“Se não aprovarem a reforma, quem ganhará é o PT”

Para Merval Pereira, do Globo, o governo de Michel Temer finalmente “encontrou uma linguagem efetiva para reunificar sua base partidária, colocando na mente de seus apoiadores a dúvida cruel: se não aprovarem a reforma, quem ganhará é o PT, que a combate, e não necessariamente os governistas.

E a consequência será a piora da economia, fazendo com que a oposição chegue à eleição reforçada.

O governo terá que apertar o cinto mais fortemente para compensar a repercussão negativa da derrota. Se a reforma da Previdência for aprovada, e a economia pegar ritmo de crescimento, os beneficiados serão os governistas. Não votar, portanto, não é uma opção para quem está no barco do governo, incluindo nesses até mesmo os que votaram a favor da continuação das investigações contra Temer.

Tratados em consequência como inimigos a serem destruídos, estão sendo aceitos de volta ao ninho governista, mesmo que com ressalvas. Voltaram a receber benesses, mesmo que em medida menor que os fiéis.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Maria Christina disse:

    Muito me admira vocês apoiarem esse Governo corrupto, predecessor dos outros dois. Apoiarem essa reforma fajuta .... tenham a coragem e falem realmente o que acontece ...

Ler comentários
  1. É mesmo? disse:

    E pq o PMDB e PSDB apostam em Lula na eleição? PT não quer governo com cofres vazios. Deixemos as reformas após novo governo, cujos eleitos serão cobrados por auditorias em TODAS as contas. Já aprendemos a lição. Temer tá pensando em raspar a Previdência e cair fora? Ou já raspou o tacho? Ah, e já nem importa quem vai ou não votar essa porcaria. Cobrarei de cada um, pelo tempo que me for possível, tudo que colocaram no meu lombo para eu e família carregarem.

  2. Pueblo Sin Dedo disse:

    Dizem que não existe verdade absoluta mas se o PT é contra então é bom. Se a Gleisi e o Lindebergh esperneiam então é ótimo! rs

  3. Coriolano disse:

    Quem ressuscitou o PT foram os xucros e antas que aceitaram o espantalho criado pela corporação Janot/Joesley/Fachin para o PT bater. O povão adorou. Temer virou o inimigo n°1 e esqueceram o Lula.

  4. Revista Época - Edição 1016 - 09/12/2017 disse:

    Se a Previdência continuar a ocupar mais espaço no orçamento público, sacrificará outras áreas (a Previdência brasileira é muito mais custosa, em relação ao orçamento público e ao PIB, que a de países com perfil demográfico semelhante). . Os principais cortes deverão atingir investimentos, como em infraestrutura, e áreas com mais verba, como saúde e educação. Quem depende mais de serviços públicos sofrerá mais. "Voltará ao debate o fantasma do shutdown (paralisação) da máquina pública", diz Nelson Marconi, professor da FGV. . O país pode sofrer o que já enfrentam estados superendividados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul: colapso da segurança pública, não pagamento de terceirizados em instituições de ensino superior e parcelamento de salários de funcionários públicos.

  5. Lula Já Se Aposentou disse:

    Isso é o óbvio hilariante! Por que os seriam contra se não fosse para quebrar o governo? São especialistas ! Cacildis !!

  6. Carlos disse:

    Pelo visto foram todos cooptados por Temer para ferrar o pobre trabalhador. Mas estão todos errados. Só os servidores privilegiados daqui sabem o que é melhor para o povo sofrido. O fato de que esses servidores serão os maiores beneficiados com a manutenção do sistema atual é só um detalhe.

  7. Carlota disse:

    Tudo bem, mas tem que começar cortando logo o maldito auxílio moradia de seu Janot, de seu ROBAlinho e do resto da quadrilha chamada PGR.

  8. Yago disse:

    O governo não tem aminima chance de ganhar em 2018. Bolsonaro so perde pra lula se hoiver uma catastrofe

  9. Revista IstoÉ - Editorial - 08/12/2017 disse:

    Tome-se o comportamento nada dignificante do ex-presidente Lula, para quem a Previdência não passa de “porcaria”, como disse. Tal padrão de irresponsabilidade está vingando nas rodas de políticos. . Prevaricam com o futuro do País. Os recursos destinados a áreas vitais como educação e saúde estão por um fio por conta da necessidade de se manter as aposentadorias em dia. Logo nem esse esforço será suficiente. Não passa pela cabeça de mais ninguém com um pingo de juízo a ideia de que a reforma da Previdência possa ser adiada. . Politicagem criminosa não cabe mais no assunto Previdência. Não está mais em jogo ser contra ou a favor do governo. O tema vai além de uma agenda ideológica. A operação segue para a inviabilidade caso as mudanças não ocorram. A conta definitivamente não fecha.

