Saúde só fez 22% dos testes de Covid-19 definidos em programa

Saúde só fez 22% dos testes de Covid-19 definidos em programa
Foto: Carolina Antunes/PR

O Brasil realizou somente 22% dos 46,5 milhões de testes para Covid-19 definidos como meta no programa Diagnosticar para Cuidar, lançado em maio.

Até hoje, foram realizados 10,4 milhões de testes no país. Destes, 5 milhões foram do tipo RT-PCR, enquanto o sorológico soma 5,4 milhões.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que enviou a estados 9,3 milhões de testes RT-PCR, mas somente 5 milhões foram utilizados até o momento.

“A pasta vem garantindo a disponibilidade de testes RT-qPCR para todo o país, permitindo que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) possa procurar o serviço de saúde e ter garantido o seu teste, quando prescrito pelo profissional de saúde.”

Como o Estadão mostrou, a Saúde tem 6,8 milhões de testes estocados em um armazém em Guarulhos que perderão a validade entre dezembro e janeiro. A pasta afirmou há pouco que a fornecedora dos testes deve enviar ainda esta semana estudos para estender a validade dos testes armazenados.

Leia mais: Os leitores de O Antagonista não agonizam com polêmicas fake.
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 24 comentários
TOPO