“Se ele tivesse área de um campo de futebol, pousaria”

Um dos maiores especialistas em acidentes aéreos com helicóptero do país, o engenheiro João Américo de Miranda disse a O Antagonista que, caso tenha ocorrido uma pane no motor da aeronave que levava Ricardo Boechat, teria sido possível pousá-la num procedimento de emergência, se houvesse uma área plana.

“Se há uma falha de motor, o piloto é treinado para fazer procedimento de autorrotação e consegue fazer o pouso numa área que tenha espaço, como um campo de futebol”, disse o engenheiro, ressalvando que só a investigação da Aeronáutica poderá identificar se houve mesmo falha no motor ou foi outra a causa do acidente.

Nesse procedimento, as pás das hélices continuam girando por inércia e em passo mínimo para possibilitar que o helicóptero desça planando. Para isso, é necessária uma área de pouso ampla.

Se houve a falha de motor no caso de Boechat, é possível que o fogo tenha ocorrido no momento do impacto com o caminhão, pelo rompimento do tanque de combustível, por exemplo.

Outra hipótese a ser considerada na investigação, segundo João Américo, é a possibilidade de uma colisão do helicóptero com um pássaro ou um drone.

Existem “forças subterrâneas” dentro do Congresso que impedem que projetos importantes vão a voto. Acompanhe aqui!

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aurelio disse:

    Esse especialista é fraco! Na próxima chama um piloto.

Ler comentários
  1. Chris disse:

    Tenho mais de 500h de voo em helicóptero como passageira, passei por algumas panes mecanica e tb virada repentina de tempo, rajadas de vento. É possível ter faltado habilidade do piloto.

  2. Clovis disse:

    Vixxxx,já começou os "especialistas de plantão" ,aguardem os da Globonews....

  3. Samuel disse:

    Sem teorias de Pyongyang, mas tem caido muito aviao e helicoptero da turma que enfrenta a corrupção, ou decide confessar algo... Deve ser só uma teoria do mal mesmo!

    1. Esperemos que seja, Samuel, esperemos que seja apenas teoria...

  4. rodrigo disse:

    Não tinha campo nenhum.quanta bobagem.

    1. Foi exatamente o que ele disse. Não tinha campo nenhum. Leia novamente antes de fazer afirmações sem sentido

  5. Fabio disse:

    Brasil, o país-castastofre dos especialistas de plantão! Especialistas pós-catstofres. engenheiros de obra pronta. profetas do passado. isso aqui e uma piada.

    1. Um leigo fez a Arca enquanto ESPECIALISTAS fizeram oo Titanic...

    2. TAMBÉM O Brasil É UM PAÍS Em que especialistas são vítimas de outros especialistas..💥😂😂😂😂😂

  6. Ralf disse:

    Enquanto o CENIPA for o único órgão a investigar as quedas de aeronaves civis nunca saberemos ao certo o motivo de tantas quedas suspeitas.

  7. Voltaire disse:

    Melhor Jair se acostumando Brasil!! Quem denunciar, discordar, investigar, em fim, todo aquele q for contra a corrupção terá o mesmo triste fim.

  8. João disse:

    Esse é tão especialista que chamou o conjunto de rotor de pás de hélice, helicóptero não tem hélice tem rotor!

  9. Luiz disse:

    Eu não sei, só sei que aumentou, e muito, a quantidade de acidentes envolvendo helicópteros ultimamente no Brasil. Me parece que há algo de podre no segmento.

    1. Adoram culpar o Campo de Marte pela localização mas o problema é a formação dos pilotos. Com a crise há mais piloto que voos, muitos estão no Uber, outros se oferecem a preço de banana, muitas

  10. OSCAR disse:

    Em respeito às vidas que foram perdidas no acidente, seria melhor deixar a investigação terminar, ao invés de procurar "especialistas".

  11. Roberto disse:

    acho que cada helicóptero, deveria ter uma corda, na queda se lança ela e prende pra não cair....

    1. Não pode nem chamar um cara desse de bicho que ofende os bichos. Os bichos tem mais consideração.

    2. Na ponta da corda vai você amarrado ou algum integrante da sua família. Retardado !

  12. Mauricio disse:

    É o que mostra a imagem, a frente do caminhão lavada em combustível e água do radiador.

  13. ALEXANDRE disse:

    um amigo piloto conversou com o piloto da aeronave 20 minutos antes da queda, está transtornado e disse que esse modelo já teve 20 acidentes nos últimos 10 anos. quem eu ouvirei pela manhã agora?

  14. A. disse:

    A 50 metros havia grama... Depende do tipo de pane para acertar um ponto seguro. Sem o rotor principal (que é o que testemunhas dizem), não há como acertar um ponto exato!

  15. Guilherme disse:

    Se fosse um dos maiores especialistas do país no assunto, não falaria esse monte de bobagens! Consultem alguém da área de verdade!

    1. João Américo de Miranda é dono da melhor empresa de manutenção de helicópteros deste pais. Qual seu curriculo para criticá-lo?

    2. Quem foi o estagiário que publicou essa pérola?! Tadinhos, eles acham que todos os leitores são idiotas!!