  10. Roberto Vieira Cavalcanti disse:

    Conversa fiada, só para enganar trouxa, a aprovação da reforma da previdência, assim que surgirem as consequências, como já apareceram na trabalhista, com a demissão de professores com mais de 20 anos na instituição, para contrar outros precariamente como se fossem mão de obra para suprir pico de demandas e lanchonetes e no comércio, só servirá à esquerda, principalmente ao PT e é isso que eles querem é prá quem está no governo não faz nenhuma diferença, não importando quem ganhe, depois de fazerem o trabalho sujo, os membros desse governo estarão do outro lado com tem feito desde sempre.

  11. Viva a Lava Jato disse:

    Esta linguagem que o governo encontrou é um tiro que sairá pela culatra porque isto é tudo que o PT quer: posar de único defensor do povo e dos aposentados (amenos que seja exatamente isto que interessa ao PMDB, eterno skiado).

  12. Michel Temer só vai conseguir estancar a sangria da lava-jato disse:

    O Michel Temer só vai conseguir uma coisa: ESTANCAR A SANGRIA DA LAVA-JATO. E mais nada. Estancar a sangria da Lava-Jato foi fácil. Mas reformar a Previdência ele não vai conseguir.

  13. J.R. Guzzo - Coluna Fatos - Portal Veja disse:

    É o tipo da coisa desagradável escrever num artigo aberto ao público que os fatos estão ao lado do presidente Michel Temer. Mas o que se vai fazer? São os fatos - essa praga de fatos, que tantas vezes têm a mania de mostrar justo o contrário daquilo que as pessoas acham tão mais cômodo pensar. . Afinal das contas, Temer é Temer. Seu nome só pode ser citado se vier imediatamente depois da palavra “Fora”. A Rede Globo achou que iria derrubar o homem com telejornais e com jornalistas de cara indignada. Os institutos de pesquisa garantem que ele tem popularidade zero, com viés de baixa. . Entram, então, os fatos - e aí é uma tristeza. Se Temer é tão ruim assim, por que o seu governo está sendo tão bom? Sim, é muito chato dizer isso, mas como fazer de conta que a realidade não existe?

    1. O governo dele está sendo tão bom, bom como? Bom para o mercado e para os grandes empresários, nenhuma medida surtiu algum efeito, as exportações aumentaram não pela venda de produtos e sim de matérias primas para atender o crescimento de outros países, inflação baixa devido ao desemprego, ao baixo investimento e aos preços agrícolas devido às condições climáticas.

    2. Juros Dilma 14% Juros Temer 7% . Inflação Dilma 10% Inflação Temer 3% . PIB Dilma -8% PIB Temer +1%

  14. DEMAGOGIA disse:

    Justamente o contrário, deixa essa reforma para o próximo presidente eleito, tirando assim essa bandeira da mão do PT. Que lógica é essa? Um reforma super impopular, que vai levar no mínimo 10 anos para mostrar algum efeito na economia, vai ajudar na eleição 2018? kkkkkkkkkkk só se os eleitores fossem todos economistas. Vão entregar pro Lula.

    1. Paulo Tafner é muito imparcial. Que o diga a Bradesco Seguros.

    2. Os impactos da não aprovação da reforma serão bastante severos. Seria um sinal de que o nosso Congresso é contra o ajuste. Isso terá peso imediato no câmbio e o risco Brasil aumenta. O Banco Central vai ter de subir a taxa de juros para conter a inflação. . Já em um cenário de aprovação, o desemprego pode chegar a 8,8% no ano que vem. . O Congresso deveria apoiar em peso o texto que muda as regras da aposentadoria. É melhor dispu.tar a reeleição em um País que cresce 3,5%, do que em um País que cresce 1% depois de uma recessão profunda.

  15. Direto disse:

    E exatamente isto! Se a reforma nao passar a economia patina e o PT fica forte para emplacar outra mafioso no poder!! So um idiota nao ve isso!!!!

    1. Sigo o pensamento do comentarista Jairo. Outra reforma estrutural e fundamental para o país é a tributária.

    2. Vai fazer muita diferença até outubro. Se a reforma passar, o dólar despenca, o que faz a inflação despencar, o que faz os juros despencarem. O clima será outro para a eleição.

    3. Ao contrário, idiota é quem acha isso. Se passar, fica muito mais fácil para o PT demonizar os adversários. Vc acha que vai fazer qual diferença na economia até outubro uma reforma que na melhor das hipósteses seria votada no senado e entraria em vigor lá por abril ou maio?

