“Se estiver de fuzil na mão, será abatido”

O ex-juiz federal e candidato do PSC ao governo do Rio, Wilson Witzel, defebde que policiais militares sejam orientados a atirar em bandidos armados, registra O Globo.

Leiam este trecho da entrevista:

“O senhor falou, no debate da TV Bandeirantes, que o indivíduo com fuzil na mão, numa favela, tem que ser abatido.

Tem que ser não. Será abatido. O Código Penal prevê isso desde 1940. Quem quer que esteja portando um armamento de fogo, é um risco iminente, uma ofensa a quem quer que seja. Está no artigo 25 do Código Penal.

Mas é uma questão de interpretação do que está nesse artigo. E a interpretação hoje não é essa.

O Código Penal diz: risco atual e iminente. A interpretação do que é iminente é a coisa mais difícil do mundo. Se estiver de fuzil na mão, é uma agressão iminente e será abatido.

E como ficará o policial perante o Judiciário, pois ele poderá ser condenado..

Nós vamos dar defesa jurídica para os policiais.

É complicado você dar uma orientação sem ter certeza de que haverá amparo legal para que seja executada.

Melhor a gente resguardar o policial de uma eventual condenação jurídica do que ele perder a vida.

E o policial que não seguir a orientação?

Ele tem a orientação de fazer o abate de quem estiver de fuzil. Se ele não quiser fazer e for abatido, lamento pela vida dele. A orientação não foi essa. Se tem uma pessoa de fuzil, o policial tem que atirar. Porque essa pessoa vai atirar.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Maglu disse:

    Retirado hj de 1 jornal alemão:"qdo policiais em serviço matam alguém,recebem a chamada Kriseninterventionsteams (Equipe de Intervenção em Crises): ajuda psicológica, assistência social e reli

Ler comentários
  1. Aurélio disse:

    MUITO bem! Tem que ser assim, é traficante, portou fuzil ostensivamente, é perigo eminente, BALA no vagabundo!! Vamso nos livrar de jornaçlistas comunistas filhos da puta e dos bandidos. Bolsonaro 17.

  2. Renato disse:

    Ta certo é assim que que deve ser, ou vamos agora espera a rajada do Fuzil para mandar bala no miliante.

  3. Maria disse:

    Por que a mídia não abre espaço para ele como candidato ao governo do Rio de Janeiro? Por que orbitra apenas em torno de Romário, Garotinho e Eduardo Paes?

  4. Jaime disse:

    Tem que se fazer o que foi feito em Nova York, "Tolerância Zero", e acabar com o mimimi, principalmente dos Direitos Humanos, que são os que mais atrasam o país.

  5. FernandoDias disse:

    LÓGICA DA ESQUERDA: Menor portando fuzil em comunidade carente -- PODE. Cidadão sem antecedentes, com avaliação psicológica, curso de tiro e registro na PF --- NÃO PODE.

  6. LUIZ disse:

    Depois de Bolsonaro , mais um que canta uma maviosa melodia a meus ouvidos. A maioria dos candidatos e os que já estão no "pudê" precisam adotar essa idéia e levar adiante. K raio.

  7. FernandoDias disse:

    O sujeito está com uma arma de fazer guerra, no meio de uma zona urbana cheia de inocentes, precisa desenhar? A declaração só é polemica na cabeça de deturpados mentais.

  8. FRANCISCO disse:

    Impressionante o que o repórter acha da vida. Um bandido com um armamento proibido e ainda quer condenar o policial. Tem é que atirar mesmo!!!

  9. Afonso disse:

    Oh céus!!! O mimimi vai começar por ter dito algo tão óbvio! Depois que policiais e civis morrem, os mimizentos calam-se!!

    1. Logico, o mimi é entoado em côro por viciados em pó (classe artistica, midia), politicos com ligaçoes com as FARC e PCC (Psol e diretchos dos mano) e por gente que mora na linha de fogo (favela)

  10. Clóvis disse:

    Finalmente vão fazer o ÓBVIO que todos os países decentes do mundo praticam. Principalmente os de 1º mundo.

    1. Nos USA uma moça que apontou uma arma de chumbinho para policiais , na semana passada , foi abatida a tiros . Alguém com um fuzil é abatido por um franco atirador e ele nem sabe de onde veio o aço !

  11. Aurélio disse:

    MUITO bem! Tem que ser assim, é traficante, portou fuzil ostensivamente, é perigo iminente, BALA no vagabundo!! Vamso nos livrar de jornaçlistas comunistas filhos da puta e dos bandidos. Bolsonaro 17.

  12. Cleuza disse:

    Quer dizer que Bolsonaro está certo? Isso é Lei.

  13. Olhos disse:

    E mesmo?? Eu pensei que quando o bandido estivesse armado de fuzil o policial deveria pedir por favor para ele não atirar.

  14. Chrisoula disse:

    pessoa com fuzil na mão, não é pessoa, é BANDIDO!

  15. Renato disse:

    Excelente. Demorou décadas para descobrirem o óbvio.

  16. Louisc1 disse:

    O que o Juiz falou é o óbvio ululante. Porém nos tempos atuais, quando tem candidato a governador do RJ defendendo o assalto, o óbvio precisa ser enfatizado. ( Márcia Triburra dos PTralhas)

  17. Edu disse:

    Toda pessoa armada q não obedecer o comando da polícia de entregar a arma de forma pacífica, deve ser alvejada letalmente. A regra é essa nos Estados Unidos e pessoas do mundo inteiro querem morar lá.

  18. Marcos disse:

    Hum!! Estão começando a mudar o discurso. Nos tempos do pt até os abates de aviões de traficantes foram poupados. Seguros e sem limites, protegidos pelo pt e franjas, zombavam dos piloos de caças.

  19. RENATO disse:

    No Rio, em SP, no Brasil. Aperte 17 pra Governador, Deputado, Senador e Presidente, ou pelo menos apoie a bancada da bala e os politicos que nao tem rabo preso com bandido

  20. ADALMO disse:

    Ou o policial ou o bandido, que vença o policial.

  21. Guilherme disse:

    Coloquem um sniper num ponto estratégico do morro fazendo tiro ao alvo em qualquer marginal portando fuzil. Se ostenta fuzil no meio da rua bom sujeito não é.

  22. Lanterna disse:

    Gostaria que o jornal mandasse o repórter entrevistar um noiado armado com fuzil. Mas tem que entrar clandestino, sem pedir licença ao dono do morro.

  23. Luiz disse:

    Não está errado , o policial deveria andar o uma rosa no bolso e enfiar na ponta do fuzil do marginal e depois dar um tapinha nas costas dele e dizer para não fazer mais isso.

  24. Kalá disse:

    Dizem que é o melhor candidato ao 'gov' do Rio.

    1. Deve ser o unico nao é o unico, o resto é petralha e psolista defensores dos direitos dos manos, ex-jogador baladeiro e ex-governador marginal com habeas corpus...

  25. Gabriel disse:

    Correto. Votarei nele e em Bolsonaro. Nossos policiais morrem e quando matam não tem amparo legal.

  26. Backbone disse:

    Perfeito. Está de fuzil, pistola, revolver, tem que atirar primeiro e perguntar depois. O cidadão de bem na favela ou em qualquer lugar que for com certeza não estará segurando um fuzil, só bandido.

  27. Renato disse:

    Entrevistado: "2 + 2 = 4". Repórter: "Mas não é essa a interpretação atual". Entrevistado: "Com ou sem interpretação, 2 + 2 = 4". Repórter: "Nossa, que fascista...".

  28. Giovanina disse:

    Sou mineira e voto no Anastasia. Se fosse carioca não teria NENHUMA dúvida, meu voto seria desse candidato. Com ele Governador do Rio e o Bolsonaro no Planalto começamos a ver luz no fim do túnel.

    1. Parabéns.lamento que a maioria dos mineiros não pense como você. O Brasil precisa muito de cidadãos como você e de candidatos como o ex juiz e como Bolsonaro.

  29. Hã??? disse:

    Como assim? A regra já não existia? Quer dizer que o procedimento era ver o bandido armado e, tipo, perguntar se ele estava passando bem, se precisava de alguma coisa, ou mesmo esperar ser atacado?

    1. O procedimento é reagir apenas quando for alvejado, senão é processo administrativo. Em qual país vivido meu caro?

  30. Marcello disse:

    Sempre disse que criminoso portando arma de guerra tem que ser abatido, de preferência por atirador de elite operando a uma distância segura e filmando. Ajudaria a inibir o uso dessas armas.

  31. Carlos disse:

    Jornalista de O Globo é fraquinho. Se perguntou algo tão óbvio, deveria passar estágio em delegacias e presídios.

  32. ana disse:

    Já decidi o meu voto há algum tempo. Vou votar no Juiz Wilson Witzel, que atuava na área penal, para Governador do Rio de Janeiro. Há um vídeo excelente no youtube, em que ele concede uma entrevista.

