Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Saúde divulga nota técnica sobre 2ª dose de Janssen 9 dias após anúncio de Queiroga

Ministro da Saúde não consultou a Anvisa nem a farmacêutica ao anunciar a medida; mesmo com nota técnica publicada, não há estoque suficiente do imunizante
Saúde divulga nota técnica sobre 2ª dose de Janssen 9 dias após anúncio de Queiroga
Foto: Walterson Rosa/MS

O Ministério da Saúde publicou nota técnica que traz diretrizes para a segunda dose da vacina da Janssen nove dias depois de Marcelo Queiroga (foto) anunciar que o imunizante passaria a ser aplicado em duas doses, registra O Globo.

O documento da pasta prevê que a dose adicional da Janssen seja administrada entre dois e seis meses depois da primeira. Mulheres que tomaram uma dose do imunizante e, hoje, estão grávidas deverão receber o reforço com Pfizer.

O anúncio feito pelo ministro da Saúde em 16 de novembro atropelou a Anvisa, as farmacêuticas e a câmara técnica de imunização do próprio ministério —nenhuma delas foi consultada para a decisão de Queiroga.

Além disso, conforme publicamos mais cedo, não há estoque ainda no Brasil para aplicar a segunda dose em quem tomou a vacina da Janssen. Segundo a Saúde, já foram aplicados 4,8 milhões de doses do imunizante no Brasil. E, há duas semanas, a pasta anunciou a chegada de 1 milhão de novas doses —o primeiro carregamento desde junho.

Mais notícias
TOPO