  16. Reinaldo Aiquemedo disse:

    Chamou os parlamentares de burros. Óbvio que se passar essa malandragem de Reforma do Temer aquem apoiar vai ser escrachado nas urnas. Muito mais óbvio é que a mídia paga não iria falar a verdade, que a aprovação sim beneficia a oposição, porque aí nem 50 votos o governo faria. Empossar imortal que fala cuestão dá nisso. Só fiasco.

  17. mm disse:

    QUEREM REFORMAR? PRECISAMOS DE OUTRAS REFORMAS MAIS URGENTES: UMA QUE ACABE COM TODOS OS PRIVILÉGIOS EM TODAS AS ÁREAS DO GOVERNO E ACABE COM AS DESIGUALDADES CHEGA DE PENSÕES E APOSENTADORIAS PRIVILEGIADAS. CHEGA DE SUPERSALÁRIOS CHEGA DE BENESSES CHEGA DE ESTABILIDADE DE EMPREGO CHEGA DE MORDOMIAS CHEGA DE IMPOSTOS INJUSTOS CHEGA DE FORO PRIVILEGIADO CHEGA DE 30 MINISTÉRIOS CHEGA DE 30 PARTIDOS CHEGA DE JUROS ESTRATOSFÉRICOS CHEGA DE CORRUPÇÃO CHEGA DE INCOMPETÊNCIA CHEGA DE LULA, FHC, TEMER, SARNEY...

  18. Jorge Alberto disse:

    O PSDB e DEM ainda não perceberam que o apoio à reforma da Previdência é fundamental para os sus futuros. Se não apoiarem a reforma, PSDB e DEM se transfomarão em insignificantes partidos do fisiológico Centrão.

    1. Ao fugir ao seu próprio programa e à responsabilidade pela transição, o PSDB não apenas envelheceu”, como diz Armínio Fraga. Está caindo na vala comum. E, se é para cair na vala comum, que vençam os Lula, os Cabral, os Bolsonaro, os Tiririca. Depois, é só botar a culpa de tudo na Lava Jato. E, em vez de seguir em frente, andar para trás.

  19. O Estado de S.Paulo - Editorial - 10/12/2017 disse:

    É notório que alguns grupos produzem abundante desinformação sobre a reforma da Previdência. Desinibidos, eles difundem acintosas mentiras, como a de que o sistema previdenciário não é deficitário ou de que a proposta do governo federal contempla uma idade mínima tão elevada que impediria os trabalhadores de se aposentarem. Sem qualquer compromisso com a realidade, o objetivo dessa turma, pequena, mas que faz intenso barulho, é simplesmente disseminar o terror. . O espaço público fica dominado por algumas poucas vozes, justamente as daqueles grupos que, sem compromisso com a realidade e o bem do País, estão interessados em manter sua privilegiada situação.

  20. J S disse:

    Kkkkk. Muito bom. O que uma falta de dinheiro não faz. Não é do economista Marcos Lisboa a frase: governos não fazem reformas, crises é que fazem reformas.

  21. Aqui nao tem Gado disse:

    chora mais todo mundo sabe que essa deforma nao passa se pelo combustivel os caminhoes pararam imaginem sem se aposentar na boa antagolixo _(_ aqui pra voces

  22. João disse:

    Muito pelo contrário. A aprovação é que favorece o PT. Todo mundo que será prejudicado, que terá que trabalhar mais tempo ficará contra quem votar. Ressurgirá o discurso que só o PT que se preocupa com os trabalhadores e com o funcionalismo público. ...

  23. José Carlos disse:

    A leitura está correta. É isso mesmo, ou a aprovação da reforma ou jogar a eleição nas mãos dos irresponsáveis que quebraram o país. Não existe outra saída. O resto é conversa fiada.

  24. O QUE VAI TRAZER O LULA DE VOLTA É O SEGÓVIA disse:

    É O FERNANDO SEGÓVIA QUE VAI TRAZER O LULA DE VOLTA: ================================================== Segovia manda concluir inquérito sobre grampo na cela de Youssef Brasil 10.12.17 08:23 -------------------------------------------------------------------------- FONTE: https://www.oantagonista.com/brasil/segovia-manda-concluir-inquerito-sobre-grampo-na-cela-de-youssef/ Quem indicou o Fernando Segóvia? Michel Temer. Michel Temer é craque em distorcer os fatos. Usa o Mesmo discurso de seu lacaio na Imprensa, o Reinaldo Azevedo. Esses bandidos do PMDB e do PSDB sempre usam a figura do Lula para nos ameaçar Mas o engraçado disso tudo é que são eles, PMDB e PSDB que, atacando a Lava-Jato, acabam ajudando de VERDADE O LULA.

  25. Leandro disse:

    Texto preciso. Só quem precisa manter o emprego sabe da dificuldade de tudo piorar rapidamente. Sempre fui contra o quanto pior melhor. Até com o PT. O povo precisa sobreviver. Convenhamos, Temer está lá ora isso mesmo. O PSDB o colocou lá.

  26. Adalberto Pires da Anunciação disse:

    Minha nossa, Antagonistas! Quer dizer que Merval Pereira agora aceita que a reforma da Previdência é necessária?É realmente uma conversão damascena do rapaz, hein? Mesmo que ele não tenha mencionado em local nenhum do artigo que foi justamente devido àquela mutreta que ele e vocês apoiaram tão alegremente que a reforma ficou parada por mais de seis meses. Só quero ver o que dirá a respeito Lauro "Cadê a fala que eu disse que estava no grampo?" Jardim, o "jornalista" que acendeu o estopim daquela armação e que até agora não teve a decência de dizer que "acrescentou" algumas falas ao que Joesley Safadão tinha gravado...

    1. Até eles! Depois de tudo o que fizeram na delação JBS... . Revista Época - 09/12/2017 "Como sua vida vai piorar se a Previdência ficar sem reforma"

  27. Óbvio disse:

    . Pelo contrário, quem ganha com essa reforma é o quadrilhão do PMDB !!! . Principalmente o árabe que se aposentou aos 55 anos e recebe 30 mil por mês de aposentadoria !!! . Esse genocídio contra os idosos brasileiros não pode e não vai ser aprovado ! . PMDB fechou questão a favor da sentença de morte aos velhinhos, e se precipitou pois sequer será votada esse ano ! . Vai pagar muito caro por isso em 2018, podem esperar !!! . Sem foro privilegiado vão tudo pra cadeia !!! .

  28. murilo disse:

    Quanta bobagem. O que os caras não escrevem em troca de um dinheirinho, de um agradinho ...

  29. stanley the ripper disse:

    eu gringo e amigos esperar comprar bovespa 20k pontos

  30. Revista Veja - Edição 2560 - 13/12/2017 disse:

    Pobres dinamarqueses. Vivem em uma das nações mais prósperas do mundo, mas precisam trabalhar por anos a fio. Em Copenhague, um jovem que tenha acabado de conquistar seu primeiro emprego deverá se aposentar apenas aos 74 anos de idade. Italianos e holandeses recém-formados também terão de trabalhar até depois dos 70 anos. São sinais dos tempos, consequência do dramático envelhecimento populacional. . Em outubro passado, foi aprovado no Senado brasileiro, por unanimidade, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência, cuja principal conclusão foi que não existe déficit previdenciário! Aos pobres dinamarqueses, condenados a trabalhar além dos 70 anos, não ocorreu a ideia de criar uma CPI para provar por A + B que tal infortúnio seja desnecessário.

  31. bORGES disse:

    Se você é procurador ou juiz, ganha em torno de trinta mil mensais e está para se aposentar, então tem razão de ser contra a reforma; pode incluir aí muitos funcionários públicos; mas se você não se encaixa nessas situações, não tem motivo para ser contra .

    1. Explica para o trabalhador privado que ele vai trabalhar mais anos para se aposentar e que a média vai cair de 1600 para 1200. Vai lá e explica.

    2. Parabéns Borges. Essa é a verdade. Os que gozam dos privilégios que conhecemos, são contra a reforma.

  32. Michel Temer já trouxe A DILMA de volta!!!! disse:

    Michel Temer é um desavergonhado. Ninguém mais do que ele, Michel Temer, ajuda o Lula. Não tem nada a ver com essa Reforma da Previdência, que aliás, só vai servir para dar mais votos para o Lula. Mas o pior de tudo é o que Temer faz com a Lava-Jato Colocou o delegado do sarney, o Segóvia, para comandar a PF e melar a Lava-Jato Michel Temer trabalha para estancar a sangria da Lava-Jato. Michel Temer ajudou o PT e o Lula, mantendo fechadas as caixas pretas dos fundos de pensão, do bndes, da Petrobrás, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil. ATÉ A DILMA MICHEL TEMER SALVOU NO JULGAMENTO DO TSE, GILMAR MENDES, PARA AJUDAR O TEMER, JOGOU NO LIXO TODAS AS PROVAS QUE INCRIMINAVAM A DILMA. RESULTADO: DILMA ABSOLVIDA, MANTEVE SEUS DIREITOS POLÍTICOS.

    1. Exatamente. Temer é o maior cabo eleitoral que Lula poderia ganhar. Faz um governo tão absurdamente ruim e corrupto que está fazendo o povo achar que com Lula era menos pior.

  33. Sandra disse:

    Nossa! Deem um Oscar para quem formulou esta direção política, até que enfim algum gesto de brilho, de política com rumo no governo Temer. Valeu Merval por informar.

  34. Cris disse:

    Puxa vida ... que gênio !!! Quer dizer que se ele difamar e caluniar a massa enorme de servidores públicos... que possuem família ,amigos e parentes que sabem que a coisa não é bem assim... e aprovar medidas totalmente impopulares que acabarão prejudicando todos os trabalhadores ele conseguirá a vitória nas urnas é? Talvez... se as urnas estiverem no planeta Marte ou em salas de presidência de bancos. ...

  35. Deja vu disse:

    . Muito pelo contrário. O árabe Temeroso quer o aval dos bancos, os únicos beneficiados com essa deforma da previdência !!! . Logo esse libanês que se aposentou aos 55 anos com 30 mil reais por mês !!! . Esse genocídio contra os idosos brasileiros não pode e não vai ser aprovado ! . PMDB fechou questão a favor da sentença de morte aos velhinhos, e se precipitou pois sequer será votada esse ano ! . Vai pagar muito caro por isso em 2018, podem esperar !!! . Sem foro privilegiado vão tudo pra cadeia !!! .

  36. Eduarda disse:

    kkk! Que papinho! É bem o contrário - se passar a reforma, o PT com seu discursinho anti reforma ganha o voto dos incautos. Mas Temer quer fazer a reforma para deixar mais dinheiro em caixa para o lula distribuir para o quadrilhão depois! A QUADRILHA QUER LULA!

  37. Mikael disse:

    Verdade não o é, mas nesta terra a verdade já deixou de existir a muito tempo.

  38. Bem diferente é a Direita-Esclarecida da Burra. rsrs disse:

    A Direita-Esclarecida é DIFERENTE da Direita-Burra. Quem odeia a MÍDIA é o PT e a DIREITA-BURRA. A Direita-Esclarecida, não.

  39. BIOFEMINISTTTTA disse:

    Agora, por que o merrrrrrrrrrcado não abandona essa pocilga de país? Porque a mão de obra é DAS MAIS BARATAS DO MUNDO. Não, não são os trabalhadores, nem aposentados os CULPADOS POR ESSA MERRRRRRRRRRRRRDA TODA!

  40. BIOFEMINISTTTTA CHEIA DE TTTTT É NICK DESSE IDIOTA BIOBICHINHA PETRALHA. O LUCAS SILVA!! disse:

    NÃO DIRIA QUE ISSO SERIA UM ALERTA AOS ANTAS, ATÉ PORQUE ELES ADOTARAM OS PETRALHAS CITADOS COMO LINHA DE TRABALHO AQUI DO BLOG. OS TRÊS PSEUDO JORNALISTAS CONCORDAM COM ISTO, É PATENTE. ISSO AQUI ACABOU VIRANDO UMA ÁREA ONDE ESSE SUJEITO DOMINA COMPLETAMENTE, COM MAIS DE 90% DE TODOS OS COMENTÁRIOS. UMA ÁREA DE COMENTÁRIOS, ABSOLUTAMENTE FALSOS. DE MAIO PRA CÁ A COISA SÓ VEIO CAINDO E VAI PARA O FUNDO DO POÇO SEM A MENOR DÚVIDA. QUEM, EM SÃ CONSCIÊNCIA, VAI FREQUENTAR UM BLOG QUE SE UTILIZA DESSE EXPEDIENTE? UM BLOG DE FOFOCAS, INTRIGAS BARATAS, POSTS ESPECULATIVOS E MENTIROSOS... SAUDADE DO VELHO O ANTAGONISTA QUE NÃO VOLTARÁ NUNCA MAIS. AGORA AQUI É O REINO DO PETRALHETE LUCAS SILVA E SEUS ESTAGIÁRIOS AMESTRADOS. MORRA A BIOFEMINISTTTA, ESSA MHERDA QUE ESSE BURRO INVENTOU!

  41. João marinho disse:

    Aconselho aos pangarés petistas a entrarem no site www.eleicoesnobrasil.com.br e verão a surra que o molusco leva do Bolsonaro em todas as regiões e estados.

  42. Carlos Eduardo/SP disse:

    Reformas e privatizações nunca foram o forte do PT. O forte da PT é a falta de ética e imoralidade. Se aprovarem as reformas e privatizações é claro que vai beneficiar o PT. O PT no governo nunca reverteu as privatizações e outras medidas impopulares dos governos anteriores. Só se beneficiou.

  43. Bolivariano Já! disse:

    Meninas, não chorem, mas se quiserem chorar, o choro é livre, viu? . As donzelas estão desesperadas pq o nosso camarada Lulalá vem ai com tudo. . Revolução Bolivariana Já! Regulação da Mídia Já! . Abaixo os fascistinhas desesperados!! . Agora é Lulalá 2018!!

    1. Igualzinho a 1 bolsonarita típico. º Odeia a GloboNews º Tem medo de jornal. º Detesta a Mídia. | Semelhantes!

  44. No rabo do Lucas Silva Já! disse:

    Meninas, não chorem, mas se quiserem chorar, o choro é livre, viu? . As donzelas estão desesperadas pq o nosso cachaceiro ladrão Lulalá na PHUTA QUE O KAGOU vem ai com tudo. . Revolução Peniana Já! Regulação do tamanho das rolas Já! . Abaixo os petralhinhas desesperados!! . Agora é Lulalá NA CASA DO CARAIO 2018!!

  45. No rabo do Lucas Silva Já disse:

    Meninas, não chorem, mas se quiserem chorar, o choro é livre, viu? . As donzelas estão desesperadas pq o nosso cachaceiro ladrão Lulalá na PHUTA QUE O KAGOU vem ai com tudo. . Revolução Peniana Já! Regulação do tamanho das rolas Já! . Abaixo os petralhinhas desesperados!! . Agora é Lulalá NA CASA DO CARAIO 2018!! . SE PHODENDO MUITO!!

  46. BIOFEMINISTTTTTA disse:

    Como, em uma canetada só, o PT pode acabar com esse PALHAÇADA DESSE GOVERNO CORRUPTO IGUALMENTE? RE-VINCULANDO AS RECEITAS DA UNIÃO.

  47. Ô disse:

    BOLSONARITAS morrem de medo da mídia. º Quem ODEIA o quê? º O PT odeia os Meios de Comunicação Social. ° Os Bolsonaritas são semelhantes aos petistas. ° Os Bolsonaritas odeiam os Meios de Comunicação Social.

  48. Hell March disse:

    Bom Argumento mesmo, NÃO votar a favor da reforma é um tiro no Próprio pé e o LULLARÁPIO e sua gangue agradecem a auto destruição dos políticos burraldos ...

    1. Mais um, no mínimo, inocente, esse é o discurso de quem é a favor de tirar todos os direitos da população, inclusive osantagonistas quem é contra a reforma é a favor do PT, quem era a favor da licença para processar o pai do filho da Marcela, era a favor do PT, quem é a favor da investigação dos outros membros da quadrilha do Planalto é a favor do PT, e por aí vai, com osantagonistas fazendo parte, e do mesmo modo, quem é contra os protestos de rua contra a reforma, é a favor dela.

  49. Pernambucano disse:

    Conte outra seu Merval. Com essa reforma a turma do Planalto é o maior cabo eleitoral do Lula.

  50. Marcia disse:

    Mais uma mentira? Estão desesperados para aprovarem essa "deforma" previdenciária e tentarem promover o vampiro, que finge ter força. Até ontem a mentira da vez era de que sem reforma não teria como pagar bolsa-família, aquele programa de merd@ que não resolve a pobreza e nem prepara ninguém para o retorno ao trabalho. Programa que só e lembrado em época de eleição ou para ameaçar o povo e que, de maior até o momento, só os desvios e fraudes que acontecem nele Se essa reforma não for aprovada AGORA, quem vai ganhar é o povo. Teremos tempo para uma discussão séria e não essa avalanche feita nas coxas e defendida com mentiras! Reforma previdenciária só em 2019, com BOLSONARO!!!

  51. Marcos disse:

    Agora tenho certeza de que essa turma da lava jato está torcendo pela vitória do Lula, pra jogar um balde de água fria nas investigações.

  52. BIOFEMINISTTTTA disse:

    Se re-vincular as receitas da união, o Merrrrrrrrrrrrrrcado que vá TOMARNOCU. Já sabemos que o merrrrrrrrcado não funciona aqui diferente de qualquer outro país. A única joça que funciona aqui diferente da maioria dos países sérios é a Classe Política e a Suprema Corte. Simplesmente, parem de ROUBAR E DEIXEM A LAVA JATO AGIR... Mas, mamar na onça neguinho não quer, né?

  53. PT e Lula odeiam a Mídia disse:

    Quem é ele? Lembremos Lula: _______________ Bom…, Beleza. Mas lembremos o PT, que é sempre bom. Sobretudo o Lula: Lula é vagabundo; canalha; malandro; covarde; pilantra.

  54. CAI NA REAL disse:

    O que as "oposições" a Lula(será verdade?) teem que fazer, é centrar esforços junto a mídia/judiciário, pela impugnação da candidatura do Lula, caso contrário podem fazer ou não, quantas reformas quiserem. Lula vai se eleger. Os adversários são fracos de votos.

    1. ISSO OS PROPINOCRATAS DE CENTRO DIREITA JA ESTAO FAZENDO DESDE AS ELEIÇÕES DE 2014 COM A AJUDA DA MASSA ACEFALA QUE SE FANTASIAVA DE PATO E SE DIZIA CONTRA A CORRUPÇÃO. AGORA O GOVERNO PMDB/PSDB ROUBA DA MESMA MANEIRA QUE O PT FAZIA POREM NINGUEM RECLAMA. APOIAM. TOMARA MESMO QUE APOSENTEM COM 100 ANOS TRABALHANDO COMO ESCRAVOS. BEM FEITO MASSA ACEFALA.

  55. DEMAGOGIA QUER VARA disse:

    Um reforma super deliciosa, que vai levar no mínimo 10 anos (que pena) para mostrar algum efeito no aumento das pirocas, vai ajudar na eleição 2018? kkkkkkkkkkk só se os eleitores fossem todos veadinhos. Vão entregar pro melhor, o Cachaceiro Ladrão.

  56. Tríade da Orcrim: Lula, Tremito e FTHC disse:

    Se aprovarem a reforma, está mais do que claro que vai beneficiar o Lula ou Haddad, caso um deles vença a eleição em 2018. Temer, se os petistas são contra a reforma, o que eles estão fazendo no BB (Caffarelli), Petrobras (Regina De Luca/Ivan Monteiro), outras estatais e nos fundos de pensão (Gueitiro/Previ)? Qual o acordo que vc e o Lula fizeram? Lula foi contra o Plano Real, mas se beneficiou da estabilização em 2003. Aqui tb houve um acordo entre Lula e FHC, pois FHC apoiou ostensivamente o Lula no seu 1º mandato.

  57. Paulão disse:

    Acho que todas as pessoas de bom senso aprovariam essa reforma se as contas da Previdência fossem abertas e que houvesse uma demonstração plena, completa dessas contas. Não foi isto que aconteceu até hoje. Um lado fala que tem que fazer essas reformas, a oposição diz que não. Quem está com a verdade neste enrosco aí? Acho que isto tem que ser discutido às claras, simples assim. Quem quebrou o Previdência? Os últimos governos do PT? Ou foram os governos anteriores ao PT?

  58. é notório disse:

    Quem ganhar a eleição 2018 SABE (não é achismo, é certeza) que terá que reformar a previdência. Não tem escapatória. Vai fazer mesmo se tiver que mentir na campanha dizendo que não vai reformar. Ou o Brasil quebra de imediato sem chance de retorno.

  59. É muita desfaçatez do Michel Temer affx1000 disse:

    E desde quando o Michel Temer é inimigo do Lula? Temer foi vice do PT em duas eleições. Gente do PMDB já apoia Lula para 2018. Exemplos: Renan Calheiros e Eunício Oliveira. Que patacoada é essa do Temer não querer ver Lula Presidente em 2018. Até o Lacaio do Temer na Imprensa, o Reinaldo Azevedo, está ajudando o Lula: ataca o Deltan Dallagnol, ataca o Juiz Sérgio Moro, diz que a sentença do Juiz Moro contra o Lula não tem provas, etc. É muita falsidade desse Michel Temer. E para finalizar, Michel Temer escolhe Fernando Segóvia para dirigir a Polícia Federal. E hoje a gente descobre que o Segóvia quer ressuscitar aquela tentativa de melar a Lava-Jato, a estória dos grampos na cela do Youssef. Presentaço de Natal para o Lula.

  60. PT/PSDB, duas faces do mesmo bolívar. disse:

    O melhor argumento é sempre o verdadeiro. E esse é um bom argumento: se a reforma não for aprovada, podem creditar essa vitória ao PT.

  61. Alexandre Ferreira disse:

    Enquanto 9s partidos não elegerem o Lula não vai ter geito. Todas propostas será feita para um salvador da pátria. Deus nós salve porque este salvador nada mais é fique o grande líder que tem o pode de salvar todos LULA. Deus nós livre...

  62. BIOFEMINISTTTTA disse:

    Não acredito que tem leitor comendo essa GRAMA. Eu quero é a redução do privilégios da Classe Política e Judiciária e do TAMANHO DO ESTADO, POOOORRRA!

  63. BIOFEMINISTTTTA disse:

    Todos esses MERRRRRRRRRRRRRRDAS, CHEFES DE QUADRILHA PARTIDÁRIA e SUAS MÁFIAS PARTIDÁRIAS, ROUBARAM 3 TRILHÕES DO ERÁRIO em 10 anos. Cara, isso dá pra pagar um bocado de pensão se INVESTIDO EM NEGÓCIOS FEITOS PARA O BRASIL GANHAR. A única reforma que o brasil precisa é de POLÍTICOS. Tem que ampliar latifúndios em cemitérios. Reforma agrária.

  64. The Brain disse:

    É difícil acreditar num argumento quando o argumento contrário é muito mais forte. Em primeiro lugar, sem reforma não haverá piora imediata da economia. A melhora da economia é que não será tão pujante. Mas haverá, ainda assim, melhora. Ou seja, pro povão, dá na mesma. O povão é imediatista. Além disso, se a reforma for aprovada, as esquerdas farão um barulho dos diabos. E farão esse barulho em cima de um assunto sensível para o povão. Sairão da defensiva e passarão à ofensiva. Essa reforma atabalhoada é o presente eleitoral que a esquerda mais deseja. Merval está apenas tentando agradar seus patrões.

  65. BIOFEMINISTTTA disse:

    Mas, esses cretinos fazem do zé mané o que querem mesmo. Pois, eu afirmo que se essa deforma cretina passar Lula elege seu FANTOCHE com a promessa de desfazê-la.

  66. Caio disse:

    Brasileiros sempre dando apoio para petistas Escolha cambada: Vai uma trolha petista do jeito que tá, ou um pesseguinho capitalista novinho e reformado! Vamos parar de dar razão para o Olavo! Vamos parar de sentar.

    1. Esse Caio nem sabe que ele pensa. Mas diz que odeia militares, PM, em post do Bolsonaro se dedica a postar seu todo seu 'amor' e agora cita prof. Olavo. Peixe morre pela boca. Mortadela ou tucanóide, tudo socialista de pensamento e nem sabe o que diz, só ideal de mundo.

    2. Esse é o discurso da atual parte do governo anterior, mesma técnica, nós contra eles e agora, se for contra é a favor do PT, como se os dois não fossem a mesma coisa.

  67. BIOFEMINISTTTA disse:

    Sem falar que o Governo não PROVA O DÉFICIT, e MUITO MENOS A ORIGEM DELE. Síndico de Zona ruim do caramba esse Temer.

  68. Veja só disse:

    O PT odeia os Meios de Comunicação Social. # Os Bolsonaritas são semelhantes aos petistas # Os Bolsonaritas odeiam os Meios de Comunicação Social.

    1. Quem odeia a MÍDIA é o PT e a DIREITA-BURRA. º A Direita-Esclarecida, não.

    2. O imbecil nem sabe do que se trata MAvs. Utiliza gratuitamente a torno e direito. É um pós-moderno.

    3. O PT tal qual os Bolsonaros MORRE de medo da mídia! rsrsrs disse:

      Quem ODEIA o quê? O PT odeia os Meios de Comunicação Social. Os Bolsonaritas são semelhantes aos petistas. Os Bolsonaritas odeiam os Meios de Comunicação Social.

    4. Vejam só, são iguaizinhos os idiotas MAVS acima. Essa é certeza.

    5. Os petistas cagam, os bolsonaristas também os petistas mijam, os bolsonaristas também os petistas peidam, os bolsonaristas também Dãããã... São iguaizinhos!

  69. BIOFEMINISTTTTA disse:

    Merval, és tu quem vai trabalhar até morrer para sustentar esse país de ladrões, escroques, vagabundos, pilhadores, estelionatários da fé política? Não? Então cala a boca!

  70. BIOFEMINISTTTTA disse:

    Todos esses MERRRRRRRRRRRRRRDAS, CHEFES DE QUADRILHA PARTIDÁRIA e SUAS MÁFIAS PARTIDÁRIAS, ROUBARAM 3 TRILHÕES DO ERÁRIO em 10 anos. Cara, isso dá pra pagar um bocado de pensão se INVESTIDO EM NEGÓCIOS FEITOS PARA O BRASIL GANHAR. A única reforma que o brasil precisa é de POLÍTICOS. Tem que ampliar latifúndios em cemitérios. Reforma agrária.

  71. República dos F D Ps disse:

    O MINISTRO DA FAZENDA ENTENDE DE FRIBOI. O PRRSIDENTE ENTENDE DE ROUBALHEIRA. NINGUÉM SABE DAS CONTAS DA PREVIDÊNCIA