  33. Aderval disse:

    Quando bandido mata um da imprensa cai o mundo, mas a mesma imprensa enche o saco com o tal DH da Maria do Rosário.Quem sabe melhora um tantinho quando morrerem trocentos imprensseiros, né mesmo lula?

  34. 17 disse:

    Esta correto! São armas de guerra na mão do inimigo. Se não houver inocentes por perto ele deve ser abatido, inclusive por snipers, helicóptero e drones.

  35. Claudio disse:

    Bolsonaro precisa ganhar no primeiro turno, assim ganhará mais força no congresso. Vejam a rede social 100 % brasileira e de direita, o nome é www.DireitaSemCensura.com.br

  36. Ivanor disse:

    Isso é Corretamente correto e politico: Direito é para todos. Já a pessoa com um celular na mão é abatida pelo assaltante, um sujeito com um fuzil na mão deve receber o mesmo tratamento pela Policia

  37. Mila disse:

    ótimo, só assim pra polícia ser temida e não ser ponto de alvo pra promover bandidos

  38. Nathan disse:

    E pensar que este pobre homem foi doutrinado como socialista na faculdade de Direito por anos, e ainda pensa DESTA FORMA TÃO JUSTA E HUMANA!

  39. Roberto disse:

    Orra meu, até que enfim... Bandido bom é bandido morto... Senta o aço.

  40. Maria disse:

    Maria I -O pior é a mídia vagabunda reagir como se ele tivesse falado algum absurdo.

  41. CA disse:

    Boa. Aprendeu bem com a TEORIA BOLSONARO. Só a propaganda de Alckmin e toda a imprensa não enxerga isso.

  42. Fernando disse:

    Certíssimo, destino de ladrão é caixão.

  43. Rodrigo disse:

    Wilson Witzel está certíssimo. Fuzil foi feito para matar e o bandido irá matar alguém um dia. Porque não matar o capiroto com fuzil e poupar dezenas de vidas?

  44. Pedro disse:

    Mas isso deveria ter sido implantado há décadas no RJ! Poderiam abrir curso internacional para snyper, cobrar para atiradores dos EUA e aliados pagarem para matar bandidos aqui, uns 10 mil USD por un.

  45. Daisy disse:

    Porque o repórter agora não tenta entrevistar algum marginal, para saber se ele tem preocupação com os direitos humanos?

  46. Paulo disse:

    Até que enfim! Bandido terá de ir pra fila dos desempregados ou para o cemitério. Chega de cadeia, spa de vagabundos. Tem que jogar uma montanha de chumbo em cima desses animais. Bolsonaro 17!

  47. Regina disse:

    Meu candidato a GOVERNADOR!!!Se cumprir só essa promessa já estará ótimo!!

  48. Nelson disse:

    Algumas recomendações dos Direitos Humanos,são puras demagogias como defesa aos assassinos e estupradores.Isto é um afronto aos cidadãos de bem.Tem que ser revisto.Não pode a bandidagem prevalecer.

    1. Direitos Humanos para os Humanos direitos bandido é um animal pernicioso e precisa ser eliminado do convívio da sociedade.

  49. Laércio disse:

    O eleitor do Rio de Janeiro já não pode reclamar que não tem em quem votar.

  50. Careca disse:

    É guerra. O indivíduo que está com armamento de guerra deve ser abatido como em uma guerra. Simples assim...

  51. LUIZ disse:

    Lamento não ser eleitor extensível desse candidato. Eu disse EXTENSÍVEL porque bem poucos no país e até no mundo querem saber de Rio de Janeiro. Pais está ruim mas Rio e Nordeste são Siria e Somália

  52. Roberto disse:

    É o conceito esquerdopata de coitadinho do bandido, ou nos caímos na realidade, ou os bandidos assumem de vez o controle da nação, apesar de termos um atualmente na presidência.

  53. Marcio disse:

    O narcotráfico é a fonte de financiamento dos comunistas. Vejam os nomes: Comando Vermelho Comunista e PCC (Primeiro Comando da Capital hoje, mas era Partido Comunista Cubano).

  54. João disse:

    Então porque a Polícia Militar já não está mandando bala pra cima da bandidagem ??? BOLSONARO também defende este princípio !!! Cariocas VOTEM NESTE HOMEM !!!

  55. cesar disse:

    Acredito com 3 soldados do tráfico abatido neste sistema ia acabar com a folga de bandidos desfilando com fuzil...