imagem do Lula entre as ‘mulheres reais’ homenageadas [pelos novos rótulos]: como sabemos, ninguém pode ser mais mulher trans negre não-binárie e do campo que o chefão petista.”

LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO